fbpx
Notícias

Bosch destaca soluções para Indústria 4.0 na FIEE Smart Future

A Bosch marca presença na 30ª edição da FIEE Smart Future, feira de negócios da Indústria de Elétrica, Eletrônica, Automação, Conectividade e Energia do País, que acontece de 23 a 26 de julho no São Paulo Expo, em São Paulo.

A empresa apresentará soluções para a Indústria 4.0, pautadas em Internet das Coisas (IoT), conectividade, sensores, softwares e serviços. Os visitantes da FIEE Smart Future poderão conferir os principais benefícios das tecnologias integradas da Bosch: Nexeed, Data Collector e ActiveCockpit.

Análise e gestão de dados em tempo real

Estabelecer conexão e interatividade entre o homem, a máquina e os processos é o papel da Indústria 4.0 para tornar a produção fabril mais inteligente, eficiente e adequada às exigências de mercados cada vez mais dinâmicos.

Para isso, a Bosch desenvolveu o Nexeed, uma das soluções que estará em demonstração durante o evento. O Nexeed é um software para gestão de desempenho de linhas de produção que conta com diferentes recursos para monitoramento, rastreabilidade e controle de processos em tempo real e com reporte diário. Com foco na análise de grandes volumes de dados, esta solução tem como diferencial o fato de ser um sistema modular, o que permite adequar suas funções conforme a demanda de cada cliente.

Nexeed
Demonstração do Nexeed

A solução possibilita o envio de alertas sobre o status de funcionamento de equipamentos ou de falhas sejam imediatamente enviados por SMS e/ou e-mail aos responsáveis para tomadas de decisões mais ágeis e assertivas.

Na Bosch em Campinas, por exemplo, o Nexeed possibilita a comunicação com outras localidades no exterior a fim de garantir o mesmo padrão de qualidade. A obtenção de dados estatísticos também é possível graças a possibilidade de integração com sistemas de terceiros.

Já o Data Collector é um sistema MES desenvolvido para auxiliar a análise de dados e melhorias nas áreas de manufatura com mais agilidade e foco na causa raiz de ocorrências em linhas de montagem graças as técnicas de MTM (método de medição de tempo).

Dentre suas funções estão: visualização do status das linhas de produção e máquinas que são monitoradas em tempo real, emissão de relatórios automáticos, envio de e-mail e conexão com outros aplicativos que tenham código acessível. Esta solução pode ser customizada para diversas necessidades, tem modelos de relatórios compatíveis com os pacotes Office e é possível visualizá-la de qualquer dispositivo via Intranet ou Internet.

Outra solução que será apresentada é o ActiveCockpit, desenvolvido pela Bosch Rexroth. Trata-se de uma plataforma de comunicação interativa que processa e apresenta os dados da produção em tempo real, reunindo diversos tipos de informações para análise, como identificação imediata de problemas na linha de produção, bem como outras situações que contribuem para aumentar o nível de qualidade de produtos, a produtividade e a competitividade.

Etiquetas

Guilherme Santos

Graduado em Analise e Desenvolvimento de Sistemas e nascido em Sertãozinho, no interior paulista. Criei o site Automação Industrial em maio de 2012 para ajudar estudantes e profissionais do setor com conteúdo relevante e em português. Apaixonado por tecnologia, programação e um bom café.

Um Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar