Conheça tudo sobre automação industrial através dos melhores artigos técnicos, apostilas e tutoriais online. Encontre vagas em automação industrial.

ISA Sertãozinho realiza treinamento de Controle Automático de Processos

A ISA Sertãozinho realiza, entre os dias 23 e 27 de fevereiro de 2015, um treinamento sobre Controle Automático de Processos, na cidade de Sertãozinho, interior de São Paulo. Profissionais das áreas de automação ou de instrumentação, assim como estudantes de automação, eletrônica, mecatrônica ou instrumentação estão convidados para participar.

ISA Sertãozinho realiza treinamento de Controle Automático de Processos

O objetivo é apresentar aos participantes de modo prático e objetivo, teoria abrangente em controle de processos, metodologia para sintonia de controladores PID e as estratégias mais comumente utilizadas para o controle regulatório de processos

Para participar, é necessário que o interessado possua conhecimentos básicos de informática e de automação industrial, pois a metodologia lida com o desenvolvimento prático em software de simulação de malhas de controle aberta e fechada, além de apresentações expositivas e aplicação de exercícios.

Os participantes também devem trazer um notebook com Windows XP ou superior, processador Intel Dual Core e, no mínimo, 1 GB de memória RAM.

Conteúdo Programático do Treinamento

Como conteúdo do curso, a ISA Sertãozinho abordará diversos temas da área de forma expositiva e prática. Dentre eles, destacam-se:

Introdução ao controle de processos; definições do controle automático de processos; auto regulação; dinâmica do processo no controle por realimentação; tipos de distúrbios de um processo; curvas de reação de um processo; controle manual em malha fechada; controle automático descontínuo; controle automático contínuo em malha aberta; controle proporcional em malha aberta controle proporcional + integral em malha aberta; controle proporcional + derivativo em malha aberta; controlador P; controle automático contínuo em malha fechada; critérios de qualidade de controle; métodos de sintonia de um controlador; estratégias de malhas de controle; aplicações práticas em sintonia de controladores PID; critérios para a escolha do tipo de controlador.

Instrutor

A pessoa responsável por ministrar o curso é Marco César Alves de Oliveira, engenheiro eletricista com pós-graduação em administração e formação em coaching. Oliveira atua há 25 anos nas áreas de engenharia de aplicações, projetos de automação industrial, vendas e desenvolvimento de pessoas.

Além disso, ele é gerente de Negócios da Smar e professor da disciplina de Redes Industriais do curso de Especialização em Instrumentação & Controle de Processos Industriais na UNAERP.  Marco César também atua como diretor da ALTECH Treinamentos.

Na ISA Sertãozinho, já exerceu o cargo de presidente da Seção Sertãozinho em 2013 e, atualmente, é diretor de treinamento para o biênio 2014/1015.

Serviço

O treinamento “Controle Automático de Processos” acontece de 23 a 27 de fevereiro, das 8h às 17h30, no Centro Empresarial Zanini, localizado à Av. Marginal João Olézio Marques, 3563 – 3º Andar – Sala 314, Sertãozinho, São Paulo.

A inscrição deve ser feita online através desta página.

O investimento do curso é de R$1.900,00 para não membros da ISA e de R$1.615,00 para membros. O pagamento deve ser feito 50% na inscrição e 50% faturado para 30 dias. Com tal valor, o participante tem direito, além de assistir ao curso, a obter todo o material didático, assim como coffee break durante todos os dias e um certificado de participação.

Para mais informações, entre em contato com a ISA Sertãozinho através do e-mail isasertaozinho@isasertaozinho.com.br ou por este link.