Conheça tudo sobre automação industrial através dos melhores artigos técnicos, apostilas e tutoriais online. Encontre vagas em automação industrial.

Formigas biônicas desenvolvidas pela Festo foram destaque na Hannover Messe 2015

A empresa alemã Festo desenvolveu formigas biônicas para trabalhar em fábricas do futuro. As formigas, que apresentam seis patas flexíveis para se movimentar e empurrar objetos, foram um dos grandes destaques da feira.

Formigas biônicas Festo - Bionic Ants

Os desenvolvedores explicaram que elas são robôs inteligentes, do tamanho de uma mão humana, que imitam o comportamento colaborativo dos insetos em linhas de produção ao executar tarefas em conjunto, assim como fazem as formigas dentro de um formigueiro.

No futuro, quando estiverem disponíveis no mercado, as formigas biônicas poderão ser utilizadas como força de trabalho em linhas de produção para executar tarefas extremamente complexas, que inclusive não podem ser realizadas por robôs ordinários.

Com baixo gasto de energia, elas são capazes de identificar objetos que devem ser transportados de um local para o outro por meio de câmeras acopladas na cabeça. Para objetos maiores, os robôs inteligentes desenvolvem uma técnica para trabalhar em grupo, de maneira colaborativa. Ainda, para receber informações do ambiente, as formigas contam com sensores que se comunicam com um sistema central por uma rede de internet sem fio.

Os robôs foram apresentados durante a Feira Industrial de Hannover 2015, que aconteceu na Alemanha entre os dias 13 e 17 de abril.

Sobre a Feira Industrial de Hannover

Este ano, a feira juntou mais de 200 mil pessoas de dezenas de países para observar os quase 30 pavilhões com lançamentos e inovações de última geração em automação industrial, energia, mobilidade, pesquisa, energia renovável e indústria digital. O número de expositores em 2015 chegou ao recorde de 6,5 mil.

O Brasil marcou presença com mais de 100 executivos enviados e coordenados pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). Em 2016, a feira acontece entre os dias 25 e 19 de abril, em Hannover, na Alemanha.