Close Menu
  • Notícias
  • Redes Industriais
  • Controle de Processos
  • Indústria 4.0
  • Instrumentação
Facebook X (Twitter) Instagram
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Quem Somos
  • Anuncie
  • Contato
Facebook Instagram LinkedIn YouTube
Automação IndustrialAutomação Industrial
  • Notícias
  • Redes Industriais
  • Controle de Processos
  • Indústria 4.0
  • Instrumentação
Automação IndustrialAutomação Industrial
Início»Notícias
Notícias

Siemens é selecionada para programa de descarbonização em cervejarias da Heineken

Equipe de RedaçãoPor Equipe de Redação4 Minutos de Leitura
Siemens é selecionada para programa de descarbonização em cervejarias da Heineken
LinkedIn Facebook Twitter WhatsApp Email

A Heineken, a cervejaria mais internacional do mundo, selecionou a Siemens como parceira para seu roteiro global de produção Net Zero, como parte das ambições da Heineken de alcançar o Net Zero nos escopos 1 e 2 em todos os locais de produção até 2030.

As duas companhias trabalharão juntas em um programa de descarbonização de longo prazo que fará com que a Siemens implemente soluções de seu portfólio Siemens Xcelerator para reduzir o uso de energia em mais de 15 locais de produção de cerveja e malte da Heineken, abrangendo instalações na Ásia, Américas e Europa. Locais adicionais serão incluídos em uma segunda fase.

A Heineken e a Siemens colaboraram em um projeto inicial de consultoria e auditoria, usando um gêmeo digital para simular e analisar uma cervejaria da Heineken no mundo virtual, identificando onde economias de energia poderiam ser feitas.

A simulação mostrou que aproximadamente 70% do uso de energia estava ligado ao aquecimento e resfriamento necessários para o processo de fabricação de cerveja. Ao otimizar e monitorar esses sistemas por meio de um programa de ponta a ponta, a Siemens estima economia de energia entre 15 a 20% e uma redução média de 50% no CO2 emitido em cada planta.

Dolf van den Brink, CEO da Heineken e Presidente do Conselho Executivo, disse: “À medida em que continuamos a nos concentrar na nossa jornada para alcançar o Net Zero nos escopos 1 e 2, sabemos que devemos fazer movimentos ousados e ambiciosos para descarbonizar nossas operações globais. Assumir esse desafio com parceiros como a Siemens nos permite trazer conhecimento técnico e do setor para inovar rapidamente e em escala. Estamos animados por continuar esta jornada com parceiros que estão empenhados em ser pioneiros e em encontrar soluções de próxima geração, para nos ajudar a alcançar os nossos objetivos de Net Zero.”

Para alcançar reduções direcionadas ao uso de energia e CO2, a Siemens implantará um programa de ponta a ponta de soluções e serviços que são escaláveis e replicáveis nas unidades de produção da Heineken. Usando dados operacionais em combinação com o gêmeo digital em cada local, a Siemens projetará e implementará um sistema para eletrificar a produção de calor e resfriamento usando bombas de calor alimentadas por energia renovável, reduzindo a dependência de vapor gerado por combustíveis fósseis. O sistema será monitorado, controlado e otimizado usando algoritmos Siemens, que utiliza análises integradas para verificar dados da planta para reduzir os custos de energia e garantir a eficiência operacional.

“Estamos orgulhosos de ser um parceiro da estratégia Net Zero da Heineken; uma jornada ambiciosa para alcançar a neutralização de gases de efeito estufa até 2040”, disse Matthias Rebellius, membro do Conselho Administrativo da Siemens AG e CEO da Smart Infrastructure.

“Trabalhar com a Heineken como parceira demonstra uma abordagem completamente nova para a descarbonização baseada em dados. Ao colaborar em um programa de ponta a ponta, podemos combinar hardware, software e análises para prever e entregar os resultados de longo prazo que são cruciais para todos os setores.”

Como parte do acordo de parceria de longo prazo, a Siemens também fornecerá um contrato de desempenho e monitoramento de cinco anos, conectando as cervejarias aos sistemas da Siemens que usam dados para monitorar remotamente os locais de produção, garantindo que as melhores decisões sejam tomadas durante a operação.

Entre 2018 e 2022, a Heineken já havia reduzido as emissões totais de carbono nos escopos 1 e 2 em 18%. Para conseguir isso, em 2022 ela aumentou seu consumo de eletricidade renovável para 58% e atualmente está investindo em soluções de calor renovável para suas cervejarias.

Em 2023, as metas de zero líquido e FLAG – Floresta (Forest), Terra (Land) e Agricultura (Agriculture) da Heineken – foram aprovadas pela iniciativa Science Based Targets (SBTi), tornando-se a primeira cervejaria global a superar esse marco de sustentabilidade.

Siemens
Compartilhe Facebook LinkedIn Twitter WhatsApp Email
Equipe de Redação
  • Site

Equipe de redação do site Automação Industrial. Acompanhe nosso conteúdo e mantenha-se informado sobre as últimas tendências, avanços tecnológicos e insights do setor.

Veja Também

Paraná inaugura Parque Tecnológico da Indústria com foco em mobilidade sustentável e inovação

Mars investe R$ 430 milhões em nova fábrica em Ponta Grossa (PR)

Toyota comemora 3 milhões de veículos produzidos no Brasil e anuncia investimentos

ROKTOP Brasil 2025 discutiu urgência da transformação digital na indústria brasileira

Adicionar Comentário
Deixe Uma Resposta Cancelar Resposta

Últimas Notícias

Paraná inaugura Parque Tecnológico da Indústria com foco em mobilidade sustentável e inovação

07/06/2025

Mars investe R$ 430 milhões em nova fábrica em Ponta Grossa (PR)

05/06/2025

Toyota comemora 3 milhões de veículos produzidos no Brasil e anuncia investimentos

03/06/2025

ROKTOP Brasil 2025 discutiu urgência da transformação digital na indústria brasileira

30/05/2025
Automação Industrial
Facebook X (Twitter) Instagram YouTube LinkedIn RSS
  • Cursos Online
  • Vagas de Emprego
  • Estágios
  • Anuncie
  • Contato
© 2025 Automação Industrial. Um projeto Fyrma.

Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc 'cancelar'.