A Hannover Messe, uma das principais feiras do mundo sobre tecnologia industrial, foi realizada no final de abril, tendo como tema principal a “Transformação Industrial em Ação”.
Após dez anos do início dos debates sobre o conceito de Indústria 4.0, o desafio, agora, é encarar os efeitos da Transformação Digital no mundo dos negócios. Além disso, países parceiros e convidados dividiram suas experiências neste processo de digitalização, demonstrando o papel fundamental da tecnologia na Quarta Revolução Industrial.
Especialistas do SENAI-SP participaram do evento e, como resultado da imersão, produziram o “Boletim da Difusão Tecnológica” com o objetivo de disseminar, entre os representantes do meio produtivo, especialistas, docentes e técnicos do SENAI-SP, informações sobre tecnologias que ainda possuem baixo grau de difusão no mercado brasileiro e que podem contribuir para o desenvolvimento das empresas nacionais.
Confira as principais tendências tecnológicas apresentadas na Hannover Messe 2021:
Inteligência Artificial
De todos os temas apresentados na feira, este provavelmente é o mais transversal. Mesmo que há alguns anos em voga, na edição de 2021, a Inteligência Artificial (IA), Aprendizado de Máquina e Deep Learning mostraram-se tecnologias fundamentais para construir a indústria do futuro. Potencializadas pela crescente implantação da rede 5G e acessibilidade da computação em nuvem, as aplicações de IA e Aprendizado de Máquina estão transformando a indústria. Na feira, foram apresentados cases com aplicação de IA em drones que inspecionam quilômetros de esteiras de transporte utilizando câmeras RGB e infravermelhas, por exemplo.
Redes 5G
Considerada uma das tecnologias mais promissoras da Indústria 4.0, o 5G traz mais rapidez, estabilidade e confiabilidade na transmissão de dados entre dispositivos na indústria. Isso possibilita que processos que exijam alta acuracidade e sincronização de equipamentos, sejam executados sem gargalos em seu fluxo de informações. A tecnologia traz aplicações que vão desde alta precisão na localização e posicionamento de ativos, até uma total mudança no padrão de operação de robôs móveis.
Novos materiais mais sustentáveis
As empresas estão buscando, constantemente, desenvolver novos materiais: mais baratos de produzir, mais eficientes, com menor impacto ambiental e que produzam baixa emissão de gás carbono. Neste ano, algumas empresas apresentaram soluções que alinharam tecnologia e sustentabilidade. Polímeros de alta performance, ligas metálicas, materiais inteligentes com sensores integrados e novos processos de fabricação. Os materiais inovadores impactam não só os produtos, mas criam modelos de negócio mais sustentáveis.
Produção livre de carbono
Governos e empresas têm se dedicado em traçar estratégias para reduzir e neutralizar a emissão de carbono em seus domínios. Economia circular é o tema da vez e é uma tendência crescentemente explorada por todas as instituições no globo. Durante os eventos da feira, autoridades da Alemanha e representantes de grandes companhias trouxeram visões de como o país vem se preparando e agindo para tal transformação industrial, com fortes investimentos em energias renováveis – como eólica e solar- e eletromobilidade.
Cloud, Edge e infraestrutura
Com a crescente geração de dados da cadeia produtiva e a demanda por processá-los a fim de extrair informações e insights relevantes, soluções de computação em nuvem (cloud) e borda (edge) têm ganhado, cada vez mais, espaço e destaque nos ambientes industriais, pois facilitarão os negócios e o processo de transformação digital. Análises operacionais para detecção de anomalias e insights de negócios originados de todos os dados da cadeia de valor são apenas alguns exemplos das possibilidades criadas por essas tecnologias.
Sobre a Hannover Messe 2021
Pela primeira vez em mais de 70 anos, a Hannover Messe aconteceu no formato digital, devido ao cenário sanitário mundial a fim de assegurar o compromisso com a saúde dos organizadores, expositores e visitantes.
Durante cinco dias, quase dois mil expositores apresentaram suas inovações, tecnologias, produtos e tendências para o futuro. Após a edição de 2020 ter sido cancelada por conta da pandemia do Covid-19, o novo formato conquistou 90.000 pessoas cadastradas e mostrou que a feira do futuro é híbrida, mantendo a inovação, inspiração e networking.