Conheça tudo sobre automação industrial através dos melhores artigos técnicos, apostilas e tutoriais online. Encontre vagas em automação industrial.

MBA em Automação Industrial da USP tem inscrições abertas até dia 26 de Junho

A Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP) abriu inscrições para o MBA em Automação Industrial. Como parte do Programa de Educação Continuada (PECE), cujo objetivo central é difundir o conhecimento da Poli junto ao setor produtivo, o curso de especialização tem como público alvo candidatos com curso superior completo ligado às áreas técnicas, científicas e administrativo-financeiras de Automação de Processos Industriais.

MBA em Automação Industrial

O MBA em Automação Industrial visa atender às expectativas da indústria moderna cujas necessidades estão na busca por maiores níveis de qualidade e flexibilidade, na diminuição dos custos de operação e perdas materiais, no melhor controle e qualidade das informações, além do melhor planejamento da produção desde o chão de fábrica aos níveis mais altos da corporação, como já mostramos através da pirâmide da automação industrial.

O corpo docente responsável pelo MBA é formado por doutores da própria USP e por profissionais renomados que atuam na comunidade de automação industrial.

Conteúdo Programático

O MBA em Automação Industrial está dividido em 12 módulos com 32 horas/aula em média. Segundo a USP, são duas as fases que compreendem o programa:

  • Básico: abrangendo os módulos I a VI, objetivando o conhecimento em tópicos específicos e necessários ao entendimento pleno da Automação em ambientes industriais.
  • Especializado: abrangendo os módulos VII a XII, que permite formar o profissional nas questões de análise de processos de controle e automação digitais, tecnologias de sistemas de manufatura, gestão administrativa e econômica para a implantação das plantas industriais.

Com duração total de 24 meses e carga horária total aproximada de 384 horas, o curso compreende a realização das disciplinas culminando com a elaboração da monografia.

O programa inclui ainda:

  • Módulo I – Sistemas de Automação e Processos de Controle
  • Módulo II – Instrumentação e Interpretação de Plantas e Diagramas de Processos Industriais
  • Módulo III – Controladores Programáveis
  • Módulo IV- Sistemas Supervisórios
  • Módulo V – Redes de Automação Industrial
  • Módulo VI – Modelagem de Sistemas Dinâmicos
  • Módulo VII – Entendendo e Ajustando Malhas de Controle
  • Módulo VIII – Sistemas de Controle Digital
  • Módulo IX – Tecnologias de Sistemas de Execução da Manufatura
  • Módulo X – Gestão de Projeto de Automação
  • Módulo XI – Administração de Marketing Industrial
  • Módulo XII – Gestão da Automação Industrial
  • Acompanhamento da Monografia

O conteúdo programático completo está disponível através da página do curso.

Inscrições

O processo seletivo para o MBA em Automação Industrial inclui o preenchimento da ficha de inscrição e pagamento da taxa correspondente no valor de R$ 150,00. Esta última será reembolsada na segunda parcela do curso.

A seleção será feita com base na análise do currículo do interessado. Formação acadêmica e experiência profissional são itens decisivos para a aprovação. Uma vez aprovado, o candidato receberá um contato telefônico ou e-mail com as instruções para a matrícula e os documentos necessários para efetivar sua matrícula.

A inscrição deve ser feita através da internet neste link.

Prazo para inscrição: 07/05 a 26/06/2013.
Matrículas: de 01/07 a 05/07/2013.
Início das Aulas: 02/08/2013.
Horário das aulas: sextas-feiras das 19h00 às 23h00 e aos sábados das 8h00 às 12h00.

A instituição não divulga na internet os valores de matrícula, de investimento total do curso, bem como do eventual parcelamento do mesmo. Essas informações estão disponíveis através do telefone: (11) 2998-0000, de segunda-feira à sexta-feira, das 9h00 às 21h.

Certificação

Para receber o Certificado de Conclusão no Curso de Automação Industrial – MBA-USP, o candidato deverá obter nota final igual ou superior a 7,0 em cada uma das disciplinas cursadas, frequência igual ou superior a 85% e nota final igual ou superior a 7,0 na Monografia.