AbineeTEC 2015 debate o futuro do setor eletroeletrônico durante FIEE

O AbineeTEC 2015 acontece no âmbito da 28ª Feira Internacional da Indústria Elétrica, Eletrônica, Energia e Automação (FIEE) entre 23 e 27 de março no Anhembi, em São Paulo. O tema, este ano, aborda um debate sobre o futuro do setor eletroeletrônico. A participação é gratuita e o evento contará com a presença de especialistas, membros dos poderes executivos e legislativos, representantes de indústrias, de universidades e de institutos de pesquisa.

AbineeTEC 2015

Temas e painéis do AbineeTEC 2015

Já no primeiro dia (23), o AbineeeTEC 2015 discutiu o Aperfeiçoamento do Setor Elétrico Brasileiro, com o objetivo de encontrar novas propostas que promovam o reequilíbrio estrutural e dos atores do segmento. Outro assunto discutido a respeito do tema é o arcabouço jurídico e demais maneiras para expandir o setor elétrico.

O segundo dia (24) debateu sobre a Eficiência Energética e Avaliação da Conformidade e contou com a presença do Secretário de Planejamento Energético do Ministério de Minas e Energia, Altino Ventura Filho. Ele falou das perspectivas do Brasil para a economia de energia no Brasil com maior eficiência, assim como a possibilidade de maior oferta de energia elétrica.

O próximo dia (25) do evento trará representantes do Inmetro, da ABRAC e da Abinee para conversar com os participantes sobre Avaliação da Conformidade. Dessa forma, os palestrantes analisarão os impactos e os trabalhos em certificação compulsória que são feitos para acompanhar os produtos de mercado. Ainda no mesmo dia, os palestrantes analisarão os impactos da certificação CB Scheme, da IEC. Em tal oportunidade, as OCPs (Organizações de Certificação de Produtos) e Laboratórios vão apresentar os custos e prazos comparados com os praticados no exterior, principalmente na Argentina.

A quarta-feira também promete trazer discussões sobre iniciativas de pesquisa, desenvolvimento e inovação no Brasil. O objetivo dessa parte do evento é ampliar a criação de um ambiente tecnológico inovador na indústria de setor eletroeletrônico.

No penúltimo dia (26), o tema debatido será sobre Redes Inteligentes e Indústria do Futuro. A palestra tratará sobre a estratégia do Brasil para precipitar a implementação de cidades inteligentes e perspectivas de pequeno e médio prazo, além de dar dicas de como fazer com que os governos locais adiram a tal projeto.

Para finalizar, no último dia (27), o tema abordado será a Sustentabilidade, Logística Reversa e Reciclagem no setor eletroeletrônico, com painéis que discutirão desde os desafios da logística reversa no estado de São Paulo, até assuntos mais técnicos como as exigências ambientais do setor bancário na renovação e concessão de financiamentos às empresas.

Sobre os palestrantes do AbineeTEC 2015

Além dos especialistas já mencionados, a AbineeTEC 2015 promete trazer outros profissionais de diversas áreas relacionadas aos temas abordados. Dentre eles, destacam-se o presidente da Embrapii, João Fernando de Oliveira, que deve comentar sobre os primeiros passos da entidade criada pelo governo brasileiro para incentivar e fomentar a inovação no setor industrial; a diretora do IEL-CNI, Gianna Cardoso Sagazio; o líder de projetos de Smart Grid e Smart Cities da ABDI, Carlos Frees.

Além deles, o evento também receberá o secretário de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano do Ministério do Meio Ambiente, Ney Maranhão e da secretária do Meio Ambiente do Estado de São Paulo, Patrícia Iglecias Lemos.

Serviço

A participação do AbineeTEC 2015 é gratuita, basta fazer a inscrição previamente online para garantir o credenciamento. O evento acontece entre os dias 23 e 27 de março no Pavilhão Anhembi, localizado à Av. Olavo Fontoura, 1209, em São Paulo.

Para se inscrever no evento e conferir a programação completa, acesse este link. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (11) 2175-0061 ou através do e-mail abineetec@abinee.org.br.