• Cursos Online
  • Vagas de Emprego
  • Estágios
  • Envie seu Artigo
  • Anuncie
  • Contato
Automação Industrial
  • Notícias
  • Redes Industriais
    • PROFIBUS
    • HART
    • WirelessHART
  • Controle de Processos
  • Indústria 4.0
  • Instrumentação
Nenhum Resultado
Ver Todos os Resultados
Automação Industrial
Nenhum Resultado
Ver Todos os Resultados
Automação Industrial
Nenhum Resultado
Ver Todos os Resultados
Home Notícias

Doutorado Acadêmico Industrial da UFABC amplia oportunidades no setor de automação industrial

por Guilherme Santos
13/05/2013
em Notícias

A Universidade Federal do ABC (UFABC), com unidades em Santo André e São Bernardo do Campo, anunciou na última semana o lançamento do Doutorado Acadêmico Industrial (DAI) que visa aproveitar o conhecimento do doutorando através da sua vivência corporativa. Uma oportunidade de formação que tem relação direta com o setor de automação industrial.

Doutorado Acadêmico Industrial - UFABC

De acordo com o site da instituição, o Doutorado “aprofunda os objetivos acadêmicos pela produção de um trabalho que deve representar uma contribuição real, original e criativa na área investigada e que demonstre qualificação para formar outros Doutores”.

Assim como em todos os programas da UFABC, o DAI é aprovado e recomendado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).  Neste projeto especificamente, o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) entra como parceiro no desenvolvimento e acompanhamento do conteúdo programático, além de fornecer uma bolsa de estudo com supervisão da universidade.

Entre os principais objetivos do DAI está a formação de profissionais para a indústria nacional que tragam evolução tecnológica com o desenvolvimento de pesquisas e metodologias associadas à análise e resolução de problemas pontuais e relevantes em quaisquer áreas de conhecimento das engenharias.

 

Processo seletivo

Ao todo serão 20 vagas disponíveis no edital que deve sair nas próximas semanas. O processo seletivo incluirá entrevistas, análise de currículo e de projetos de pesquisas realizados pelo pretendente. Para inscrever-se, não é necessário ter mestrado, bastando para tal ter graduação em qualquer área. Porém, a equipe de coordenação orienta que o candidato deve ter uma formação compatível com as indústrias parceiras da universidade.

 

Conteúdo programático

Dividido em duas fases, o conteúdo programático do DAI é formado pelas fases de pré-doutorado e doutorado. Na primeira fase, o aluno passa por um período de estágio em até três empresas, por seis meses, na busca por problemas que tenham relevância suficiente para sua tese de doutorado.

Na segunda fase, o doutorando receberá orientação de um docente da universidade juntamente com a supervisão de um profissional designado pela empresa durante o período de quatro anos, havendo possibilidade de prorrogação de dois anos, se necessário.

 

Os benefícios para a comunidade de automação industrial

Apesar de a UFABC oferecer entre seus cursos de graduação em engenharia o de “Instrumentação, Automação e Robótica”, esta especialidade ainda não está disponível em nível de doutorado, o que faz do DAI uma oportunidade que se abre para todo profissional cuja realidade esteja ligada diretamente ao processo industrial. Sendo assim, a comunidade de automação industrial encontrará nele subsídios para completar e ampliar sua formação.

 “Os temas dos projetos de pesquisa dos doutorandos serão formulados a partir de necessidades tecnológicas das empresas”, explica o professor Armando C. Franco, Doutor em Ciências pelo IEE/USP e economista lotado na Pró-Reitoria de Pesquisa da UFABC, em entrevista concedida ao blog Automação Industrial. “Os indivíduos que obtiverem seus títulos de Doutor através do DAI tenderão a ter uma formação voltada para pesquisa aplicada, criando tecnologia nacional para aplicação no setor produtivo”, completa Armando, confirmando as expectativas positivas da UFABC em relação ao amplo mercado de trabalho que o doutorando encontrará com essa formação.

Questionado ainda sobre a expansão do DAI para outras universidades federais e até mesmo particulares, o professor esclarece: “O acordo de cooperação técnica firmado com o CNPq, estabelece que o DAI é um projeto piloto que será testado na UFABC. Do êxito de sua implantação nesta universidade depende a extensão para as demais instituições de ensino superior”.

 

Inscrições e outras informações

Ainda sem data definida, o edital que contemplará as instruções para inscrição no processo seletivo do Doutorado Acadêmico Industrial estarão disponíveis através do link no site da Universidade Federal do ABC: http://propg.ufabc.edu.br/programas-de-pos-graduacao.html.

Tags: universidade

RECOMENDAMOS ESSES POSTS

Notícias

Siemens promove edição online do SPACe Brazil 2021

12/01/2021
Siemens Energy fornece dois turbogeradores a vapor de 310MW para Celulosa Arauco
Notícias

Siemens Energy fornece dois turbogeradores a vapor de 310MW para Celulosa Arauco

29/12/2020
Universal Robots comemora 50 mil robôs colaborativos vendidos
Notícias

Universal Robots comemora 50 mil robôs colaborativos vendidos

28/12/2020
3M lança programa para reconhecer 25 mulheres cientistas na América Latina`
Notícias

3M lança programa para reconhecer 25 mulheres cientistas na América Latina

16/12/2020
KUKA anuncia nova família de robôs compactos KR SCARA
Notícias

KUKA anuncia nova família de robôs compactos KR SCARA

08/12/2020
Inscrições gratuitas para o Bootcamp de Controle Inteligente de Motores WEG
Notícias

Inscreva-se gratuitamente para o Bootcamp de Controle de Motores WEG

01/12/2020
Próximo Post
Algoritmo de segurança para SDCD (Sistemas Digitais de Controle Distribuído)

Software traz algoritmo de proteção para Sistemas Digitais de Controle Distribuído

Comentários 2

  1. Bruno Ribeiro says:
    8 anos atrás

    Temos uma data prevista para o lançamento oficial da oportunidade? Gostaria de participar do processo de seleção, porem fiquei com medo de perder a data, pois não tem nada agendado ainda.

    Responder
    • Guilherme Santos says:
      8 anos atrás

      Olá Bruno, tudo bem?
      Ainda não há previsão de data.

      Responder

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine nossa newsletter para receber novidades exclusivas por email!

*Odiamos spam tanto quanto você

Posts recentes

  • Siemens promove edição online do SPACe Brazil 2021
  • Eficiência Energética 4.0
  • Siemens Energy fornece dois turbogeradores a vapor de 310MW para Celulosa Arauco
  • Universal Robots comemora 50 mil robôs colaborativos vendidos
  • 3M lança programa para reconhecer 25 mulheres cientistas na América Latina

Newsletter

Assine nossa newsletter para receber novidades exclusivas por email!

*Odiamos spam tanto quanto você

  • Cursos Online
  • Vagas de Emprego
  • Estágios
  • Envie seu Artigo
  • Anuncie
  • Contato

© 2020 Automação Industrial | Desenvolvido por Clickava

Nenhum Resultado
Ver Todos os Resultados
  • Notícias
  • Redes Industriais
    • PROFIBUS
    • HART
    • WirelessHART
  • Controle de Processos
  • Indústria 4.0
  • Instrumentação

© 2020 Automação Industrial | Desenvolvido por Clickava