fbpx
Notícias

KUKA Roboter traz para a Expomafe 2019 o RoboCoaster e realidade virtual

Além das aplicações para uso industrial, a empresa permitirá a interação humano-robô em dois equipamentos distintos

A KUKA Roboter do Brasil, subsidiária da empresa de origem alemã de fabricação de robôs industriais, participará da Expomafe 2019, e apresenta novidades que vão permitir mais facilidade na interação entre homem e robô.

A principal atração está por conta do RoboCoaster, um robô de entretenimento da KUKA, muito utilizado em parques de diversão e eventos. Ele fará parte do espaço Tecnologia em Evolução, uma linha do tempo montada pela organização da feira e será o último elemento a ser apresentado como a máxima evolução nos dias atuais.

“O RoboCoaster segue normas de segurança rígidas e específicas justamente por carregar pessoas com tecnologia em tecnologia desenvolvida pela KUKA na Alemanha há mais de 16 anos. Nos EUA há mais de 100 unidades em operação, sendo que dez estão na Disney”, conta o presidente da KUKA Roboter do Brasil, Edouard Mekhalian.

RoboCoaster, apresentado pela KUKA Roboter durante a Expomafe 2019
RoboCoaster, exibido pela KUKA Roboter durante a Expomafe 2019

Outra atração na Expomafe 2019 será a interação do público com robôs KUKA por meio de realidade virtual. Com o uso de óculos 3D, os visitantes poderão ver o catálogo da empresa e visualizar, de forma real, algumas aplicações.

“Teremos um espaço no qual as pessoas poderão se sentar, colocar os óculos e, além de ver o que oferecemos, poderão saber como alguns robôs são aplicados”, revela o gerente de vendas da KUKA Roboter do Brasil, Marcelo Nascimento.

Outra atração da KUKA na feira é a aplicação de “bin picking”, uma das tecnologias mais modernas em sistemas de visão artificial, com uma câmera 3D interfaceada a um robô, que permite a identificação e pega de peças aleatoriamente dispostas, sem nenhuma indexação, ou seja, em posições desconhecidas.

Câmera 3D acoplada ao robô de bin picking da KUKA Roboter
Câmera 3D acoplada ao robô de bin picking da KUKA Roboter

“É como se fosse os olhos do robô, pois mesmo que as peças estejam espalhadas aleatoriamente em uma caixa ou container, a câmera verifica profundidade, sobreposição de imagens e localiza o objeto naquele instante”, explica Edouard.

Além disso, a multinacional vai expor dois modelos do LBR iiwa, robô sensível e colaborativo, que estarão em duas extremidades do estande.

LBR iiwa, robô sensível e colaborativo da KUKA Roboter
LBR iiwa, robô sensível e colaborativo da KUKA Roboter

“De um lado, o público poderá ter acesso direto ao equipamento para perceber o nível de sensibilidade e o trabalho que pode ser executado em várias operações, interagindo com um técnico da KUKA. E do outro lado, uma aplicação vai mostrar sua flexibilidade, os acessos a diferentes e peculiares situações, já que por ser um robô de sete eixos, consegue se dobrar ao meio e fazer a pega em lugares de difícil acesso”, comenta Marcelo.

Em um estande de 170 m², A KUKA também apresentará uma aplicação de segurança na qual um robô convencional fará um processo de carga e descarga em um torno da ROMI. Esta estará com a parte frontal da célula aberta e com monitoramento de segurança via scanner de área, responsável por duas zonas seguras (amarela e vermelha), que fará o robô reduzir a velocidade e até parar e com cortinas de luz como proteção adicional de segurança para o operador.

A KUKA Roboter do Brasil estará no estande 176 A e o RoboCoaster estará no estande 372 I durante a Expomafe 2019, que acontecerá entre os dias 7 e 11 de maio, no São Paulo Expo.

Etiquetas

Guilherme Santos

Graduado em Analise e Desenvolvimento de Sistemas e nascido em Sertãozinho, no interior paulista. Criei o site Automação Industrial em maio de 2012 para ajudar estudantes e profissionais do setor com conteúdo relevante e em português. Apaixonado por tecnologia, programação e um bom café.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar