fbpx
Automação Industrial
O Automação Industrial é o maior site sobre automação industrial do Brasil. Aqui te entregamos o melhor conteúdo técnico e dicas sobre automação e instrumentação.

Gerenciamento de ativos com protocolos Profibus e Profinet

Gerenciar ativos é a técnica de analisar se o investimento que foi feito no equipamento ou sistema está atingindo o seu máximo desempenho ao longo de sua vida útil. O ativo, em nosso caso, nada mais é que todo o hardware e software instalado na planta, com o principal objetivo de proporcionar informações e controle operacional da produção.

Gerenciamento de ativos com protocolos Profibus e Profinet

Como estamos falando de automação industrial, focamos a apresentação no uso da Tecnologia do Protocolo Profibus e Profinet, mostrando a capacidade de informação que esta rede permite em um sistema de automação, com o principal objetivo de permitir tomada de decisões na manutenção dos equipamentos da produção.

Nossa apresentação tem o principal objetivo de mostrar como o conceito e uso da rede, permite benefícios para ganhos reais de produtividade, utilizando-se destas tecnologias.

Também pontuamos algumas dicas de aplicação e arranjo das redes, além de sugerirmos uma ideia de implantação de um sistema.

Disponibilizamos o vídeo que é uma palestra do tema, além de uma apresentação que se refere ao mesmo conteúdo:

3 Comentários
  1. José Maria Gomes Diz

    Márcio Venturelli, boa noite!

    Trabalho na área de instrumentação, automação e elétrica. Usina de Beneficiamento de Minério de Ferro.

    Usamos a rede Profibus – PA e DP – para a instrumentação analógica e Devicenet para proteção elétrica. Também usamos Controlnet e Ethernet.

    Estamos necessitando de um treinamento de manutenção destas redes. Mas terá de ser um treinamento customizado, conforme o nosso layout. Treinamento que abrange pelo menos estes tópicos: medições de performance de sinais, como inserir um nó nestas redes, como dimensionar as fontes de alimentação, terminações, aterramento, etc. …

    Sou da Área Técnica e qualquer contratação – serviço ou material – da empresa em que eu trabalho é feito através do Setor de Suprimento. Peço, se possível. manter contato sobre este assunto.

    Atenciosamente;
    José Maria Gomes

    1. Marcio Venturelli Diz

      Olá José Maria, vou encaminhar você para a http://www.profibus.org.br/

  2. Silvio F. Viana Diz

    Olá Marcio eu queria saber se voce já trabalhou no Senai de Rib. Preto, quando estudei lá Também tinha um Venturelli que foi meu professor no curso de CLP.

Deixe seu Comentário

Seu endereço de email não será publicado.