Conheça tudo sobre automação industrial através dos melhores artigos técnicos, apostilas e tutoriais online. Encontre vagas em automação industrial.

SENAI do Rio começa seleção para Cursos à Distância

Os interessados em cursos à distância oferecidos pelo SENAI Rio já podem se inscrever pelo site até o dia 5 de julho. Trata-se de uma nova categoria de aprendizado, pela qual os estudantes poderão ter acesso a aulas teóricas via internet (conteúdos em flipbook, disponibilizado em DVD), além da participação em aulas presenciais que ocorrerão nas oficinas e laboratórios de unidades do SENAI.

Cursos a distância - SENAI Rio

Há um limite de vagas, portanto, não deixe a inscrição para o último minuto. Basta ter completado 17 anos de idade e cursar (ou já ter finalizado) o 2º ano do Ensino Médio para ter direito a uma das 429 vagas grátis de turmas dos seguintes cursos:

1. Automação Industrial

Quem fizer o curso de automação industrial precisará completar 1.360 horas e terá que ir até o CTS Automação e Simulação (Benfica) para as aulas presenciais. Os técnicos aprenderão a manter e implementar equipamentos e dispositivos de automação e mecatrônica industrial. Além disso, os participantes saberão como desenvolver sistemas de controle e automação, seguindo os procedimentos e normas técnicas de qualidade, saúde e segurança do trabalho e preservação ambiental;

2. Redes de Computadores

Os técnicos em automação Industrial deverão cumprir 1.200 horas de estudos. Esse curso permitirá que os alunos aprendam a implementar e manter a infraestrutura, os equipamentos de acesso, os sistemas operacionais e os serviços de rede, por meio da aplicação de regras de segurança de rede e padrões técnicos, conforme as normas de qualidade, saúde e segurança do trabalho e preservação ambiental. As aulas presenciais acontecerão no SENAI Maracanã;

3. Petróleo e Gás

As aulas presenciais desse curso ocorrerão no CTS Automação e Simulação (Benfica). Os estudantes precisarão completar 1.200 horas de aulas, que contemplarão assuntos como o planejamento para operar e controlar processos na cadeia produtiva de petróleo e gás natural, de acordo com os padrões de qualidade, saúde e segurança do trabalho e preservação ambiental;

4. Manutenção e Suporte em Informática

O aprendizado de tal curso exigirá 1.200 horas e consistirá em ensinamentos relacionados à execução da montagem, da instalação, da configuração e da manutenção de computadores, bem como a instalação e a configuração de periféricos. Os técnicos da área serão capazes de realizar suporte técnico aos clientes através da aplicação de normas técnicas de qualidade, saúde e segurança do trabalho e preservação ambiental. Os encontros presenciais serão feitas no SENAI Maracanã.

O processo seletivo será formado por um teste avaliando raciocínio lógico e conhecimentos de língua portuguesa e matemática. Os candidatos poderão visualizar o resultado a partir do dia 10 de julho.

Se você for aprovado, terá que apresentar RG, CPF, certidão de nascimento ou casamento, comprovante de escolaridade, título de eleitor, atestado médico com grupo sanguíneo e fator RH, duas fotos 3×4, autodeclaração de baixa renda e comprovante de alistamento militar (caso você seja homem e tenha mais de 18 anos). Já quem ainda não for maior de idade precisará apresentar somente RG, CPF e um comprovante de residência. A previsão é de que os cursos comecem na primeira quinzena de agosto.

Para saber mais sobre o curso de automação industrial e outras informações ligadas à seleção, é só entrar em contato com o SENAI Rio.