Conheça tudo sobre automação industrial através dos melhores artigos técnicos, apostilas e tutoriais online. Encontre vagas em automação industrial.

Inscrições abertas para o Curso de Instrumentação Básica da ISA Campinas em Fevereiro

A ISA Campinas realiza, entre os dias 23 e 27 de fevereiro de 2015, o Curso de Instrumentação Básica, em Campinas, no interior paulista. O evento tem como objetivo preparar profissionais com formação técnica para atuar em projetos de instrumentação nos setores de instrumentação e automação industrial.

Inscrições abertas para o Curso de Instrumentação Básica da ISA Campinas em Fevereiro

O curso é destinado a profissionais, técnicos, tecnólogos e engenheiros que atuam na área de Instrumentação e Controle de Processos e que buscam uma maior formação no campo, para assim aprimorarem o desenvolvimento das atividades profissionais e da tomada de decisões sobre o assunto.

Conteúdo Programático

Com a realização do curso, a ISA Campinas pretende trazer ao participante conhecimentos nas seguintes áreas: técnicas de medição; conceitos básicos de instrumentação; tecnologias utilizadas em instrumentação e controle de processos; simbologia aplicada; normas utilizadas.

Para isso, o conteúdo programático inclui: Conceitos; Histórico; Variáveis Medidas: Temperatura e Calor, Pressão, Nível, Vazão, Analítica; Tipos de válvulas de controle; Válvulas de deslocamento linear da haste; Válvulas de deslocamento rotativo da haste; Internos das válvulas; Castelo; Gaxetas; Instrumentos complementares; Acessórios para instalação de instrumentos; Medição; Tipos de Malha; Ações de Controle; Malhas de controle; Simbologia; Folha de Dados; e uma avaliação de encerramento.

O conteúdo completo deste curso pode ser visto nesta página.

Além disso, o curso ainda apresentará alguns recursos adicionais, como: respostas dos questionários ao final de cada módulo; apresentação de filmes; entrega dos certificados e encerramento; apostila; catálogos de fornecedores e manuais técnicos.

Instrutor

O curso, que terá 40 horas de duração distribuídas em 5 dias, será ministrado por Marcílio Antônio Viana Pongitori, mestre em Engenharia Mecânica pela Unicamp, Engenheiro Químico pela Universidade Mackenzie e Técnico Nuclear pelo IPEN.

Pongitori tem experiência na área de Instrumentação e Sistemas de Automação. Ele também tem uma vasta participação no mercado de trabalho, pois atua como sócio da empresa Shevat Engenharia e Treinamento e Diretor da Dynamis Automação Ltda. Além disso, como docente, já trabalhou na cadeira de Automação das Faculdades Integradas Einstein de Limeira – Fiel.

Dentre seus trabalhos anteriores, destacam-se os cargos de engenheiro/gerente em projetos de automação de processos industriais nas empresas: EPC Automação, Total Engenharia, CTMain Engenheiros, Atan Accenture, Siemens, Chemtech, Honneywell, Foxboro Brasileira de Instrumentação (atual Invencys), Yokogawa e Promon Eletrônica.

Sobre a ISA Campinas

A ISA Campinas é uma organização sem fins lucrativos responsável por disseminar as novas tecnologias em automação para o interior paulista. A empresa é uma seção da ISA (International Society of Automation), certificadora na área de automação industrial que foi fundada em 1945 nos Estados Unidos e que, atualmente, possui seções espalhadas por todo o mundo.

Serviço

O Curso de Instrumentação Básica acontece de 23 a 27 de fevereiro de 2015, no Comercial Center Campinas, localizado à Rua Barão de Paranapanema, 146 – Bloco C – Sala 51. O curso terá 40 horas de duração, sendo distribuídas nos 5 dias das 8h às 17h30.

Para participar, basta baixar o formulário de inscrição e pagar a taxa de R$ 1.665,00 para associado da ISA Campinas ou de R$ 1.850,00 para não-associados.

O valor é dividido em duas vezes, sendo uma no momento da inscrição e o restante para 30 dias.

Para mais informações, entre em contato com a ISA Campinas através do telefone (19) 2519-0527 / (19) 2519-0530 ou pelo e-mail comercial@isacampinas.org.br.