Conheça tudo sobre automação industrial através dos melhores artigos técnicos, apostilas e tutoriais online. Encontre vagas em automação industrial.

SENAI de Mato Grosso do Sul e Universidade de Nebraska estudam parceria internacional

O SENAI do Mato Grosso do Sul recebe, no próximo dia 14, as autoridades da Universidade de Nebraska, dos Estados Unidos, para iniciar um processo de negociações e parceria com a instituição americana. A equipe de professores do campus de Kearney da Universidade de Nebraska terão sua visita ao Instituto SENAI de Tecnologia de Alimentos, em Dourados (MS), acompanhados por técnicos da Embrapa.

SENAI de Mato Grosso do Sul e Universidade de Nebraska estudam parceria internacional

O objetivo dos americanos é encontrar uma cidade irmã a Kearney no Mato Grosso do Sul. Já o diretor do SENAI pretende mostrar aos visitantes as características e potencialidades de possíveis acordos entre as duas cidades, assim como abrir a possibilidade para a troca de conhecimentos, tecnologia e outras parcerias.

Instituto SENAI de Tecnologia – Alimentos

A escolha do IST Alimentos pelos visitantes estrangeiros se deve, principalmente, ao setor industrial na região de Dourados e à atuação do SENAI no estado de Mato Grosso do Sul. A área de atuação do IST Alimentos se baseia em prestação de serviços em tecnologia e inovação como consultoria, assessoria e serviços tecnológicos de maior valor agregado, tendo como foco principal atender o setor de alimentos e suas áreas transversais, como a automação industrial, mecânica industrial, energia e química.

Além disso, a modernização tecnológica do SENAI foi outro fator favorável. A área de metrologia entrou no portfólio da empresa com a prestação de serviços de ensaios em seus laboratórios. Atualmente, a unidade conta com um laboratório de microbiologia que atende indústrias da região com uma extensa lista de ensaios.

Antes de anunciar qualquer parceria com a universidade americana, o gerente de tecnologia e inovação do SENAI, Gilberto Evidio Schaedler, já afirmou que eles estão adquirindo novos equipamentos para oferecerem serviços de maior complexidade para as empresas da região.  Com isso, o instituto aprimorará os serviços prestados às empresas nas áreas de análise físico-químico com soluções integradas.

Outro serviço oferecido pela instituição e que também chamou a atenção dos americanos é o “Laboratório Aberto”, no qual pretendem implantar uma equipe de profissionais especializados que possam oferecer subsídios para a criação e estruturação de um negócio. Tal serviço é destinado a empreendedores e empresários locais que queiram inovar ou melhorar a estrutura de seus estabelecimentos.

Como mercado estratégico, o SENAI está voltado para as ares de alimentos e bebidas, carnes e açúcar, além do álcool. Com isso, a instituição tem a oportunidade de realizar análises sensoriais de alimentos, consultorias em soluções integradas na melhoria de processo, eficiência energética, manutenção de máquinas, segurança e qualidade do produto para o consumidor.

Universidade de Nebraska – Campus Kearney

A Universidade de Nebraska é pioneira no estado e tem grande reputação no Centro-Oeste dos Estados Unidos. O campus de Kearney foi fundado em 1903, mas apenas em 1991 foi incorporada à Universidade de Nebraska. Dentre uma variedade de cursos de graduação e pós-graduação, a Universidade de Nebraska em Kearney tem tradição nos cursos de Negócios e Tecnologias e também nos cursos dedicados às áreas de Ciências Sociais e Ciências Naturais.