A ABB está firmando uma parceria estratégica com a startup Scalable Robotics, sediada nos EUA, para aprimorar seu portfólio de sistemas de soldagem robótica de interface amigável.

Por meio da visão 3D e do entendimento de processos integrados, a tecnologia Scalable Robotics permite que os clientes programem facilmente robôs de soldagem sem a necessidade de codificação.

A ABB Technology Ventures (ATV), a unidade de capital de risco da ABB, será o principal investidor na rodada de investimento de financiamento inicial da Scalable. A ABB não divulgou o valor e os termos do investimento.

O investimento é outro marco na estratégia de ecossistema da ABB de parceiros que fornecem soluções fáceis de usar para uma variedade de aplicações e indústrias.

“As empresas estão procurando a robótica para ajudar a construir resiliência, flexibilidade e eficiência diante dos desafios globais, incluindo escassez de mão de obra, cadeias de suprimentos interrompidas e incerteza”, disse Marc Segura, presidente da Divisão de Robótica da ABB. “Somente nos EUA, estima-se que haverá uma escassez de 400.000 soldadores até 2024. Para resolver isso, precisamos ajudar na adoção de robôs fornecendo tecnologia simples de usar e fácil de programar, permitindo que os fabricantes introduzam facilmente soluções automatizadas que podem soldar mais peças em menos tempo, minimizando o refugo e maximizando a qualidade.”

A tecnologia Scalable aprimora o portfólio existente da ABB de aplicativos de programação sem código que ajudam a eliminar a necessidade de conhecimento especializado.

A plataforma Scalable permite que um soldador ensine uma tarefa ao robô apontando para onde a solda deve ser aplicada, com o robô aprendendo o caminho por conta própria. A plataforma possui uma câmera 3D em uma caixa de proteção anexada às ferramentas de extremidade do braço do robô e usa uma interface de tela sensível ao toque para guiar o soldador pelas etapas de varredura, ensino, validação e ajuste.

O soldador ensina ao robô as posições das soldas clicando em uma caneta portátil para indicar a abordagem desejada, caminho e pontos de partida da solda. A plataforma gera automaticamente um caminho de solda que é validado no RobotStudio, o software simulação e programação da ABB. O operador faz qualquer modificação final antes que o robô ajuste automaticamente o programa e o envie ao controlador para que a solda possa ser executada.

“Fundamos a Scalable Robotics com a premissa de que os robôs industriais são ferramentas que devem estar disponíveis para empresas de todos os tamanhos e níveis de sofisticação técnica”, disse Tom Fuhlbrigge, fundador e CEO da Scalable Robotics.

Compartilhe
Deixe Uma Resposta