fbpx
Automação Industrial
O Automação Industrial é o maior site sobre automação industrial do Brasil. Aqui te entregamos o melhor conteúdo técnico e dicas sobre automação e instrumentação.

Ingersoll Rand abre as portas das fábricas no Brasil para receber estudantes no Manufacturing Day

A Ingersoll Rand abriu as portas de suas fábricas no Brasil para visitação de estudantes e escolas aproveitando o Manufacturing Day, comemorado em 05 de outubro.

Como parte das ações, a planta fabril de Araucária (PR) e o escritório comercial em Barueri (SP) receberam alunos dos cursos do SENAI de Osasco para apresentar o trabalho desenvolvido em cada área e, assim, aproximar os estudantes da operação de uma multinacional americana com manufatura no Brasil.

Durante o encontro os alunos puderam ver o conhecimento teórico aplicado na prática e a dinâmica em uma empresa de grande porte, além de conversarem com profissionais de diversas áreas operacionais e tirarem dúvidas sobre carreira e mercado de trabalho.

Patrícia Correa, Gerente de Desenvolvimento da Rede de Concessionários da Thermo King e embaixadora do Women´s Employment Networking, programa de empoderamento, liderança e também de diversidade e inclusão da empresa na América Latina, explica que foi uma oportunidade muito positiva para que os participantes pudessem conhecer os programas de desenvolvimento profissional interno.

“Hoje, muitos estudantes deixam o ensino médio ou a faculdade despreparados para o sucesso profissional em áreas de STEM, como manufatura avançada e robótica”, conta Patrícia.

Para Juliano Gonçalves, o professor e orientador de Prática Profissional da Escola SENAI de Osasco, esse contato com uma empresa no início do curso abre uma nova expectativa para os alunos.

“É extremamente interessante uma empresa abrir as portas, mostrar o seu processo e dar uma aula sobre exatamente o que os alunos poderão ver na vida profissional deles, além de valorizar aquilo que eles estão aprendendo. Isso é fantástico”, disse.

A indústria passa por uma grave escassez de trabalhadores qualificados. Segundo estudos na próxima década os fabricantes enfrentarão uma escassez de mão de obra sem precedentes – a indústria precisará de mais 2 milhões de trabalhadores qualificados do que poderá encontrar no mercado.

“Eu aprendi bastante com essa visita e tirei muitas dúvidas que eu tinha. Também acho muito importante uma empresa que tem a iniciativa de investir em mulheres, porque nós sabemos dos desafios que enfrentamos no dia a dia”, diz a aluna Jenifer Tavanito.

Os alunos participaram de um tour por todas as linhas de produção da planta fabril e também pelos escritórios comerciais e corporativos da Ingersoll Rand.

Professores e Alunos do SENAI Osasco visitam Ingeroll Rand
Professores e Alunos do SENAI Osasco visitam Ingeroll Rand

Como uma forma de ampliar a ação e aproximar o local de trabalho do cotidiano das famílias, a Ingersoll Rand recebeu, em seu sua unidade de Barueri, no dia 6 de outubro, os filhos, pais e cônjuges dos colaboradores.

Para Mauro Borba, colaborador de reparo e manutenção de compressores da Ingersoll Rand, a ação abre as portas para o conhecimento.

“É muito gratificante poder passar para os filhos o nosso dia a dia e quem sabe até dar um norte sobre diferentes profissões no futuro. Além disso, eles puderam conhecer uma empresa multinacional, que tem um ambiente gostoso e que respeita muito a segurança”, enfatizou.

Mauro trouxe a esposa Elisangela e os filhos Augusto e Arthur para conhecer a empresa.

Mauro Borba e sua família na Ingersoll Rand
Mauro Borba e sua família na Ingersoll Rand

Sobre o Manufacturing Day

Comemorado desde 2012, o Manufacturing Day (Dia da Manufatura) é apoiado por um grupo de patrocinadores e coprodutores da indústria, entre eles a Associação Nacional dos Fabricantes (NAM – The National Association of Manufacturers). Fundada na cidade de Cincinnati, em Ohio, em 1895, a Associação (NAM) reforça a importância do papel que a indústria de manufatura desempenha na economia dos EUA há quase 120 anos.

Deixe seu Comentário

Seu endereço de email não será publicado.