A Honeywell anunciou a nomeação de José Fernandes como presidente e CEO da região da América Latina da Honeywell. José Fernandes sucede a Manuel Macedo, que deixa a empresa para prosseguir outras oportunidades profissionais, a partir de janeiro de 2024.
José Fernandes manterá sua função como vice-presidente e gerente geral do negócio de materiais e tecnologias de desempenho (PMT, na sigla em inglês), que fará a transição para uma nova unidade, chamada de soluções de energia e sustentabilidade (ESS, na sigla em inglês) a partir do próximo ano.
A criação da área está alinhada ao recente anúncio da companhia em concentrar seu portfólio em três megatendências críticas: automação, futuro da aviação e transição energética.
Fernandes ingressou na Honeywell vindo da Dover Corporation, onde atuou como presidente para a América Latina de 2011 a 2018. Antes disso, trabalhou na Dow Chemicals após a aquisição da Rohm and Haas Company, onde Fatuou em importantes funções seniores de operações e gerenciamento de negócios em mais de 20 anos, tanto no Brasil quanto nos Estados Unidos. Ele possui MBA pela Temple University, Fox School of Business and Management, na Filadélfia, Pensilvânia.
A Honeywell também anunciou hoje que Luis Ize, atual gerente geral da Honeywell Advanced Materials (AM) na América Latina, foi nomeado presidente da Honeywell no México. Ize tem mais de 20 anos de experiência nas indústrias química e de materiais de desempenho, onde reprojetou negócios com sucesso e incorporou princípios ESG. Desde que ingressou na Honeywell, em 2019, ele tem sido uma força motriz por trás do crescimento do portfólio AM. É formado em Biotecnologia e Engenharia Química e possui MBA pela Universidade IPADE.
Anant Maheshwari, presidente e CEO da região de alto crescimento da Honeywell, declarou: “José e Luis trazem grande inteligência empresarial e experiência a partir de seus anos dedicados a empresas multinacionais. Eles são líderes empresariais que se concentraram em impulsionar e possibilitar desenvolvimento desde que ingressaram na Honeywell”.
Maheshwari acrescentou: “Gostaria de agradecer ao Manuel pelos seus anos de serviço dedicado e liderança na Honeywell. José, Luis e eu estamos comprometidos em capturar todo o potencial de crescimento em automação, o futuro da aviação e a transição energética nos mercados latino-americanos – um componente crítico do nosso portfólio na região”, finaliza.