fbpx
Automação Industrial
Conheça tudo sobre automação industrial através dos melhores artigos técnicos, apostilas e tutoriais online. Encontre vagas em automação industrial.

Curso online gratuito de programação em C

Como uma das mais populares na área de programação, a linguagem C, criada originalmente em 1972, ainda está presente e é amplamente utilizada na implantação e suporte de sistemas, tanto em ambientes GNU/Linux como também no Windows. O seu estudo é obrigatório no currículo dos novos profissionais, mesmo que estes se especializem posteriormente em outras linguagens mais contemporâneas.

Com o avanço da eletrônica e o aumento na capacidade dos equipamentos, a programação também passou a fazer parte da rotina da comunidade de automação industrial. Redes e computadores complexos estão presentes na rotina industrial e a criação de softwares capazes de organizar e gerenciar os processos abriu um leque de oportunidades de trabalho.

Aprender programar em C

Nesse contexto, dominar a programação em C abre portas para outras linguagens. Sendo assim, saiba que através do website C Progressivo é possível estudar a linguagem gratuitamente. O estudo se faz à distância, online, sem a necessidade de cadastro para inicia-lo.

O conteúdo sobre como programar em C está disponível em formato de apostila digital, divida em seções que trazem exemplos de criação de aplicativos e jogos, além de inúmeros exercícios resolvidos e comentados.

Conteúdo Programático do Curso de Programação em C

O conteúdo do curso de programação em C online se divide em:

  • Conceitos Básicos: criando e compilando o primeiro programa em C, buffer, sistema binário, valores e operadores lógicos;
  • Teste Condicional e Controle de Fluxo: fazendo testes e comparações, operadores de incremento e laços while e for;
  • Funções em C: argumentos e parâmetros de funções, comando return, variáveis locais e funções recursivas;
  • Estrutura de dados (Vetores/Arrays): inicializando vetores, usando constantes, matrizes em C e passagens por referência;
  • Ponteiros (apontadores): como declarar, inicializar e usar ponteiros, variáveis apontadas e operações matemáticas com ponteiros;
  • Strings e Caracteres: lendo e escrevendo strings e criação de bibliotecas;
  • Estrutura de dados (Structs): como declarar uma struct, como acessar, ler e escrever em elementos de uma struct e como enviar e passar uma struct para funções;
  • Alocação Dinâmica de Memória: função malloc() e como alocar memória em C;
  • Jogos em C: código completo e comentado dos jogos Batalha Naval e Jogo da Velha em C;

Comece a programar em C

O site C Progressivo traz ainda um fórum para que os alunos possam trocar experiências e dúvidas com outros participantes, além de um formulário de contato para questões em geral. Para aqueles que não têm base ou intimidade com programação, é possível ainda iniciar os estudos através da seção “Comece a Programar” que traz os conceitos básicos.

O estudo em cursos online exige muita disciplina por parte do aluno. Devido ao poder de liberdade que o programador em C terá com sua máquina, será necessária uma dedicação ainda maior para absorver o conteúdo, mas que será recompensada com a facilidade de aprender outras linguagens na sequência.


Deixe seu Comentário

Seu endereço de email não será publicado.

13 Comentários
  1. Marcello Diz

    Opa muito legal!!

    Parabéns peça iniciativa.

  2. Torres Diz

    A seção do “Comece a Programar” é do site Programação Progressiva:
    http://www.programacaoprogressiva.net

  3. henrique bastos Diz

    como faço para fazer esse curso

  4. ayrton Diz

    Parabéns pela iniciativa, que permitira a muitos buscarem informação de qualidade

    1. Guilherme Santos Diz

      Obrigado Ayrton!

  5. Luiz Claudio Diz

    Caramba cara, tem muito conteúdo essa apostila de c!

  6. Reginaldo Vicente Diz

    Tenho interesse em fazer esse curso. Como fazer para acessar o conteudo

  7. Micael Sandrin Diz

    Tenho programação C no meu curriculo, mas usei somente no tempo do mecatronica, vai ser bom aprender novamente, além de atualizar as minhas bibliotecas. kkkk

  8. Sérgio Seixas Diz

    Como faço para fazer o curso e baixar a apostila

  9. Mário Ribeiro Diz

    PArabéns Pessoal. Bela iniciativa! Abraços…

  10. Leonardo Freitas Diz

    gostaria de saber se esses programas q envolvem a linguagem C são muito ultilizadas no cotidiano de trabalho do técnico de automação industrial?

  11. neizon alves Diz

    Como faço para obter as apostilas?

  12. Fernandes De Sousa Junior Diz

    Como faço para fazer o curso