Conheça tudo sobre automação industrial através dos melhores artigos técnicos, apostilas e tutoriais online. Encontre vagas em automação industrial.

Encoders Industriais: Heavy Duty, Incremental e Absoluto

Você que é amante de tecnologia e novidades no setor, deve saber da importância da automação industrial para a evolução e performance nos processos de fabricação que abrangem diversos setores, desde a indústria têxtil até automobilística. Um dos grandes objetivos da automação industrial é justamente reduzir a ação humana e proporcionar melhores condições de trabalho, segurança e principalmente aumentar a produtividade.

Encoders Industriais: Heavy Duty, Incremental e Absoluto

Neste artigo iremos falar sobre automação industrial e um dispositivo de extrema importância no setor industrial: os encoders.

A Automação Industrial

Automação industrial é a arte de usar máquinas para reduzir a carga de trabalho do homem, mantendo a produtividade e qualidade. A automação utiliza sistemas eletrônicos que cobrem toda a hierarquia de controle e monitoramento via sensores, através de PLCs, comunicação ônibus, visualização, arquivamento de gestão da produção e de recursos a empresa.

Desde o final do século XVIII, a divisão do trabalho, ou seja, o corte de um processo de produção em várias fases sucessivas, já havia contribuído para um aumento da produtividade do trabalho. A revolução industrial vai acelerar este processo. A identificação das tarefas básicas que compõem todo o ciclo de produção vai ajudar a construir máquinas que reproduzem o movimento humano, abrindo caminho para a criação de linhas de montagem.

Dentro de vinte anos, estes métodos são amplamente utilizados na indústria automotiva, especialmente nas fábricas da Ford nos Estados Unidos, que colocam em prática as lições aprendidas. Este processo permitiu a Ford reduzir significativamente o número de horas de trabalho necessárias para a produção dos seus veículos. O uso de robôs industriais é apenas uma parte, talvez a mais visível de um fenômeno mais amplo que afeta tanto a evolução da organização do trabalho quanto às técnicas de produção.

Quais são os benefícios da automação

Muitas vezes as razões dadas para justificar a automação se limitam a aumentar a produtividade. Com base em nossa experiência de campo, podemos dizer que há uma dúzia de razões para automatizar um ambiente de produção.

Aumento da produtividade

Alterando do manual ao automático: Na maior parte dos casos, o desempenho da solução automatizada são mais elevados do que  manual. Não é possível definir uma média em torno da qual este aumento, que, naturalmente, depende do método que foi automatizado. No caso, por exemplo, para carga e descarga de máquinas pode-se reduzir a zero o tempo em que a máquina não está funcionando.

Exemplo de Encoder Industrial
Exemplo de Encoder Industrial

 

Mas o que é um encoder ?

Na automação indústrial, o encoder é um dispositivo que conta e produz movimentos rotacionais. Os encoders são utilizados para movimentos rotativos e deslocamentos lineares com impulsos elétricos, podendo ser classificado como um gerador de impulso.

Existem dois tipos de encoders: absoluto e incremental, no qual veremos logo a seguir.

O mercado de equipamentos industriais

Graças a seus produtos inovadores e de alto desempenho, empresas como a Dynapar atuam no mercado há mais de 50 anos. A empresa também tem parcerias com fabricantes como a empresa europeia Henglester. O grupo Danaher , um dos líderes no mercado  oferece uma vasta linha de produtos adaptados a necessidade e evolução das empresas, veja quais setores industriais de atuação da Dynapar:

  • Automação de Fábricas
  • Papel e Celulose
  • Siderúrgicas
  • Elevadores
  • Motor Vetorial
  • Mineração
  • Veículos Fora de Estrada
  • Óleo e Gás
  • Indústria Eólica
  • Robótica
  • Servomotores
  • Laboratório

Encoders Incremental

O princípio de funcionamento de um encoder absoluto e de um encoder incremental é bastante similar, isto é, ambos utilizam o princípio das janelas transparentes e opacas, com estas interrompendo um feixe de luz e transformando pulsos luminosos em pulsos elétricos. A posição do encoder incremental é dada por pulsos a partir do pulso zero.

Encoder HS35N (2)
Encoder HS35N (1)
Encoder HS35N (1)
Encoder HS35N (2)

Algumas funções e características desses encoders são: robustez necessária para aplicações industriais e temperatura de operação de 0 à 100°C.

Encoders Absoluto

O encoder absoluto possui um importante diferencial em relação ao encoder incremental: a posição do encoder incremental é dada por pulsos a partir do pulso zero, enquanto a posição do encoder absoluto é determinada pela leitura de um código e este é único para cada posição do seu curso; consequentemente os encoders absolutos não perdem a real posição no caso de uma eventual queda da tensão de alimentação (até mesmo se deslocados). Os dois encodres utilizam princípios semelhantes, que são as janelas transparentes e opacas.

Encoder AR62
Encoder AR62
Encoder AX65 – À prova de explosão
Encoder AX65 – À prova de explosão

Características dos encoders absolutos são o alto grau de proteção, resistência à choque e vibração, e são em grande parte invólucros em alumínio ou aço inox.

Encoder Heavy Duty

Encoders heavy duty são encoders de alta precisão e robustez com discos inquebráveis utilizados na automação de fábricas, óleo e gaz, elevadores e motores vetoriais.

Encoder X25 – Óleo e gás
Encoder X25 – Óleo e gás

 

Dynapar

 

Dynapar e os encoders industriais

O Grupo Danaher Corporation é um dos responsáveis pelo avanço na automação industrial, graças a seus produtos dedicados a diversos segmentos do setor. O grupo surgiu na década de 80 e está presente nos 05 continentes com mais de 50 empresas e líderes de mercado em diversos segmentos de atuação oferecendo soluções para automação industrial, ferramentas manuais e equipamentos odontológicos.

No Brasil, o Grupo Danaher atua com a divisão Sensors & Controls oferecendo soluções inovadoras e otimizadas, além de um ótimo custo benefício para o mercado.

A Dynapar, uma vertente da Danaher, é de origem norte americano e atua no Brasil oferecendo uma completa linha de Encoders, sendo industriais, comerciais e Heavy-Duty, proporcionando um controle eficiente e um posicionamento de segurança.

Quer saber mais?

Saiba que grande parte dos produtos que você utiliza, passam pelo processo de automação industrial. Conheça o grupo Danaher e saiba mais.

 * Este artigo foi patrocinado pelo Grupo Danaher