Conheça tudo sobre automação industrial através dos melhores artigos técnicos, apostilas e tutoriais online. Encontre vagas em automação industrial.

ISA Campinas promove curso de Projetos de Instrumentação em Outubro

A ISA Campinas proporciona um Curso de Projetos de Instrumentação com 40 horas de duração. As aulas acontecem de 27 a 31 de outubro e engenheiros, técnicos ou projetistas que necessitem atualizar e/ou desenvolver seus conhecimentos para elaboração de projetos de instrumentação e automação estão convidados a participarem.

Curso de Projetos de Instrumentação - ISA Campinas

O curso tem como objetivo principal fornecer uma visão abrangente sobre o assunto aos participantes, com a cobertura de temas amplos, como as premissas, o desenvolvimento e a cronologia para elaboração de um projeto de instrumentação, além da apresentação de demais critérios, normas, documentos, recomendações e cuidados a serem observados durante as várias etapas do seu desenvolvimento.

O único pré-requisito exigido pela ISA Campinas é que o participante já tenha feito algum curso na área de instrumentação previamente ou já trabalhe com projetos na área.

Ao final do curso, é esperado que o participante tenha desfrutado de um treinamento com conhecimento amplo, estruturado de forma a desenvolver e gerenciar a documentação referente a projetos nas áreas de instrumentação e automação.

Conteúdo Programático do Curso de Projetos de Instrumentação

No conteúdo programático do curso, a ISA Campinas ressalta: o projetista no mercado de trabalho; competências do projetista de instrumentação e automação; fases dos empreendimentos industriais, normas e simbologia ANSI/ISA 5.1, documentos de referência, documentos de apoio ao projeto, documentos de engenharia de instrumentação / automação, documentos de detalhamento de instrumentação / automação, e demais atividades relacionadas.

O conteúdo programático completo pode ser visto nesta página.

Professores do Curso de Projetos de Instrumentação

Quanto aos professores, o curso traz para ministrar as aulas Marcílio Antônio Viana Pongitori, que possui mestrado em engenharia mecânica pela Unicamp e é graduado em engenharia química pela Universidade Mackenzie. Além de ser técnico nuclear pelo IPEN 1976, ele já participou de vários cursos em Instrumentação e Sistemas de Automação. Atualmente, Pongitori é sócio da empresa Shevat Engenharia e Treinamento e diretor da Dynamis Automoção Ltda. Na área da educação, ele já atuou como professor de automação das Faculdades Integradas Einstein de Limeira (FIEL). Fora isso, ele já desenvolveu diversos projetos na área de automação, com industriais brasileiras e internacionais.

Para completar o corpo docente, o outro professor do curso é Alexandre Pasini Nemeth, graduado em engenharia química pela Faculdade São Bernardo e tecnólogo em processamento de dados pela Faculdade de Informática e Administração Paulista. Além disso, Nemeth possui o título de técnico químico pela Escola Técnica Oswaldo Cruz. Em sua carreira profissional, ele já atuou em cargos de engenheiro e supervisor de projetos de instrumentação e controle de processos para empresas projetistas.

Serviço

O Curso de Projetos de Instrumentação acontece na ISA Seção Campinas, localizada à Rua Barão de Paranapanema, 146 – Bloco C – Sala 51 – Bosque, em Campinas, interior de São Paulo. As aulas vão de segunda, 27 de outubro de 2014, à sexta-feira, 31 de outubro de 2014, das 8h30 às 17h30.

Os interessados em participar deverão fazer o download da ficha de inscrição através deste link, preenchê-la e enviá-la ao endereço de e-mail comercial@isacampinas.org.br, além de pagar uma taxa de R$ 1.700,00, divididos em duas parcelas iguais. Membros do ISA Campinas têm um desconto de 10 % em tal taxa, pagando, portanto, R$ 1.530,00.

Para maiores informações, entre em contato com a ISA Campinas através do telefone (19) 2519-0530.