Conheça tudo sobre automação industrial através dos melhores artigos técnicos, apostilas e tutoriais online. Encontre vagas em automação industrial.

Inscrições abertas para o Curso de Instrumentação Básica da ISA Campinas em Fevereiro

A ISA Campinas realiza, entre os dias 23 e 27 de fevereiro de 2015, o Curso de Instrumentação Básica, em Campinas, no interior paulista. O evento tem como objetivo preparar profissionais com formação técnica para atuar em projetos de instrumentação nos setores de instrumentação e automação industrial.

Inscrições abertas para o Curso de Instrumentação Básica da ISA Campinas em Fevereiro

O curso é destinado a profissionais, técnicos, tecnólogos e engenheiros que atuam na área de Instrumentação e Controle de Processos e que buscam uma maior formação no campo, para assim aprimorarem o desenvolvimento das atividades profissionais e da tomada de decisões sobre o assunto.

Conteúdo Programático

Com a realização do curso, a ISA Campinas pretende trazer ao participante conhecimentos nas seguintes áreas: técnicas de medição; conceitos básicos de instrumentação; tecnologias utilizadas em instrumentação e controle de processos; simbologia aplicada; normas utilizadas.

Para isso, o conteúdo programático inclui: Conceitos; Histórico; Variáveis Medidas: Temperatura e Calor, Pressão, Nível, Vazão, Analítica; Tipos de válvulas de controle; Válvulas de deslocamento linear da haste; Válvulas de deslocamento rotativo da haste; Internos das válvulas; Castelo; Gaxetas; Instrumentos complementares; Acessórios para instalação de instrumentos; Medição; Tipos de Malha; Ações de Controle; Malhas de controle; Simbologia; Folha de Dados; e uma avaliação de encerramento.

O conteúdo completo deste curso pode ser visto nesta página.

Além disso, o curso ainda apresentará alguns recursos adicionais, como: respostas dos questionários ao final de cada módulo; apresentação de filmes; entrega dos certificados e encerramento; apostila; catálogos de fornecedores e manuais técnicos.

Instrutor

O curso, que terá 40 horas de duração distribuídas em 5 dias, será ministrado por Marcílio Antônio Viana Pongitori, mestre em Engenharia Mecânica pela Unicamp, Engenheiro Químico pela Universidade Mackenzie e Técnico Nuclear pelo IPEN.

Pongitori tem experiência na área de Instrumentação e Sistemas de Automação. Ele também tem uma vasta participação no mercado de trabalho, pois atua como sócio da empresa Shevat Engenharia e Treinamento e Diretor da Dynamis Automação Ltda. Além disso, como docente, já trabalhou na cadeira de Automação das Faculdades Integradas Einstein de Limeira – Fiel.

Dentre seus trabalhos anteriores, destacam-se os cargos de engenheiro/gerente em projetos de automação de processos industriais nas empresas: EPC Automação, Total Engenharia, CTMain Engenheiros, Atan Accenture, Siemens, Chemtech, Honneywell, Foxboro Brasileira de Instrumentação (atual Invencys), Yokogawa e Promon Eletrônica.

Sobre a ISA Campinas

A ISA Campinas é uma organização sem fins lucrativos responsável por disseminar as novas tecnologias em automação para o interior paulista. A empresa é uma seção da ISA (International Society of Automation), certificadora na área de automação industrial que foi fundada em 1945 nos Estados Unidos e que, atualmente, possui seções espalhadas por todo o mundo.

Serviço

O Curso de Instrumentação Básica acontece de 23 a 27 de fevereiro de 2015, no Comercial Center Campinas, localizado à Rua Barão de Paranapanema, 146 – Bloco C – Sala 51. O curso terá 40 horas de duração, sendo distribuídas nos 5 dias das 8h às 17h30.

Para participar, basta baixar o formulário de inscrição e pagar a taxa de R$ 1.665,00 para associado da ISA Campinas ou de R$ 1.850,00 para não-associados.

O valor é dividido em duas vezes, sendo uma no momento da inscrição e o restante para 30 dias.

Para mais informações, entre em contato com a ISA Campinas através do telefone (19) 2519-0527 / (19) 2519-0530 ou pelo e-mail comercial@isacampinas.org.br.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

3 Comentários
  1. ziu pereira Diz

    antes porem, as minhas cordias saudacoes. para dizer, sou Africano, mais propriamente angolano. estou muito interesado em ter esta formacao ou seja em adquirir estes conhecimentos na area de instrumentacao. o que devo fazer para que eu tenha esta formacao que tanto procuro e desejo? por favor, deiam-me uma resposta sobre isto. por que ate estoumuito interesado….

  2. ziu pereira Diz

    por outra, agradeco a vossa maxima compreecao.

  3. Santos Paulo dos santos Diz

    Eu o meu sonho e fazer este curso mas vivo em angola Luanda eu queria saber quanto tempo deleva este curso