fbpx
Automação Industrial
Conheça tudo sobre automação industrial através dos melhores artigos técnicos, apostilas e tutoriais online. Encontre vagas em automação industrial.

Academia TI Safe está com inscrições abertas para formação em Segurança Cibernética Industrial no Rio de Janeiro

Estão abertas as inscrições para a próxima turma presencial da Formação em Segurança de Automação Industrial, ministrada pela Academia TI Safe.

Este treinamento destina-se aos profissionais responsáveis por auditar, instalar e assegurar as empresas da infraestrutura crítica nacional, incluindo:

  • Geração, Transmissão e Distribuição de Energia
  • Estações de Tratamento de Água e Esgotos
  • Petróleo e Gás
  • Serviços de Telecomunicação
  • Transportes e Logística
  • Serviços Financeiros
  • Produção e distribuição de alimentos
  • Serviços de Segurança (Polícias e Forças Armadas)

As aulas serão ministradas de 6 a 8 de Março de 2018 na Academia TI Safe no Rio de Janeiro.

O aluno aprovado receberá certificado emitido pela Academia TI Safe.

Ficou interessado? Faça sua inscrição para a próxima turma da formação em segurança de automação industrial agora mesmo!

Aulas Práticas e Demonstrações Técnicas

Durante o treinamento serão realizadas aulas práticas e demonstrações técnicas de ataques e defesas contra redes de automação. Para a demonstração de ataques contra redes industriais contamos com simuladores de redes de automação de plantas industriais localizados no centro de pesquisa e desenvolvimento da TI Safe, no Rio de Janeiro.

Ambiente de treinamento da Academia TI Safe
Ambiente de treinamento da Academia TI Safe

Conteúdo Programático

Apresentações Iniciais

Apresentação dos objetivos do treinamento, as regras e objetivos do treinamento, instrutores e alunos.

Capítulo I – Introdução às redes industriais e SCADA

Visão geral de um sistema de controle e monitoramento, seus elementos, protocolos e arquitetura típica.

Capítulo II – Infraestruturas Críticas e Ciberterrorismo

Definição do que são infraestruturas críticas, sua importância e apresentação de casos de ciberterrorismo ocorridos recentemente.  Apresentação dos tipos de atacantes, o mercado que alimenta os ataques cibernéticos e os principais desafios para implementação de segurança em infraestruturas críticas.

Capítulo III – Análise de Riscos

Apresentação de técnicas para elaboração de análise de riscos em redes industriais de acordo com a metodologia ICS.SecurityFramework.

Capítulo IV – Governança para redes industriais

Apresentação das principais normas internacionais que balizam a implantação de políticas e procedimentos de segurança da informação em redes industriais. Apresentação de conceitos de governança em redes industriais e dos conceitos básicos para o desenvolvimento de um plano de continuidade de negócios (PCN).

Capítulo V – Segurança da borda de redes de automação

Apresentação de Firewalls e outras soluções para segurança da borda em redes de automação. Segurança de redes sem fio em ambientes industriais.

Capítulo VI – Proteção da rede industrial

Detalhamento da estratégia de defesa em profundidade preconizada pela norma ANSI/ISA-99 / ISA 62443 e apresentação do modelo de zonas e conduítes. Apresentação de soluções de segurança utilizadas para segurança da rede interna de redes de automação.

Capítulo VII – Controle de Malware

Apresentação das fraquezas de soluções tradicionalmente usadas para proteção em redes de automação. Requerimentos para controle de malware em redes industriais e apresentação de soluções modernas para segurança cibernética contra malware, ataques e erros humanos.

Capítulo VIII – Segurança de dados em redes industriais

Apresentação das ameaças ao acesso a redes de computadores e os pontos fracos do acesso remoto a redes industriais. Apresentação de fundamentos de criptografia e suas aplicações em segurança de redes industriais (VPNs).

Capítulo IX – Educação e Conscientização

Apresentação de conceitos e práticas para definir controles de acesso visando o estabelecimento da cultura de segurança cibernética em redes de automação.

Capítulo X – Planejamento e Monitoramento

Apresentação de métodos para a implementação de monitoramento contínuo em plantas de automação, incluindo tecnologias de SIEM e serviços gerenciados de segurança. Apresentação de novas tecnologias em fase de pesquisa para a segurança industrial.

Práticas em Laboratório

Fazer com o que o aluno tenha contato com as principais ferramentas de ataque utilizadas por hackers e também as principais contramedidas apresentadas durante o treinamento.

Livro texto: Segurança de Automação Industrial e SCADA

O Livro texto utilizado no treinamento é o “Segurança de Automação Industrial e SCADA”, de autoria da equipe da TI Safe e publicado pela editora Elsevier.

Livro: Segurança de Automação Industrial e SCADA
Livro: Segurança de Automação Industrial e SCADA – Compre aqui

Certificação CASE

A certificação CASE determina se um profissional possui o conhecimento adequado para assegurar corretamente uma rede industrial com sistemas SCADA.

Totalmente em português, a certificação oferece aos administradores de redes industriais e seus gestores uma medida objetiva de competência, bem como um padrão reconhecível de conhecimentos.

Ao realizar sua matrícula no treinamento presencial, matricule-se também na certificação CASE e destaque-se no mercado de trabalho.

Sobre a TI Safe Segurança da Informação

A TI Safe é uma empresa brasileira fornecedora de produtos e serviços de qualidade para segurança da informação. Presente em grandes cidades do país oferece soluções para empresas, indústrias e governo. Fundada em 2007, a empresa criou no ano de 2008 sua divisão para segurança SCADA e foi a primeira empresa brasileira a fornecer soluções específicas para a segurança de redes industriais baseadas nas normas ISA/IEC 62443 e NIST SP 800-82.

Deixe seu Comentário

Seu endereço de email não será publicado.