• Notícias
  • Redes Industriais
  • Controle de Processos
  • Indústria 4.0
  • Instrumentação
Facebook Twitter Instagram
  • Cursos Online
  • Vagas de Emprego
  • Estágios
  • Anuncie
  • Contato
Facebook Twitter Instagram YouTube LinkedIn RSS
Automação IndustrialAutomação Industrial
  • Notícias
  • Redes Industriais
  • Controle de Processos
  • Indústria 4.0
  • Instrumentação
Subscribe
Automação IndustrialAutomação Industrial
Início»Notícias»Conheça o DPharp: a solução da Yokogawa para medição de nível via Digital Remote Sensor
Notícias

Conheça o DPharp: a solução da Yokogawa para medição de nível via Digital Remote Sensor

Equipe de RedaçãoPor Equipe de Redação22/06/2021Atualizado:22/06/20211 comentário4 Minutos de Leitura
Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Reddit Telegram Email
Conheça o DPharp: a solução da Yokogawa para medição de nível via Digital Remote Sensor
Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email

A medição de nível é uma das variáveis de processos mais importantes a serem medidas dentro de uma planta ou processo produtivo. Essa variável, que é a medida em altura em um tanque ou reservatório, de produtos líquidos ou sólidos que, quando controlados de maneira criteriosa e planejada reduz custos de operação, aumenta a produtividade da planta além de contribuir com a qualidade do produto final e na segurança da planta e consequentemente, da produção.

Níveis muito altos podem resultar em um trasbordamento de tanque, levando a perda de produto, colocando em risco a vida dos operadores ou até mesmo causando prejuízos ambientais. Já níveis muito baixos, podem queimar uma bomba ou comprometer uma mistura causando problemas na qualidade do produto final.

Existem várias tecnologias diferentes existentes para monitoração de nível, mas a mais conhecida e empregada é a medição por pressão diferencial.

A solução de medição de nível da Yokogawa possui tecnologia diferenciada comprovada em campo por operadores e instrumentistas, facilitando a vida desses profissionais e melhorando a manutenção da planta além de dispor de vários protocolos de comunicação, sejam eles analógicos, digitais, com ou sem fio garantindo sempre a aplicabilidade dos equipamentos.

Combinando o principio de medição por pressão diferencial juntamente com os sensores silício ressonante da Yokogawa, os transmissores removem as preocupações com medição imprecisa e errônea. Os transmissores de pressão DP harp da Yokogawa possuem um alto padrão de desempenho, segurança e robustez considerando alta precisão na medição, longa estabilidade, segurança nível SIL 2 standard, multi sensoriamento, todas as possíveis falhas conhecidas e tempo de resposta baixo.

Em medições onde os tanques são de grandes dimensões, fluidos de leitura altamente corrosivos ou abrasivos, condições de processo adversas como temperaturas de processo extremamente alta ou baixa e/ou ainda possuem conexão ao processo diferente das padronizadas dos transmissores de pressão é normal a utilização de selos diafragmas para fazer a medição.

O uso de transmissores de pressão com selos diafragmas podem sofrer impacto na precisão devido a variação da temperatura ambiente, especialmente nas aplicações com selos remotos com capilar. A medida em que a temperatura ambiente varia, a densidade do fluido de enchimento presente nos capilares altera de forma proporcional.

Essa alteração na densidade causa o deslocamento do zero do instrumento, gerando uma medição imprecisa do nível do tanque, e esse efeito piora à medida em que o comprimento do capilar aumenta.

Para evitar esse tipo de erro causado pela temperatura ambiente, a Yokogawa desenvolveu o sistema de medição DRS ( Digital Remote Sensor ) que consiste em dois transmissores de pressão, um mestre e um escravo, que fazem a medição da pressão no fundo ( tomada de alta pressão ) e no topo do tanque ( tomada de baixa pressão ) comunicando entre si por um cabo digital extinguindo o erro causado pelo efeito da temperatura ambiente nos capilares.

O escravo faz a leitura da pressão na parte superior do tanque e envia a informação até o mestre, que é responsável por processar as duas medições, calcular o valor do nível e enviar essas informações ao controlador.

Além de sua principal característica, o DRS possui disponibilidade de diversas conexões ao processo (rosca, flange ou conexão higiênica), tipos de materiais de partes molhadas (aço inox 316L, Hastelloy, Tântalo, etc.), extensão de cabo digital entre mestre e escravo (15, 30 ou 45m), tempo de resposta de até 250 ms, facilidade de instalação e manutenção e possibilidade de caracterização de curva de medição de acordo com o tanque através do DTM do próprio instrumento.

Sistema de medição DRS é ideal para aplicações como medição de nível em evaporadores, torres de resfriamento ou outras aplicações que demandem capilares muito extensos.

Publieditorial Yokogawa
Compartilhe Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
Equipe de Redação
  • Site

Posts Relacionados

Notícias

Inscrições abertas para a edição 2023 do MBA em Automação Industrial da Escola Politécnica da USP

03/02/2023
Notícias

ABB inaugura megafábrica de robótica na China

19/12/2022
Notícias

KUKA expande a família de robôs KR SCARA

16/12/2022
1 Comentário

1 comentário

  1. Salvio Ribeiro no 02/06/2022 08:43

    Bom dia
    Preciso de orçamento para;
    Transmissor de nivel com tri clamp Ø 2″ OD em inox-304. (02peças)
    Transmissor de temperatura luva NPT 1/2″ em inox-304 (01-peça)

    Grato

    Responder

Deixe Uma Resposta Cancelar Resposta

Ouça nosso Podcast
Últimas Notícias

Inscrições abertas para a edição 2023 do MBA em Automação Industrial da Escola Politécnica da USP

03/02/2023

ABB inaugura megafábrica de robótica na China

19/12/2022

KUKA expande a família de robôs KR SCARA

16/12/2022
Automação Industrial
Facebook Twitter Instagram YouTube LinkedIn
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Contato
© 2023 Automação Industrial. Desenvolvido por Unity4.

Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc 'cancelar'.