O conceito IoT industrial é relativamente novo, mas já mostrou seu tremendo potencial para impactar no cotidiano das empresas. Quer aprender um pouco mais sobre o tema? Preparamos essas 5 curiosidades para de introduzir no assunto. Vamos lá!
Antes de começar com as curiosidades, é importante introduzir o que de fato é o IoT Industrial.
O Internet of Things (IoT) descreve a rede de objetos físicos — “coisas” — incorporados a sensores, software e outras tecnologias com o objetivo de conectar e trocar dados com outros dispositivos. e sistemas pela internet. É o chamado mundo hiperconectado.
1) Qual a diferença entre IoT Industrial para outras aplicações de IoT?
Primeiro sobre as outras aplicações ou cenários onde o IoT se aplica, que não seja a indústria. O conceito pode ser aplicado em fazendas, residências ou até mesmo em cidades inteiras. Nesses casos, equipamentos físicos serão incorporados à internet.
Olhando para a indústria, a grande diferença é que já existem várias redes implementadas, vários equipamentos capazes de se conectar com a internet. Portanto, o IoT industrial não é apenas conectar “coisas” na Internet. É também organizá-los de modo que consigam trocar dados e interagir de forma ordenada.
2) Qual a principal vantagem em implementar uma rede IoT na indústria?
O IoT vai trazer várias vantagens para as indústrias. Entretanto, a principal vantagem é a capacidade de obter uma série de informações sobre a manufatura que antes eram muito complicadas de serem acompanhadas. Além disso, uma vez que os equipamentos estejam conectados na internet, a aquisição dessas informações é feita em tempo real.
Essa vantagem trazida pelo IoT industrial impacta diretamente nos processos de tomada de decisão, deixando-os mais rápidos e eficientes. Isso porque os gestores terão informações muito mais completas e em tempo real da situação analisada.
3) Quais segmentos da indústria podem se beneficiar com o IoT Industrial?
São várias as atividades econômicas que poderão obter vantagens no uso do IoT industrial. O nível de tecnologia do produto ou de automação já aplicada na manufatura não importam.
O IoT se aplica em qualquer tipo de produção, desde uma linha de produção automobilística até uma gráfica ou uma cerâmica. Basta que equipamentos, processos e pessoas se interajam e troquem informações via Internet.
Oportunidade de aprofundar no assunto:
Se interessou pelo assunto? Já viu que é uma tecnologia muito promissora e que vai transformar o mercado nos próximos anos não é?!
A empresa Exsto Academy em parceria com a TagoIO irão realizar uma live 100% gratuita e com certificado no dia 28 de Julho, às 10h (horário de Brasília) para discutir mais a fundo sobre Aplicações IoT em Ambiente Industrial. Para participar, basta realizar a inscrição aqui.
4) Qual formação eu preciso ter pra trabalhar com IoT Industrial?
Bom, o conceito de IoT industrial é multidisciplinar. Ou seja, envolve várias áreas do conhecimento. Muitos desses conhecimentos você vai obter na prática, trabalhando com as tecnologias envolvidas com o IoT.
Entretanto, para começar com uma boa base, cursos de engenharia ou tecnologia são uma ótima pedida. As áreas de eletrônica, automação e eletrotécnica e computação trazem diversos conceitos que te ajudarão a começar a carreira de expert em IoT industrial.
5) Onde estarão as oportunidades de emprego para o profissional de IoT?
Essa é a melhor parte. O profissional que obtiver os conhecimentos necessários para trabalhar o IoT serão importantes em diversos setores de uma empresa. Não somente cargos ligados ao processo de automação industrial precisarão do profissional de IoT. Atividades como logística, controle de estoque e qualidade terão o IoT como tecnologia chave para suas operações.
Ainda mais amplo, equipes de comercial e marketing irão depender de profissionais de IoT para realizar atividades como análise de comportamento de clientes. Essa demanda surgirá pelo fato de que cada vez mais produtos e pessoas estão se conectando e trocando dados o tempo todo. Ou seja, o relacionamento com o cliente do século XXI carrega as características do IoT, seja nos produtos on-line ou nos serviços digitais.
Conclusão
O mundo do IoT Industrial é gigantesco. Um universo de aplicações estão sendo desenvolvidas. As industrias estão requisitando cada vez mais profissionais capacitados. E aqueles que estiverem preparados poderão aproveitar as oportunidades que essa nova tecnologia vai oferecer.
Esse texto traz uma introdução ao assunto. Para se aprofundar mais, não perca a live da Exsto que acontecerá no próximo dia 28 de julho às 10h, com a presença do CEO da TagoIO, Fábio Rosa (evento gratuito e com certificado).