Conheça tudo sobre automação industrial através dos melhores artigos técnicos, apostilas e tutoriais online. Encontre vagas em automação industrial.

ISA Campinas realiza curso de Projetos de Instrumentação em Junho

A ISA Campinas realiza o curso “Projetos de Instrumentação” entre os dias 15 e 19 de junho, em Campinas, no interior paulista. O evento é voltado para engenheiros, técnicos e projetistas que queiram atualizar os conhecimentos sobre a elaboração de projetos de instrumentação e automação. Podem participar, porém, qualquer profissional que já tenha realizado algum curso na área de instrumentação.

ISA Campinas realiza curso de Projetos de Instrumentação em Junho

O objetivo do programa é mostrar uma visão completa sobre as premissas, desenvolvimento e a cronologia para elaboração de um projeto de instrumentação para os participantes. Para isso, o curso irá apresentar critérios, normas, documentos, recomendações e cuidados a serem observados durante as várias etapas do desenvolvimento.

Conteúdo Programático

O curso promovido pela ISA Campinas tem 40 horas de carga horária e, como resultado, proporcionará aos participantes um conhecimento amplo e estruturado para o desenvolvimento e gerenciamento da documentação pertinente as atividades de projeto de instrumentação e automação.

Assim, o conteúdo programático do projeto engloba diversos temas da área. Dentre eles, os principais a serem discutidos serão: o projetista no mercado de trabalho; competências do projetista de instrumentação e automação; fases dos empreendimentos industriais; normas e simbologia ANSI/ISA 5.1; documentos de referência; documentos de apoio ao projeto; documentos de engenharia de instrumentação / automação; documentos de detalhamento de instrumentação / automação; além de várias outras atividades relacionadas.

Instrutor e Consultores do Treinamento

O curso será ministrado por Marcílio Antônio Viana Pongitori, que possui mestrado em engenharia mecânica pela Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), e graduação em engenharia química pela Universidade Mackenzie. Além disso, Pongitori possui o título de técnico nuclear pelo IPEN (Instituto de Pesquisas Energéticas Nucleares).

Na área profissional, atualmente Pongitori é sócio da empresa Shevat Engenharia e Treinamento, diretor da Dynamis Automação Ltda., além de prestar consultoria em projetos e treinamentos em automação.

Como docente, ele já atuou como professor da cadeira de automação das Faculdades Integradas Einstein de Limeira (Fiel). Na área de automação, exerceu os cargos de engenheiro/gerente nas empresas: EPC Automação, Total Engenharia, CTMain Engenheiros, Atan Accenture, Siemens, Chemtech, Honneywell, Foxboro Brasileira de Instrumentação (atual Invencys), Yokogawa e Promon Eletrônica.

Dentro da ISA, Pongitori se destaca por desenvolver atividades como voluntário na ISA – The Instrumentation Systems, and Automation Society – como vice-presidente da ISA Seção Campinas 2014 a 2015, Delegate Seção Campinas 2012 a 2013, Vice Presidente do Conselho Fiscal da América do Sul 2007 a 2009, e Fundador e Presidente da ISA Seção Campinas no período de 2004/2005 e Presidente da ISA Seção São Paulo no período de 2002 a 2004.

Além de Pongitori, o curso promovido pela ISA Campinas conta com a participação de dois consultores de desenvolvimento: Alexandre Pasini Nemeth e Eduardo Lima.

Nemeth é engenheiro químico pela Faculdade São Bernardo, tecnólogo em processamento de dados pela Faculdade de Informática e Administração Paulista e técnico químico pela Escola Técnica Oswaldo Cruz. Profissionalmente, já exerceu cargos de engenheiro e supervisor de projetos de instrumentação e controle de processos para as empresas projetistas: Promon Engenharia, Progen Gerenciamento e Engenharia, Conestoga-Rovers Associados e Emulogic Automação Industrial.

Lima possui pós-graduação Latu Sensu em tecnologia de celulose e papel pela ABTCP (Associação Brasileira Técnica de Celulose e Papel), graduação em administração de empresas pela Universidade Mackenzie e em engenharia química pela Universidade Mackenzie, além de ser técnico pelo IPEN. Lima também é especializado em gestão de projetos pela FGV e Senai. Sócio da empresa Shevat Engenharia e Treinamento, sócio da ELIM Sistemas Ltda. e desenvolve projetos e consultoria em instrumentação, automação e gestão de produção.

Serviço

O curso “Projetos de Instrumentação” é realizado ISA Seção Campinas entre os dias 15 e 19 de junho de 2015. As aulas acontecem de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17h30 na Rua Barão de Paranapanema, 146 – Bloco C – Sala 51.

O investimento do curso é de R$ 1.850,00 para não membros do ISA e de R$1.665 para membros da associação. Para se inscrever, basta fazer o download do formulário através desta página e enviá-lo preenchido para comercial@isacampinas.org.br.