O mercado de trabalho para quem optou pela carreira em automação industrial é amplo e promissor. Seja cursando graduação ou ensino técnico, a preocupação de muitos tem sido como encontrar um estágio venha a transformar teoria em prática e, de quebra, gere reais possibilidades de crescimento profissional.
Veja nossas dicas de como encontrar oportunidades de estágio técnico em automação industrial e saiba escolher as melhores opções.
Como anda o mercado para a automação industrial?
Talvez o caminho pareça longo para quem ainda está iniciando carreira em automação industrial, mas o setor está em franca expansão e a tendência é que continue gerando muitos desafios e oportunidades.
O mercado é amplo, principalmente quando se percebe a necessidade das empresas de automatizar processos, reduzir custos, melhorar a qualidade dos produtos e serviços, além de rever suas tecnologias para não perder espaço para a concorrência.
A indústria metalúrgica está em primeiro lugar na busca por profissionais de automação, seguida pelos fabricantes de maquinas, equipamentos, veículos e dos setores químico, petroquímico, farmacêutico, agrícola e alimentício.
Mas nem só de chão de fabrica vive um técnico em automação industrial. As oportunidades também se estendem a quem pretende encarar o setor de TI, planejando, instalando e supervisionando softwares de automação nos computadores das grandes empresas.
Aqui entram, também, as oportunidades para automação comercial e mecatrônica.
Onde estão as oportunidades no Brasil?
Quanto à sazonalidade, o Sudeste ainda ocupa o primeiro lugar na quantidade de ofertas de trabalho no mercado de automação industrial, isto devido ao número de grandes empresas que se instalam na região, principalmente por questões de logística.
Indústrias farmacêutica, química, eletrônica e metalúrgica lideram o amplo mercado do Sudeste.
Nos estados do Sul, as oportunidades giram em torno dos grandes parques industriais, com empresas do ramo alimentício, químico e agropecuário, em sua maioria.
Norte e Nordeste acenam com oportunidades crescentes em usinas, refinarias e estaleiros para o setor de automação industrial.
Como encontrar um estágio técnico em automação industrial?
Tudo o que um formando deseja é encontrar uma oportunidade de enfrentar os desafios da profissão na pratica. Afinal, nada substitui a experiência que só se conquista no dia a dia de trabalho.
Considerando o mercado aquecido da automação industrial, há quem consiga um estágio mesmo antes de terminar o curso técnico ou a graduação.
E não é de espantar que as escolas e faculdades do ramo estejam estrategicamente localizadas nas regiões de maior busca por profissionais do setor, o que faz com que as empresas busquem estagiários no próprio cadastro de alunos destas instituições.
Há vagas de trainee em empresas de grande porte que podem alavancar seu currículo. Vale ficar atento e acompanhar sites e redes sociais daquelas organizações do seu interesse para não perder as inscrições para os processos seletivos.
Pequenas empresas, grandes oportunidades…
Se nenhuma das opções anteriores for o seu caso, a saída é começar a trabalhar em empresas de pequeno porte. O diferencial deste tipo de estágio é que uma empresa pequena, por incrível que pareça, permite que se adquira amplos conhecimentos de mercado.
Isto acontece porque o número reduzido de profissionais faz com que as atividades se realizem com maior envolvimento de todos e menor ‘engessamento’ de equipes.
Nas empresas pequenas, o estagiário em automação industrial normalmente adquire conhecimento amplo e um alto grau de experiência em vários processos, o que futuramente se transforma no seu diferencial durante novos processos seletivos.
Geralmente as pequenas empresas são as que mais geram oportunidades e as que vão buscar estagiários dentro das escolas técnicas para formar suas equipes.
Dicas para encontrar estágio técnico
Independente da quantidade de ofertas de estágio na região onde o futuro técnico ou tecnólogo se encontra, existem algumas dicas que ajudam a encontrar as melhores oportunidades:
Quando procurar um estágio técnico?
Quem está cursando graduação deve começar a procura por estágio somente nos dois últimos anos da faculdade. Se o curso for técnico, é melhor buscar oportunidades nos dois últimos períodos.
Sites como o CIEE e o Nube são uma boa opção para procurar estágios.
Escolhendo a empresa: Quando souber de um processo seletivo para estágio, tente conhecer um pouco mais sobre a empresa. Vale buscar informações no site e descobrir se os requisitos da vaga se encaixam no seu perfil. E mais: analise se a oportunidade está de acordo com o curso e com suas expectativas profissionais.
Aqui podemos citar Nestlé, Guarani, Grupo Energisa, 3M, Bunge, Raízen e Braskem como exemplos de empresas que oferecem programas de estágio.
Oportunidades de estágio em automação industrial na internet
Na era da informação, uma boa saída é buscar vagas nos sites especializados. Há aqueles que cobram mensalidade, mas também muitos outros que divulgam oportunidades gratuitamente, todos os dias.
Hoje, existem diversas opções:
Assinar o feed destes sites ajuda a manter as noticias de vagas de estágio em dia.
Ter uma boa rede de contatos também é fundamental. Manter um perfil atualizado no Linkedin, participar de fóruns do setor e fazer comentários confiáveis e relevantes, que ajudem a outros usuários, também costuma gerar boas oportunidades, ainda que a médio ou longo prazo.
Nunca deixe de se atualizar
Se, por algum motivo, o estágio técnico demorar a aparecer, não desanime. Continue mantendo contatos, fazendo cursos online, lendo artigos do setor e participando o mais ativamente possível dos assuntos que se relacionam com o seu ramo. Assim, quando uma nova oportunidade surgir, você estará pronto para participar do processo seletivo.
27 Comentários
Muito obrigado caro colega Guilherme, estou no final do 2 semestre de automação industrial, partindo para os 2 últimos, gostei de suas dicas, levarei teu conhecimento para tentar a sorte, muito abrigado!
Oi Igor, tudo bem? Fico feliz pelo comentário e espero que este artigo lhe seja útil… 🙂
Abraço.
Boa tarde Guilherme! Se possível deixa seu contato nesse número, por favor! 11 991469999. Quero muito tirar umas duvidas sobre o assunto. Grato.
Oi Igor, grato pela orientação, farei buscas com estes parâmetros de acompanhamento com o intuito de ter maior acesso às vagas.
Obrigado pelas dicas!
VAGA PARA CONTRATAÇÃO IMEDIATA DE TÉCNICO EM AUTOMAÇÃO
Local: Belo Horizonte-MG (região do Barreiro)
O profissional deve ter experiência com:
-Programação de CLP´s das marcas GE / SIEMENS / ROCKWELL;
-Desenvolvimento de sistemas supervisórios (IFIX);
-Conhecimentos em redes DeviceNet e Fibra ótica.
É necessário ter disponibilidade para viagens.
CONTRATAÇÃO IMEDIATA
Interessados favor enviar currículo para marcus.vinicius@trifilar.com.br
Obrigado.
boa noite Marcus !
estou cursando o técnico em automação industrial , na Una , em Belo Horizonte !
tenho interesse , mas como disse eu estou cursando o técnico ..
Terminei o curso Técnico em 2011 pelo IFBA fiz o estágio e depois me distanciei da área, qual a sua sugestão para reingresso na área de automação? O que preciso estudar ou me certificar para ficar um profissional apto para o mercado?
Boa tarde, queria saber o que eu devo fazer para mim conseguir um estágio . Eu já terminei o meu técnico em Automação industrial . na instituição Centro tecnologia Senai Evaldo lodi.
Eu terminei recentemente. Agora eu estou na procura de um estágio nessa área de automação industrial.quem poder me informar isso
Primeiro aprenda a escrever corretamente meu filho. Pois se você pronunciar “para mim” em uma entrevista vai pegar mal.
Sou técnico em automação instrumentação industrial, tenho 60 anos de idade e mais de 30 em áreas industriais,plataformas, navios, construção e montagens e comissionamento, manutenção etc.,estou novo para me aposentar e velho para trabalhar e diz que no mercado está faltando técnicos.
Já publiquei meu currículo em muitos lugares e nem me retornam, fiz muitos cursos de atualização e nada acontece.
Se puder ser assistente de algum curso estou à disposição, ou trabalho em empresa.
flavio.abr@globo.com
Ainda aguardo alguma informação !
Olá Flávio Andrade ! Quem se forma somente em Automação Industrial já é automaticamente formado em Instrumentação também ? Ou pode trabalhar na área de Instrumentação ? Estou perguntando pois estou no 2º período, no final do ano eu acabo o curso de Automação Industrial. Uma outra pergunta, em todos esses anos de carreira, a faixa de salário do senhor foi boa ?
Olá pessoal, me formei em tecnologia automoção industrial em dezembro de 2011, não pude fazer estágio fora porque estava grávida quase ganhado bebe, mas até mesmo antes de fazer o curso eu já me relacionava em industria, hoje já fazem 3 anos que terminei o curso e não entrei na área, gostaria muito de arrumar um estágio na área, Será que ainda consigo?
Gostei da matéria mas as vezes não devemos estar muito priocupado com o salário sem mostrar primeiro o q sabemos fazer.
Oi Geovani, tudo bem? Concordo com você!
O salário é consequência de um bom trabalho… 🙂
Olá pessoal, sou formada no curso técnico em automação industrial pelo senai rj, gostaria de saber se posso trabalhar na área de instrumentação tendo o diploma de automação?
Fiz o curso mas não pude fazer o estágio pois ainda estudava no ensino médio, gostaria de saber tambem se posso fazer estágio agora depois que terminei meu técnico?
Desde ja agradeço.
Obrigado pelas dicas, estou cursando o primeiro ano de técnico em automação industrial e quero muito seguir esse ramo
José, fico feliz que nossas dicas lhe estejam sendo úteis… 🙂
Boa sorte com o curso!
guilherme terminei meu curso em 2016 mas tenho experiencia na carteira como faço para ter o estagio?
Prezados! Estou no término do curso técnico de automação industrial no SENAI, e gostaria de sugestões para um projeto de fim de curso em que esteja dentro da atuaí necessidade da indústria hoje. Peço este apoio pelo fato de que eu não tenho experiência no chão de fábrica, estou iniciando a carteira com dificuldades de estagiar e ter os conhecimentos e práticas profissionais necessáriaà para exercer a profissão.
Aguardo o apoio ou até mesmo um padrinho para o meu projeto de inovação, pois sei que apartir dele posso dar continuidade dentro do chão de fábrica.
Deixo meus contatos abaixo.
E-mail: juari.neris@gmail.
Whatsapp : 32991832836
Ótima matéria para nós tecnicos em automação estou sempre atento as oportunidades porem me falta estágio estou a caça vlw
Sempre ue posso acompano as novidades do setor so me falta estagio
Olá boa noite , fiz o curso de automação industrial pelo senai utilizando pronatec , terminei no fim de 2013 , porem necessitei fazer o estagio obrigatorio para concluir e na epoca comecei a faculdade e não tive tempo , será que o prazo ja venceu? estamos em 07/2017
ola eu tenho 39 anos, vou iniciar no curso de automaçao industrial agora em 2018 as vezes fico pesando ser
nao estou velho demais para exercer a profissao. alguem ai por gertileza ponde meda uma dica.
Wilson, se você for olhar isso,vai ficar para trás. Certamente preconceito por causa de idade haverá. Falo por experiência própria, pois estou mais ou menos na sua faixa etária. E já senti isso de colegas de curso com idade inferior.
Mas lembre-se: sempre seremos velhos para alguma coisa, mas nunca para tomarmos decisões. No atual estágio em que se encontra o mundo do trabalho, e a política dos governos em não permitirem o trabalhador se aposente, faz-se necessário que todos estudem continuamente. Não fique preocupado com essa coisa de idade não. Faz sua parte: continue estudando, correndo “na frente”, não desista.
Aqui em Fortalezaesta bem complicado conseguir estágio, já estou quase no fim do curso técnico em mecatrônica e nada de estágio e olhe que mandei vários currículos.