Conheça tudo sobre automação industrial através dos melhores artigos técnicos, apostilas e tutoriais online. Encontre vagas em automação industrial.

Várzea Grande recebe Unidade Móvel de Automação Industrial do SENAI

O “Programa de Apoio à Competitividade da Indústria Brasileira” promovido pelo SENAI em todo o Brasil tem como objetivo estimular o desenvolvimento e a inovação da indústria no país através do aumento na oferta de educação profissional. O plano é alcançar mais de 4 milhões de matrículas até o final de 2014.

Unidade Móvel de Automação Industrial (SENAI Várzea Grande)

Para atingir as metas propostas, o programa prevê a ampliação e modernização da estrutura física das unidades do SENAI, a reforma de escolas, a criação de 23 institutos de inovação e outros 63 institutos de tecnologia. Também faz parte do projeto a compra e implantação de 81 unidades móveis que serão espalhadas por várias cidades, principalmente naquelas que não possuem uma unidade física da instituição.

Neste mês de novembro, a cidade de Várzea Grande, na região metropolitana de Cuiabá, recebeu a segunda Unidade Móvel de Automação Industrial como parte desse programa. De acordo com o SENAI-VG, quatro unidades fazem parte da proposta de levar qualificação profissional para as indústrias do Mato Grosso. As duas últimas estarão em atividade até o primeiro semestre do próximo ano.

Entre os cursos disponíveis estão:

  • Hidráulica Básica;
  • Controladores Lógicos Programáveis (CLPs);
  • Pneumática Básica;
  • Eletropneumática Básica e Proporcional.

As salas de aula móveis têm capacidade para 16 alunos e são equipadas com bancadas de pneumática e eletropneumática, mecatrônica MSP, hidráulica e eletrohidráulica. Todo o equipamento disponível permite a aplicação dos conceitos adquiridos em estações de trabalho informatizadas, robôs e recursos de simulação que reproduzem de forma legítima os processos industriais.

Em entrevista para o portal Expresso MT, a diretora regional do SENAI-MT, Lélia Brun, exaltou a importância do programa para a profissionalização do ambiente de automação industrial. “Boa parte das ideias inovadoras surgem no ambiente da automação industrial. Queremos que os nossos estudantes deixem as salas de aula em condições de criar e ser proativos no ambiente onde irão trabalhar”, explicou a profissional.

Para se inscrever em um dos cursos disponíveis o profissional deve entrar em contato com SENAI-VG localizado à Travessa Dom Orlando Chaves, 1536, no bairro Cristo Rei. Telefone para contato: (65) 3688-1200.

Todos os participantes receberão certificados após a conclusão de cada módulo.