fbpx
Notícias

Cabos LAPP Brasil lança o cabo ÖLFLEX VFD para inversores de frequência

Uma instalação Motor versus Inversor de Frequência, sem a utilização do cabo adequado, pode resultar em um desgaste acelerado de componentes do motor como eixo e rolamentos, devido às vibrações geradas. Além disso, os ruídos elétricos gerados nesta instalação são capazes de prejudicar a precisão do processo, causando variação na fabricação dos produtos, o que resulta em prejuízos elevados para o fabricante.

Para prevenir esses problemas que afeta diversas indústrias que utilizam inversores de frequência, a Cabos Lapp Brasil desenvolveu o cabo ÖLFLEX® VFD, um cabo que atende às normas brasileiras e mantém a qualidade alemã.

Cabo ÖLFLEX® VFD

O cabo ÖLFLEX® VFD foi projetado para ser instalado em circuitos elétricos de motores com velocidade controlada através de inversores de frequência.

Este produto tem como finalidade reduzir as interferências eletromagnéticas e eletrostáticas, geradas pelos inversores. Sua utilização diminui as correntes parasitas e ruídos de radiofrequência, produzidos por aterramentos imperfeitos da rede elétrica, pela variação da frequência e por componentes elétricos próximos à instalação.

O design do cabo ÖLFLEX® VFD consiste em quatro condutores flexíveis, sendo três condutores de cobre isolados em composto à base de polietileno reticulável quimicamente (HEPR), utilizado em isolamento de cabos de baixa tensão 90ºC e 1000V, e um quarto condutor de cobre nú concêntrico, sobreposto aos condutores isolados.

Sobre a estrutura de condutores é aplicada uma blindagem de fita de cobre nú com 100% de cobertura, sobre este conjunto é aplicada a cobertura em policloreto de vinila (PVC-ST2), o que o torna adequado para instalações fixas como eletrocalhas, bandejas, leitos, dutos, eletrodutos, conduítes e diretamente enterrado.

Características do do ÖLFLEX® VFD

  • Quatro condutores flexíveis Classe 5, sendo três condutores de cobre isolados em composto à base de HEPR (90ºC e 1000V)
  • Cobertura intermediária em PVC 90ºC
  • Condutor concêntrico em cobre flexível, disposto eliquedalmente sobre os condutores isolados
  • Blindagem em fita de cobre com 100% cobertura
  • Cobertura em PVC-ST2

Sobre a LAPP

A LAPP foi fundada em 1957 por Oskar Lapp, na Alemanha, com a invenção do ÖLFLEX®, o primeiro cabo flexível de controle produzido industrialmente no mundo. A LAPP fabrica atualmente cabos e acessórios para conectorização (conectores, prensa-cabos, etc.) destinados aos mais diferentes tipos de indústrias e mercados: construção de máquinas, automatização de processos, engenharia automotiva, elétrica e instalações, energia renovável e muito mais. Além disso, a Lapp desenvolve e fabrica cabos e soluções de acordo com as especificações e necessidades do cliente.

Etiquetas

Guilherme Santos

Graduado em Analise e Desenvolvimento de Sistemas e nascido em Sertãozinho, no interior paulista. Criei o site Automação Industrial em maio de 2012 para ajudar estudantes e profissionais do setor com conteúdo relevante e em português. Apaixonado por tecnologia, programação e um bom café.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar