fbpx
Desenvolvimento Profissional

Como desenvolver suas habilidades profissionais através de cursos online

Quando falamos em mercado de trabalho, temos em mente um ponto importante e que já é discutido há muito tempo: a concorrência está aumentando a cada dia. E para a maioria dos setores, o diploma superior é requisito mínimo. Então, como podemos nos destacar no mercado de trabalho de modo a conseguir um bom emprego ou uma promoção? Especialize-se!

Como meu amigo Marcus Vínicius já comentou em seu artigo sobre técnicos de automação industrial, dedique um pouco do seu tempo para realizar cursos e aprender novas habilidades para o seu desenvolvimento profissional. Felizmente, hoje contamos com diversas opções para tal.

Entre elas, temos uma que está sendo cada vez mais utilizada  tanto por profissionais quanto por estudantes: Cursos Online.

Apesar de ter uma formação voltada para o segmento de Tecnologia da Informação, já realizei cursos presenciais e a distância e posso afirmar que o nível de conhecimento que absorvi é similar em ambas as modalidades.

Algumas das vantagens que posso citar para realizar um curso online são:

  • Baixo investimento: O valor investido em cursos online é extremamente inferior se comparado a um curso presencial, embora o conteúdo seja praticamente idêntico.
  • Flexibilidade: Você pode escolher os melhores dias e horários para os seus estudos, sem prejudicar seus compromissos diários.
  • Mobilidade: Com um notebook e acesso a internet, você pode estudar de qualquer lugar do mundo, sendo muito vantajoso, por exemplo, para profissionais que viajam constantemente.
Cursos online para profissionais de Automação Industrial

 

Agora que mostrei alguns pontos positivos para iniciar um curso online, posso recomendar uma empresa brasileira que últimamente vêm ganhando destaque no segmento de educação a distância. Trata-se da Cursos 24 Horas, que possui em seu acervo mais de 50 opções de treinamentos virtuais em diversas áreas.

Vou listar aqui alguns cursos que considero úteis tanto para estudantes quanto para profissionais da área de automação industrial:

  1. Curso de Recolocação Profissional – Indico especialmente para estudantes que estejam ingressando agora no mercado de trabalho. Neste curso, você aprenderá montar um currículo eficaz, se comportar em uma entrevista de emprego e também lidar com as dinâmicas de grupo.
  2. Curso de Administração do Tempo – Aprenda técnicas de organização, controle e definição de prioridades que lhe ajudarão a aumentar a produtividade, seja no trabalho, nos seus estudos ou em suas atividades pessoais.
  3. Curso de Chefia e Liderança – Você já reparou que a maioria das empresas desejam profissionais com espiríto de liderança e capacidade de trabalhar em grupo? Através deste curso você aprenderá como motivar e liderar uma equipe, criar empatia entre o grupo e transmitir uma imagem de respeito.
  4. Curso de Gestão da Qualidade – Todas as empresas procuram a excelência em seus produtos, processos e colaboradores. Ser um profissional com conhecimentos nos principios da qualidade, normas ISO 9000, ISO 10006, ISO 14000 e também em Housekeeping 6S, Kaizen, Kanban, Just in Time entre outros assuntos, sem dúvida é um enorme diferencial para um mercado que está cada vez mais aquecido no Brasil.
  5. Curso de Gestão de Projetos – Aprenda a planejar, acompanhar e executar projetos de forma eficiente. Também descubra como lidar com imprevistos que podem acontecer ao longo de um projeto, garantindo que os mesmos saiam conforme o esperado.
  6. Curso de Negociação – Negociar é uma arte. E como toda arte, ela pode ser treinada e aperfeiçoada. Quer aumentar sua capacidade de negociação em seu trabalho, com seus amigos ou até mesmo em casa? Deseja aumentar suas vendas, garantindo a satisfação e o retorno dos seus clientes? Então este curso é indicado para você.

Bem, estas são apenas algumas das opções de cursos online oferecidas para o seu desenvolvimento pessoal e profissional através da Cursos 24 Horas. Visitando o site deles, certamente você encontrará algum que seja útil para você e sua carreira.

Espero que o artigo de hoje tenha servido como incentivo na busca constante pelo seu aperfeiçoamento.

Até mais!

Etiquetas

Guilherme Santos

Graduado em Analise e Desenvolvimento de Sistemas e nascido em Sertãozinho, no interior paulista. Criei o site Automação Industrial em maio de 2012 para ajudar estudantes e profissionais do setor com conteúdo relevante e em português. Apaixonado por tecnologia, programação e um bom café.

28 Comentários

  1. ola.
    sou formado como tecnico e automação,,,mais esta dificil de trabalhar nesta area pois nao consigo colocação no mercado,,,,,gostaria de umas dicas por onde começar,tenho muita experiencia na area eletrica,e com maquinas injetoras
    obrigado e continua com esse seu blog esta otimo.

    1. Bom Dia Guilherme e Bom Dia André!

      Quero primeiro colocar a minha ótima satisfação com as matérias do blog que são de grande valor para nós da área de automação industrial! E este artigo sobre cursos on-line foi muito bom também!

      Como você André, eu também sou formado na área, mas ainda não atuo diretamente. Sou Técnico em Instrumentação Industrial formado no Senai aqui de Jacareí e possuo 5 anos de experiência na área eletro-eletrônica, agora atuo como eletricista de manutenção em uma industria na minha cidade.

      Gostaria de pedir ao Guilherme e aos usuários do blog que possam ajudar, que postem aqui dicas e meios de acelerar a nossa inserção no setor de automação que é tão concorrido e busca profissionais extremamente treinados!

      Obrigado!
      Aaron de Souza.

  2. Olá Guilherme,
    Parabéns pelo seu blog. Pela qualidade de seus artigos, percebe-se que você têm um alto nível intelectual e por isso está onde está. A Smar é uma grande empresa, a qual sou fã de carteirinha. Leio quase todos os artigos técnicos publicados pelos engenheiros da Smar e agora conheci seu blog e estou surpreso. Parabéns!

  3. Muito obrigado Guilherme pela dica. Por favor me avise também quando tiverem cursos na área técnica. Como instrumentação ,etc.

  4. É de grande valia as dicas, Eu que estou no mercado de trabalho a pouco tempo cerca de 4 anos, vejo no dia a dia, tais dicas.
    E abre o horizonte para o futuro.

  5. Eu sou técnica eletronica industrial, formada no senai Dourados, e atuo na area de vendas de automação. e o que posso dizer é o seguinte: o mundo é outro para quem sabe o que é I O

  6. Ola pessoal, sou encarregado de elétrica e automação em uma usina de açúcar e álcool,
    gostei do site, tem tudo a ver comigo, quero me disponibilizar para qualquer tipo de ajuda que
    precisem na área.

  7. Obrigado Guilherme pela dica. Entrei no site e já comecei um curso. Isso é muito bom para quem trabalha embarcado pois nos dá a condição de estudar mesmo estando em alto mar.

  8. Gostaria de saber qual a posição de vocês aqui no site quanto ao curso de Engenharia de Controle e Automação. Vale a pena fazer mesmo ou é preferível um técnico em Automação Industrial que levaria menos tempo, assim te inserindo no mercado de trabalho mais rapidamente e possibilitando maior experiência em menos tempo?

  9. Sou técnico em automação…mas preciso de dicas e calibração de transmissores com extrator de raiz quadrada (vazão)
    transmisssores de nível
    transmissores de temperatura

    vocês poderiam fazer um artigo de calibração,pois é vital pra automação

  10. Gilherme, parabéns pelas dicas, sou formado como TECNOLOGO em AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL aqui pelo IFMT, porém nestes últimos mese percebí que a profissão de TECNOLOGO aqui em MT ainda não está sendo muito receptiva. Gostaria de saber se as empresas ai em SP estão vendo com “bons olhos” e o que o CREA-SP coloca diante desta nova categoria? Mais uma vez, parabéns pelo post.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar