Conheça tudo sobre automação industrial através dos melhores artigos técnicos, apostilas e tutoriais online. Encontre vagas em automação industrial.

ISA Expo Campinas 2015 promove seminário sobre Cyber Security

As atualizações constantes de tecnologias integram cada vez mais os sistemas utilizados no nosso dia-a-dia. Por auxiliar tanto as nossas demandas diárias, as pessoas acabam defendendo e confiando dados e operações importantes em servidores conectados à internet. A vulnerabilidade da segurança digital, contudo, não é muito questionada e, em diversos casos, passa despercebida.

Seminário Cyber Security - ISA Expo Campinas 2015

Com o objetivo de apresentar as principais vulnerabilidades exploradas por hackers em redes de automação industrial, a ISA Campinas realiza, no próximo dia 15 de setembro, o seminário “Cyber Security”.

Segundo os organizadores, o seminário foi especificamente desenvolvido para profissionais responsáveis por auditar, instalar e assegurar a infraestrutura crítica nacional. Dessa forma, para aperfeiçoar o conhecimento sobre o tema, a ISA Campinas convida a se inscreverem todos os profissionais das seguintes áreas:

  • Geração, Transmissão e Distribuição de Energia;
  • Estações de Tratamento de Água e Esgotos;
  • Petróleo e Gás;
  • Serviços de Telecomunicação;
  • Transportes e Logística;
  • Serviços Financeiros;
  • Produção e distribuição de alimentos;
  • Serviços de Segurança, como policiais e forças armadas.

Além disso, tudo a ISA Campinas pretende proporcionar uma oportunidade aos convidados para debaterem sobre as seguintes temáticas: arquiteturas usadas em redes industriais; norma ANSI/ISA 99 e CSMS; implementação do CSMS na prática através da metodologia ICSSecurityFramework desenvolvida pela TI Safe e seus principais módulos de implementação para a proteção de redes industriais e sistemas SCADA.

Sobre o Professor

O curso terá duas horas de duração e será ministrado por Marcelo Branquinho. Ele é engenheiro eletricista, com especialização em sistemas de computação com MBA em gestão de negócios.

Além disso, Branquinho é fundador e CEO da TI Safe Segurança da Informação, onde também atua como chefe do departamento de segurança para sistemas de automação industrial.

Sobre o tema ministrado no minicurso, o especialista possui larga experiência adquirida ao longo de anos de atuação na área, os quais contam com a coordenação do desenvolvimento da Formação de Analistas de Segurança de Automação e também o desenvolvimento do livro “Segurança em Automação Industrial e SCADA”, lançado em 2014.  Atualmente, Branquinho é integrante do comitê internacional que mantém a norma ANSI/ISA-99.

Sobre a ISA Campinas

A International Society of Automation (ISA) é uma organização internacional, certificadora na área de automação industrial, fundada nos EUA em 1945. A instituição possui representação no mundo todo e vem cada vez mais se destacando no mercado mundial através de uma imagem sólida e consolidada.

Campinas e região conta com uma dessas seções, a ISA Campinas, que é responsável por disseminar as novas tecnologias em automação para o interior paulista. Dentre as atividades realizadas pela empresa estão seminários e cursos para profissionais da área de automação industriais.

Serviços

O seminário “Cyber Security” acontece na terça-feira, 15 de setembro de 2015, no Auditório 2 da ISA Expo Campinas 2015, paralelo ao evento, localizado à Rua Arthur Paioli, s/n (Portão 2), em Campinas, interior paulista.

O evento começa às 8h e tem previsão para finalizar às 10h. Para participar, basta preencher o formulário e enviá-lo preenchido e assinado para o e-mail administracao@isacampinas.org.br.

O seminário é gratuito para membros da ISA Campinas e cobra uma taxa de R$200,00 para aqueles que ainda não se associaram. Para se tornar sócio e conferir todas as vantagens em ser membro da ISA, acesse a página oficial.

O evento é realizado pela ISA Campinas, com o apoio da TI Safe – Segurança da Informação. Para mais informações, entre em contato com os organizadores pelo e-mail comercial@isacampinas.org.br ou pelo telefone (19) 2519-0529.