• Notícias
  • Redes Industriais
  • Controle de Processos
  • Indústria 4.0
  • Instrumentação
Facebook Twitter Instagram
Automação IndustrialAutomação Industrial
  • Notícias
  • Redes Industriais
  • Controle de Processos
  • Indústria 4.0
  • Instrumentação
Newsletter
Automação IndustrialAutomação Industrial
Início»Notícias»Indústria tem queda na produção e no emprego em abril, aponta CNI
Notícias

Indústria tem queda na produção e no emprego em abril, aponta CNI

Equipe de RedaçãoPor Equipe de Redação18/05/2023Atualizado:18/05/2023Nenhum comentário2 Minutos de Leitura
Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Reddit Telegram Email
Indústria tem queda na produção e no emprego em abril, aponta CNI
Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email

A pesquisa Sondagem Industrial, da Confederação Nacional da Indústria (CNI), mostra que a produção industrial caiu na passagem de março para abril deste ano. O índice de evolução da produção ficou em 42,6 pontos, abaixo da linha de corte de 50 pontos, que separa a queda do crescimento da produção. O índice é 2,2 pontos inferior à média para meses de abril.

Além da produção, o emprego industrial também registrou queda no mês passado. O índice de evolução do número de empregados foi de 48 pontos, 1,5 ponto menor em relação a março. O indicador se mantém abaixo da linha de corte desde outubro de 2022, o que mostra que há seis meses o emprego não cresce de forma disseminada na indústria.

O gerente de Análise Econômica da CNI, Marcelo Azevedo, diz que a Sondagem Industrial de abril mostra o desaquecimento da indústria. “Os estoques aumentaram pelo terceiro mês consecutivo e a utilização da capacidade instalada recuou. Temos queda nos dados de emprego e produção, que indicam um movimento preocupante da indústria, que tem perdido o ânimo, principalmente pelas dificuldades impostas pelos altos juros”, avalia Azevedo.

Intenção de investimento é a menor desde agosto de 2020

A intenção de investimento apresentou queda de 0,7 ponto, alcançando 52,9 pontos. Neste ano, o índice mostra registros alternados de alta e baixa moderados. No entanto, a queda de maio, 0,7 ponto, foi um pouco mais intensa, e coloca o indicador no menor patamar desde agosto de 2020.

De acordo com o economista da CNI essa dinâmica sugere relativa estabilidade na intenção de investir e suspensão das decisões de investimento por parte dos empresários da indústria.

Otimismo dos empresários da indústria recua em maio

Todos os índices de expectativas recuaram em maio de 2023. O índice de expectativa de número de empregados recuou 0,6 ponto frente a abril, registrando 49,9 pontos. Esse resultado sinaliza para os próximos meses a estabilidade do número de contratações.

O índice de expectativa de quantidade exportada apresentou a maior queda mensal: recuo de 2,2 pontos. Com a queda, foi para 50,2 pontos, praticamente sobre a linha divisória. O índice de expectativa de demanda registrou 53,6 pontos, o que representa queda de 1,5 ponto frente ao mês anterior. Além disso, o índice de expectativa de compras de matérias-primas foi 51,7 pontos, resultado 1,4 ponto menor do que em abril.

CNI
Compartilhe Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
Equipe de Redação
  • Site

Equipe de redação do site Automação Industrial. Acompanhe nosso conteúdo e mantenha-se informado sobre as últimas tendências, avanços tecnológicos e insights do setor.

Posts Relacionados

Siemens e IBM anunciam parceria para desenvolvimento de sistema de Engenharia e Gestão de Ativos

Schmersal promove treinamento gratuito sobre prevenção de explosões em Áreas Classificadas

ABB expõe pela primeira vez no Brasil a célula Item Picker durante a Expomafe 2023

Garoto anuncia investimento de R$ 430 milhões para modernização de fábrica em Vila Velha (ES)

 Mitsubishi Electric dobra investimentos previstos na sua estratégia quinquenal até 2026

Nomus lança plataforma de ensino gratuita para profissionais da indústria

Ford inicia testes da fábrica da Nova Ranger com foco na automação de processos

Valmet anuncia construção de nova unidade industrial em Sorocaba (SP)

KUKA lança a família de robôs KR FORTEC ultra

Adicionar Comentário

Deixe Uma Resposta Cancelar Resposta

Últimas Notícias

Indústria tem queda na produção e no emprego em abril, aponta CNI

18/05/2023

Siemens e IBM anunciam parceria para desenvolvimento de sistema de Engenharia e Gestão de Ativos

15/05/2023

Schmersal promove treinamento gratuito sobre prevenção de explosões em Áreas Classificadas

14/05/2023
Ouça nosso Podcast
Automação Industrial
Facebook Twitter Instagram YouTube LinkedIn
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Quem Somos
  • Contato
© 2023 Automação Industrial. Desenvolvido por Unity4.

Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc 'cancelar'.