fbpx
Notícias

EXPOMAFE 2019 promove exposição com réplicas dos aviões 14-Bis e Demoiselle

O objetivo é demonstrar a aplicação das máquinas-ferramenta na fabricação dos motores desde o primeiro avião registrado pela história.

A exposição de réplicas em tamanho real do 14-bis e Demoiselle, uma das atrações do Espaço Tecnologia em Evolução da EXPOMAFE 2019 – Feira Internacional de Máquinas-Ferramenta e Automação Industrial (que acontece até o dia 11 no São Paulo Expo), tem atraído olhares curiosos e admirados.

“Antes de falar sobre o processo industrial em si, os visitantes expressam sua admiração pelas réplicas e pelo próprio Santos Dumont”, conta Alan Calassa, aviador e presidente do Instituto de Desenvolvimento Aeronáutico de Caldas Novas/GO, e responsável pela construção das réplicas dos aviões.

Calassa já produziu três exemplares do 14-bis. A primeira réplica foi doada para o Museu do Ar em Paris; a segunda, para o Museu de Sintra em Portugal, e a terceira é justamente a que está em exposição na EXPOMAFE 2019.

Para desenvolver o trabalho, ele utilizou sua própria oficina em Caldas Novas (GO), onde foram usinadas as peças. De acordo com Calassa, para a construção das réplicas foi necessária a aplicação da engenharia reversa, já que não há registros do projeto original contendo medidas e parâmetros. Sendo assim, ele se baseou na altura de Santos Dumont, no tamanho das rodas do aeroplano e em fotos da época.

Gargalos a parte, o trabalho valeu a pena quando foi possível comparar o cesto original do 14-bis encontrado por historiadores com o do seu projeto, confirmando a aproximação da réplica com o original, fato foi comprovado por diferentes especialistas.

Promovido pela ABIMAQ – Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos, a finalidade da exposição é demonstrar a importância da máquina-ferramenta para a fabricação dos motores, incluindo as primeiras peças usadas nos aeroplanos do “Pai da Aviação”: Antoniette V8 do 14-bis e Darracq 1908 de 35 cv do Demoiselle.

Tecnologia em Evolução

O Estande Temático com a exposição do 14-bis e do Demoiselle integra o Espaço Tecnologia em Evolução, criado para ilustrar a evolução da tecnologia industrial. Junto à exposição, estão presentes a quarta edição do Demonstrador de Tecnologias da Indústria 4.0 e o RoboCoaster da empresa expositora KUKA, primeiro robô industrial licenciado para carregar pessoas, exposto de maneira inédita na América Latina em uma feira industrial.

Etiquetas

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar