fbpx
Notícias

Schneider Electric lança programa Ventures e investe mais de 300 milhões de euros em projetos de incubação

A Schneider Electric anunciou a criação do programa Schneider Electric Ventures, que identifica, promove e apoia inovações que possam contribuir para a sustentabilidade e eficiência energética no futuro.

A companhia compromete-se a investir entre 300 e 500 milhões de euros nos próximos anos em projetos de incubação, parcerias com empresários e fundos especializados. Já existem iniciativas em curso e outras prontas para implementação.

Inovação como chave para o crescimento sustentável

A inovação é um precursor essencial para o crescimento sustentável. Além da necessidade de encontrar soluções que protejam o meio ambiente, as empresas devem satisfazer a procura inesgotável por energia, adaptar seus equipamentos a um ecossistema industrial hiperconectado e atender aos critérios de uma regulamentação cada vez mais exigente.

Schneider Electric Ventures

A missão dessa iniciativa é identificar, promover e apoiar empresas e empreendedores cujas inovações poderão vir a transformar a forma como vivemos e trabalhamos, como produzimos e consumimos energia, e como gerimos edifícios e fábricas.

A iniciativa apoia a inovação por meio de financiamento, incubação e parcerias. Alguns projetos já estão em andamento:

eIQ Mobility

Start-up e spinoff da Schneider Electric Incubator que facilita e acelera a mobilidade elétrica em escala ao propor “frotas elétricas as a service” para frotas comerciais de grandes dimensões.

Clipsal Solar

Empreendimento comercial que oferece soluções on-grid e off-grid para aplicações residenciais e comerciais na Austrália. Cerca de 1,8 milhões de proprietários residenciais já instalaram painéis solares para ajudar na gestão das contas de luz. As previsões do mercado indicam que serão 134 mil lares adicionais até 2021.

Greentown Labs Bold Ideas Challenge

Em parceria com a Greentown Labs, focada no apoio ao desenvolvimento de empresários por meio da disponibilização de mentores, membros de equipes, com subsídios de 25 mil dólares e recursos técnicos e de negócio necessários para o lançamento de projetos de sucesso.

A Schneider Electric investiu ainda na participação em seis empresas:

  • Sense: líder na tecnologia de desagregação de cargas
  • Element Analytics: líder na analítica de grandes volumes de dados industriais
  • Habiteo: especialista no design 3D de novos parques habitacionais
  • QMerit: o Uber dos fornecedores de serviços de manutenção, reparação e operação de maquinaria e equipamentos
  • KGS: um motor preditivo para a realização de manutenção “Just-in-time”
  • Claroty: empresa líder na segurança cibernética de redes TA industriais

“A Schneider Electric Ventures é nossa forma de ajudar os empreendedores a transformar seus planos em realidade e fazer diferença na forma como vivemos e trabalhamos”, afirma Jean-Pascal Tricoire, chairman e CEO da Schneider Electric.

“Os investimentos que fizemos e as empresas que incubamos até agora são centrais para a visão da Schneider Electric do futuro”, diz Heriberto Diarte, Head of Open Innovation and Ventures da Schneider Electric. “As tecnologias e os serviços inovadores em que estamos investindo serão uma enorme contribuição para a criação de um mundo mais conectado, ecológico, eficiente e sustentável.”

Etiquetas

Guilherme Santos

Graduado em Analise e Desenvolvimento de Sistemas e nascido em Sertãozinho, no interior paulista. Criei o site Automação Industrial em maio de 2012 para ajudar estudantes e profissionais do setor com conteúdo relevante e em português. Apaixonado por tecnologia, programação e um bom café.

Artigos relacionados

2 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo