Conheça tudo sobre automação industrial através dos melhores artigos técnicos, apostilas e tutoriais online. Encontre vagas em automação industrial.

Alunos do Ceará representam Brasil em desafio internacional de robótica na Coréia do Sul

Estudantes do campus de Cedro (CE) do Instituto Federal do Ceará vão representar o Brasil no Worldwide Freescale Cup Challenge, em Seul, na Coréia do Sul, em 30 de agosto deste ano. O grupo do Ceará foi classificado para a etapa mundial após a classificação em primeiro lugar na seletiva nacional em São Paulo no ano passado.

Equipe Autobots - IFCE Cedro - Worldwide Freescale Cup Challenge
Equipe Autobots – IFCE Cedro

Os alunos do IFCE são os únicos brasileiros que participarão da competição e irão concorrer com adversários de alto nível, como Estados Unidos, Japão, Índia, China e os representantes do circuito europeu.

Segundo nota divulgada pela instituição, o grupo é composto por três alunos do 6º semestre do curso de Mecatrônica Industrial: Francisco Enilton Alves Nogueira, Maloncio Moreira Lima e Paulo Hélder Gonçalves Rodrigues; acompanhados pelo professor coordenador do projeto no campus, Prof. Pedro Henrique Almeida Miranda.

Worldwide Freescale Cup Challenge

O Worldwide Freescale Cup Challenge é uma competição global na qual estudantes constroem e programam um carro para competir em uma pista de corridas.

O carro que tiver o desempenho mais rápido, sem descarrilamento, ganha a competição.

A construção do carro tem alguns requisitos, como: O grupo deve criar uma programação de software integrado e criar um circuito básico utilizando peças Freescale; os alunos devem criar hardware e software de controle do motor para impulsionar e dirigir seu carro; os estudantes também devem fazer a interface com uma câmera para dirigir o carro seguindo a linha de guia da pista de corrida.

Para maiores informações sobre o evento e os participantes, acesso o site em inglês da competição.