Atualmente, lidamos com diversos objetos e dispositivos conectados entre si que são capazes de trazer muitas facilidades para o nosso dia-a-dia e com isso se tornou importante trazer essa facilidade para as indústrias.
A Internet Industrial das coisas (IIoT), refere-se à aplicação de sensores e instrumentos conectados a rede da indústria que permitem análises avançadas de dados, facilitando a produtividade e eficiência da planta. Esse diferencial está transformando radicalmente todos os setores da indústria, o que tem contribuído diretamente para a Indústria 4.0.
Pensando na inovação e focada na Indústria 4.0 a Yokogawa desenvolveu uma plataforma de soluções de analisador com tecnologia de medição superior para entregar valor aprimorado em todo o ciclo de vida do produto. Para facilitar os processos ideais e melhorar a eficiência do pessoal, a Yokogawa colocou um forte foco na plataforma Digital SMART Sensor SENCOM 4.0.
Esta plataforma inovadora oferece visualização completa e maior tempo de atividade do processo otimizando a manutenção, reduzindo o tempo de configuração, e simplificando a manutenção e calibração em campo. Seguindo o compromisso da Yokogawa com a co-inovação, esta geração de soluções de controle de processo foi feita em colaboração com nossos clientes. As soluções de próxima geração da Yokogawa combinam medição, controle, e informações para tecnologias mais conectadas que alcançam resultados como nunca antes.
Os analisadores de líquidos têm contribuído arduamente para o desempenho e qualidade dos produtos ao longo de muitos anos. A análise de pH e condutividade são as medições mais utilizadas em um processo e ao mesmo tempo são os instrumentos que mais encontramos dificuldades e dúvidas sobre seu funcionamento e manutenção.
Com a tecnologia SENCOM 4.0, o cliente é capaz de coletar todos os dados do sensor: pH, Condutividade, temperatura, diagnósticos, dados de calibração e várias outras informações. O sensor é específico e as informações viajam o com sensor, ou seja, não importa onde vá o sensor, a informação vai com ele.
Os dispositivos smart possuem 3 níveis:
Nível 1:
- Nenhuma tomada de decisão local
- Somente sinal liga / desliga
Nível 2:
- Semi-SMART;
- Programado com segurança à prova de falhas;
- Nenhuma capacidade dinâmica de tomada de decisão
Nível 3:
- Dispositivo SMART inteligente totalmente integrado
- Permite controle e diagnóstico
- Bidirecional

Portanto, podemos dizer que os sensores SENCOM 4.0 encontram-se no nível 2 dos dispositivos smart, ou seja, é um dispositivo Semi-SMART.
A Yokogawa possui um novo conceito de sensores digitais, o sensor é analógico e possui um adaptador inteligente para “transformar” o sensor analógico em digital. O Adaptador inteligente SA11 é reutilizável, quando à necessidade de troca basta trocar o sensor por um novo que o adaptador irá reconhecer automaticamente.
Com a plataforma SENCOM 4.0, a Yokogawa oferece custos e desperdício reduzidos ao mesmo tempo em que contribui para seus objetivos de negócios de longo prazo de um futuro sustentável para todos.

Para maior planejamento de manutenção e investimentos, a Yokogawa possui o transmissor FLXA402 onde é possível conectar sensor analógico e digital na mesma eletrônica, assim não à necessidade de troca de tecnologia imediata, a substituição pode ser realizada aos poucos e é possível instalar até 5 sensores em uma única eletrônica.
Com os sensores digitais é possível calibrar o sensor em laboratório reduzindo os riscos de segurança do operador e contaminação das soluções de calibração, assim o operador não precisa levar soluções de calibração ou limpeza para o campo, basta retirar o sensor antigo e plugar o novo sensor. Com isso o tempo de manutenção e erros de calibração serão reduzidos.
A tecnologia SENCOM 4.0 possui um protocolo Modbus 485 aberto, com isso é possível conectar o sensor diretamente no sistema de controle, sem a necessidade de um transmissor, reduzindo custos e aumentando as possibilidades de instalação dos equipamentos em campo.

A tecnologia SENCOM 4.0 já foi entregue a grandes empresas de diversos segmentos. A Yokogawa procura inovar sempre, buscando melhorar a eficiência operacional e reduzir custos operacionais, segurança e meio ambiente. Com o SENCOM 4.0 nunca ficou tão fácil a manutenção dos analisadores de líquidos.
Artigo escrito por Fabiane de Sousa Tolentino, Engenheira de Aplicação na Yokogawa.
1 comentário
Tenho formação em técnico em química e trabalho em uma Eta, no setor público, gostaria de me qualificar, mas não sei por onde começar, gosto muito de tecnologia trabalhei na area de utilidades de uma farmacêutica que tinha Eta de autizima tecnologia, gostaria que vcs, me desse uma ajuda, já que no meu trabalho não há pessoas com muitas qualificações.