fbpx
PROFIBUS

Gerenciamento de ativos com protocolos Profibus e Profinet

Gerenciar ativos é a técnica de analisar se o investimento que foi feito no equipamento ou sistema está atingindo o seu máximo desempenho ao longo de sua vida útil. O ativo, em nosso caso, nada mais é que todo o hardware e software instalado na planta, com o principal objetivo de proporcionar informações e controle operacional da produção.

Gerenciamento de ativos com protocolos Profibus e Profinet

Como estamos falando de automação industrial, focamos a apresentação no uso da Tecnologia do Protocolo Profibus e Profinet, mostrando a capacidade de informação que esta rede permite em um sistema de automação, com o principal objetivo de permitir tomada de decisões na manutenção dos equipamentos da produção.

Nossa apresentação tem o principal objetivo de mostrar como o conceito e uso da rede, permite benefícios para ganhos reais de produtividade, utilizando-se destas tecnologias.

Também pontuamos algumas dicas de aplicação e arranjo das redes, além de sugerirmos uma ideia de implantação de um sistema.

Disponibilizamos o vídeo que é uma palestra do tema, além de uma apresentação que se refere ao mesmo conteúdo:

Etiquetas

Márcio Venturelli

Márcio Venturelli trabalha há 25 anos no mercado de Automação Industrial, desenvolveu sua carreira ao longo do tempo com foco em Inovação e Novas Tecnologias, especializou-se em Digitalização e Indústria 4.0, atualmente é Professor e Consultor de Automação Industrial, como foco em Transformação Digital. Trabalhou em diversos projetos e implantação de sistemas de controle e automação industrial, no Brasil e no exterior, além de ser professor de graduação e pós-graduação nas áreas de automação e gestão industrial e desenvolver pesquisa aplicada nas áreas da Indústria 4.0. Graduado em Ciência da Computação com especialização em Controle e Automação Industrial, possui pós-graduação em Gestão Industrial e Tecnologia do Petróleo e Gás e MBA em Estratégica de Negócios, é membro Sênior da ISA Sociedade Internacional de Automação.

Artigos relacionados

3 Comentários

  1. Márcio Venturelli, boa noite!

    Trabalho na área de instrumentação, automação e elétrica. Usina de Beneficiamento de Minério de Ferro.

    Usamos a rede Profibus – PA e DP – para a instrumentação analógica e Devicenet para proteção elétrica. Também usamos Controlnet e Ethernet.

    Estamos necessitando de um treinamento de manutenção destas redes. Mas terá de ser um treinamento customizado, conforme o nosso layout. Treinamento que abrange pelo menos estes tópicos: medições de performance de sinais, como inserir um nó nestas redes, como dimensionar as fontes de alimentação, terminações, aterramento, etc. …

    Sou da Área Técnica e qualquer contratação – serviço ou material – da empresa em que eu trabalho é feito através do Setor de Suprimento. Peço, se possível. manter contato sobre este assunto.

    Atenciosamente;
    José Maria Gomes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar