Conheça tudo sobre automação industrial através dos melhores artigos técnicos, apostilas e tutoriais online. Encontre vagas em automação industrial.

Portal e-Unicamp traz conteúdo gratuito útil para comunidade de automação industrial

No último dia 29 de abril, a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) deu um passo importante na expansão de suas fronteiras virtuais e lançou duas plataformas de apoio a alunos e professores de todo o país. Gratuito, o Portal e-Unicamp traz vídeos, imagens, conteúdo multimídia e diversas ferramentas, úteis inclusive para a comunidade de automação industrial.

Conheça o portal e-Unicamp com vídeo-aulas gratuitas

A exemplo do que ocorre nos EUA, existe uma tendência mundial de possibilitar o acesso público aos conteúdos didáticos das disciplinas do ensino superior. O Massachusetts Institute of Techonology (MIT), através do programa MIT OpenCourseWare, é referência nessa relação entre a instituição e a comunidade, modelo agora também seguido pela Unicamp.

 

O que é o Portal e-Unicamp?

O Portal e-Unicamp reúne artigos, materiais e conteúdos criados pelos docentes da conceituada universidade com acesso livre a qualquer interessado. Até o momento da publicação deste artigo, mais de mil imagens, centenas de animações e vídeos podem ser encontrados na plataforma.

De acordo com Vera Solferini, membro do Grupo Gestor de Tecnologias Educacionais da Unicamp (GGTE), em entrevista concedida à revista INFO, “tudo é livre, sob licença Creative Commons”.

Não é necessária inscrição para ter acesso ao conteúdo do portal. Porém, também não há assistência por parte dos professores da instituição para eventuais dúvidas. Os termos de uso também esclarecem que as informações apresentadas não refletem necessariamente todo o conteúdo das disciplinas e que não haverá emissão de certificados ou diplomas para os usuários.

 

O Portal e-Unicamp e a Automação Industrial

Os conteúdos, separados atualmente em três editorias: e-imagens, e-animações e e-vídeos, receberão apostilas e PDFs em breve. Estão contempladas as áreas de exatas, tecnológicas, ciências da terra, biológicas, humanas, artes e saúde.

Para a comunidade de automação industrial, a promessa é de que alunos e profissionais de engenharia mecânica, engenharia elétrica, engenharia de controle e automação, além de técnicos em instrumentação encontrem no Portal e-Unicamp amplo conteúdo para aperfeiçoamento de suas carreiras.

De acordo com o menu disponível no portal, todas as vertentes dos cursos de engenharia, por exemplo, serão contempladas com material exclusivamente criado por professores das respectivas áreas.

Para acessar o portal, clique aqui.