fbpx
Automação Industrial
O Automação Industrial é o maior site sobre automação industrial do Brasil. Aqui te entregamos o melhor conteúdo técnico e dicas sobre automação e instrumentação.

Robô colaborativo da ABB e coreógrafo Fredrik Rydman realizam espetáculo de dança moderna em Estocolmo

Na noite da última sexta-feira, 7 de setembro, dois artistas subiram ao palco pela primeira vez no Kulturhuset Stadsteatern (Casa da Cultura e Teatro Municipal), de Estocolmo. Um deles foi Fredrik “Benke” Rydman, o renomado bailarino que coreografou um vencedor do Eurovision Song Contest e promoveu a dança moderna por meio de sua companhia Bounce Streetdance. O outro foi um robô industrial de dois metros de altura e 900 kg.

O dueto inovador de Benke, ao som de uma trilha sonora original, é um reflexo singular do papel em constante mudança dos robôs, da tecnologia de automação e da inteligência artificial na sociedade.

O robô IRB 6620 da ABB, com o qual ele contracenou, é normalmente encontrado em instalações industriais, como fábricas automotivas, onde realiza soldagem por pontos e tarefas de montagem complexas, em estreita colaboração com os operários.

Atualmente é um dos maiores robôs industriais da ABB.

“Juntos, nessa linda e poderosa apresentação, artistas e engenheiros demonstraram até onde a tecnologia chegou, nos dando uma pequena amostra das coisas interessantes que estão por vir. Com esse espetáculo, podemos visualizar um futuro de domínio simples e intuitivo das complexas e sensíveis interações entre humanos e robôs”, disse Sami Atiya, presidente global da divisão Robotics & Motion da ABB.

O novo trabalho de Benke fica em cartaz no Kulturhuset Stadsteatern, um dos maiores e mais proeminentes centros culturais do norte da Europa, em Estocolmo, até 30 de novembro de 2018.

A natureza em transformação dos robôs colaborativos

Em um passado recente, robôs como o IRB 6620 teriam sido isolados atrás de cercas de proteção, com zonas de separação e muros para impedir que as pessoas chegassem perto demais enquanto o robô realizava seu trabalho sozinho.

Graças a uma nova geração de tecnologias de automação e inteligência artificial, hoje, as pessoas e os robôs estão trabalhando com segurança, em estreita colaboração e proximidade.

O mais recente software da ABB, usado em fábricas ao redor do mundo, ajuda a tornar isso possível, permitindo que um robô colaborativo como o IRB 6620 esteja ciente do que está acontecendo à sua volta e ajuste seus movimentos com velocidade para manter as pessoas por perto em segurança.

Nesta apresentação, o software chamado ABB SafeMove2, sabe onde um dançarino está em todos os momentos.

Benke e uma pequena equipe de engenheiros da ABB trabalharam juntos para programar o IRB 6620 para o espetáculo por meio do sistema conhecido como “lead through programming”, no qual as pessoas guiam os robôs manualmente na amplitude de movimento necessária.

No passado, a programação desse tipo de atuação levaria meses para ser concluída e exigiria treinamento técnico especializado.

A programação usada neste caso é do mesmo tipo da que possibilitou, no ano passado, que outro robô da ABB, o colaborativo de braço duplo YuMi, aprendesse rapidamente os movimentos complexos e elaborados, necessários para conduzir uma orquestra sinfônica em uma apresentação ao vivo na Itália, com o famoso tenor Andrea Bocelli.

Além de conduzir uma orquestra, os robôs da companhia também colaboraram com Lady Gaga no Grammy Awards e e ajudaram um paciente com esclerose múltipla a jogar xadrez.

Deixe seu Comentário

Seu endereço de email não será publicado.