Conheça tudo sobre automação industrial através dos melhores artigos técnicos, apostilas e tutoriais online. Encontre vagas em automação industrial.

Senai Rio tem inscrições abertas para Cursos Técnicos Gratuitos

O Senai Rio está com inscrições abertas para o processo seletivo que visa preencher 2.840 vagas remanescentes em cursos técnicos nas diversas unidades da instituição no Estado do Rio de Janeiro através do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego, o Pronatec.

Senai Rio tem inscrições abertas para Cursos Técnicos Gratuitos

Criado pelo Governo Federal no ano de 2011, o Pronatec tem como objetivo oferecer cursos de educação profissional e tecnológica para ampliar o acesso ao mercado de trabalho em parceria com instituições públicas e privadas como no caso do Senai.

Inscrição e Prazos

O prazo para inscrição nos cursos gratuitos oferecidos pelo Senai Rio se encerra no próxima segunda-feira, dia 13 de outubro. Para se inscrever é necessário estar cursando o 2º ou 3º ano do ensino médio regular em escolas públicas estaduais. Também é permitida a inscrição de alunos da Modalidade Educação de Jovens e Adultos presencial (módulo III e IV no primeiro semestre de 2014) e do Programa Autonomia (módulo III no primeiro semestre de 2014).

A seleção dos candidatos é de responsabilidade da Secretaria Estadual de Educação que analisará o desempenho escolar de cada candidato. As vagas abertas são direcionadas para Cursos Técnicos e de Qualificação pelo Pronatec realizados juntamente com o Ensino Médio.

Não podem participar alunos das unidades prisionais, da modalidade Educação de Jovens e Adultos semipresencial, do Ensino Médio Integrado, do Curso de Formação de Professores, que tenham matrícula somente na educação profissional ou que já tenham matrícula confirmada em cursos oferecidos pelo Pronatec.

Divididas em 12 segmentos (Alimentos, Automação, Construção Civil, Eletrônica, Eletricidade, Gestão, Logística, Mecânica, Metalurgia, Petróleo, Segurança do Trabalho e Tecnologia da Informação), estão disponíveis oportunidades nos cursos de Técnico em Administração, Técnico em Alimentos, Técnico em Automação Industrial, Técnico em Edificações, Técnico em Eletrônica, Técnico em Eletrotécnica, Técnico em Informática, Técnico em Logística, Técnico em Mecânica, Técnico em Petróleo e Gás, Técnico em Segurança do Trabalho, Técnico em Metalurgia e Técnico em Rede de Computadores.

As unidades do Senai Rio com vagas disponíveis são: Barra Mansa, Campos, Cinelândia, CTS Alimentos e Bebidas (Vassouras), CTS Automação e Simulação (Benfica) , CTS Solda (Maracanã), Jacarepaguá, Macaé, Niterói, Nova Friburgo, Nova Iguaçu, Pádua, Petrópolis, Santa Cruz, São Gonçalo, Tijuca, Três Rios e Volta Redonda.

A unidade de Niterói, localizada na Rua Galvão, 72, é a que oferece maior número de vagas com um total de 560 distribuídas entre manhã, tarde e noite.

Curso Técnico em Automação Industrial

O curso Técnico em Automação Industrial, por exemplo, possibilita atuação em indústrias de processos ou em empresas de engenharia e montagem de equipamentos industriais. O curso do Senai Rio habilita ainda o profissional na instalação e manutenção de instrumentos de controle de processos de fabricação, traz conhecimentos e estudos sobre Informática, Matemática e Física aplicadas à Automação, Eletroeletrônica, Desenho Técnico, Mecânica e Metrologia, Pneumática e Hidráulica, Projetos de Sistemas Eletroeletrônicos e Mecânicos, Redes Industriais, Manutenção e Monitoramento de Processos Industriais, Instalação de Sistemas de Automação e Controle, Qualidade, Segurança e Meio Ambiente e suas aplicações na área de automação industrial.

Leia também: O que faz um técnico em automação e instrumentação industrial?

De acordo com a nota divulgada Senai Rio, a expectativa dos empresários locais é a de que o profissional formado pelo curso técnico tenha capacidade de cumprir as normas técnicas e a legislação em vigor, executar o trabalho com qualidade, otimizando recursos e de acordo com os requisitos de segurança e proteção ambiental, coordenar e supervisionar equipes de trabalho, interagir com clientes internos e externos, atuar com foco no cliente, orçar serviços e aplicar procedimentos operacionais e administrativos.

Qual profissão escolher?

Para aqueles que ainda têm dúvidas sobre qual profissão escolher, o Senai Rio oferece o programa “Terças Sem Dúvidas”, um seminário gratuito de orientação profissional. Quem desejar pode visitar as unidades da instituição pessoalmente para conhecer os métodos de ensino e o espaço utilizado para as aulas.

Maiores informações sobre o conteúdo programático dos cursos, bem como todo o processo de seleção, podem ser obtidas através desta página.