Conheça tudo sobre automação industrial através dos melhores artigos técnicos, apostilas e tutoriais online. Encontre vagas em automação industrial.

Você sabe fazer diagnóstico em redes PROFINET?

Cada vez mais protocolos de Ethernet Industrial estão sendo utilizados em nossas instalações. Dentre eles, o PROFINET tem importância destacada. Apoiado pela Profibus Internacional, o protocolo apresenta um crescimento acelerado no mercado global se comparado ao Profibus.

Diante dessa expansão, será cada vez mais frequente a demanda de produtos e serviços em PROFINET. No entanto, quando nossa equipe técnica da Toledo & Souza é solicitada a validar ou reparar redes PROFINET, deparamos-nos com ferramentas que não a atendem todos os requisitos nestes serviços.

Notamos vários fatores que foram, de certa forma, problemas:

  1. Ferramentas gratuitas apresentam recursos limitados para quem valida uma rede
  2. Com ferramentas de captura, todo tráfego é registrado, mas somente usuários com boa experiência conseguem trabalhar esses dados e tirar proveito disso. Ainda sim, após muito tempo e esforço, as informações obtidas não são suficientes para a análise exigida
  3. As demais ferramentas possibilitam que o usuário veja a topologia, configure um endereço IP e o nome PROFINET, mas nada além disso

Diante desta lacuna de ferramentas completas e dedicadas à análise e validação de redes PROFINET, temos o prazer de informar o lançamento do TS Analisador PN.

Fruto de desenvolvimento próprio de 3 anos, o TS Analisador PN vem atender por definitivo às necessidades de uma validação ou análise de redes PROFINET.

Sua função Live List possibilita a verificação de quantos dispositivos PROFINET encontram-se na rede, seus status, estatísticas da qualidade da comunicação, uso do meio físico e parâmetros de operação.

img01-ts-analisador-pn

Esta função visa o diagnóstico rápido de diversas situações: endereços IP e nomes PROFINET duplicados na rede, dispositivos sem configuração, tráfegos excessivamente altos, dentre outros.

Como a rede PROFINET pode ter seu meio físico compartilhado com outros protocolos, há um recurso para verificar a presença de dispositivos não PROFINET e trabalhar com essa condição.

Os tráfegos PROFINET e não PROFINET podem ser visualizados na forma gráfica para facilitar seu entendimento.

img02-ts-analisador-pn

O recurso topologia em tabela, possibilita que seja verificada a configuração das portas de comunicação dos dispositivos e suas ligações na rede.

É um erro recorrente a troca indevida de cabos nas portas dos switches durante a manutenção ou instalação de cabeamento de rede. Por isso, a função de comparação de topologia apresenta as diferenças entre dois estados (inicial e final) destacando de forma clara onde está o erro.

Está presente no TS Analisador PN um outro modo de se apresentar a topologia: graficamente como um mapa de rede. Neste modo, um recurso exclusivo destaca no mapa todas as topologias configuradas em forma de anel de forma a auxiliar o usuário na identificação da rede.

img03-ts-analisador-pn

Outro ponto que merece atenção é a quantidade de mensagens com erros. Dispositivos PROFINET informam essas quantidades. Todavia, esta estatística está relacionada ao tempo que o dispositivo está ligado.

Assim, é difícil determinar se o erro reportado é devido a uma causa externa que realmente prejudica a comunicação ou se é devido a uma manutenção ou intervenção prévia realizada na rede. O TS Analisador PN traz um inédito referencial de tempo que possibilita assegurar a correta interpretação das mensagens com erros.

Além disso, é preciso registrar e decodificar os alarmes presentes na rede para análises. A função log de alarmes registra e interpreta todos os eventos desse tipo.

Por fim, todos os dados e estatísticas coletados são devidamente registrados em relatório no formato PDF.

Sabendo que é difícil resumir todos os detalhes do TS Analisador PN, entre em contato e solicite uma versão gratuita de demonstração.

Sobre a Toledo & Souza

Toledo & Souza é um Centro de Competência PROFIBUS e PROFINET, por isso preza pela qualidade de seus produtos e serviços. Caso tenha interesse em saber mais sobre o TS Analisador PN, você pode entrar em contato através do email guilherme@toledoesouza.com ou pelo telefone (16) 99617-9834.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.