Close Menu
  • Notícias
  • Redes Industriais
  • Controle de Processos
  • Indústria 4.0
  • Instrumentação
Facebook X (Twitter) Instagram
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Quem Somos
  • Anuncie
  • Contato
Facebook Instagram LinkedIn YouTube
Automação IndustrialAutomação Industrial
  • Notícias
  • Redes Industriais
  • Controle de Processos
  • Indústria 4.0
  • Instrumentação
Automação IndustrialAutomação Industrial
Início»Notícias
Notícias

Formigas biônicas desenvolvidas pela Festo foram destaque na Hannover Messe 2015

Guilherme KustroPor Guilherme KustroAtualizado:25/02/20202 Minutos de Leitura
Formigas biônicas Festo - Bionic Ants
LinkedIn Facebook Twitter WhatsApp Email

A empresa alemã Festo desenvolveu formigas biônicas para trabalhar em fábricas do futuro. As formigas, que apresentam seis patas flexíveis para se movimentar e empurrar objetos, foram um dos grandes destaques da feira.

Os desenvolvedores explicaram que elas são robôs inteligentes, do tamanho de uma mão humana, que imitam o comportamento colaborativo dos insetos em linhas de produção ao executar tarefas em conjunto, assim como fazem as formigas dentro de um formigueiro.

No futuro, quando estiverem disponíveis no mercado, as formigas biônicas poderão ser utilizadas como força de trabalho em linhas de produção para executar tarefas extremamente complexas, que inclusive não podem ser realizadas por robôs ordinários.

Com baixo gasto de energia, elas são capazes de identificar objetos que devem ser transportados de um local para o outro por meio de câmeras acopladas na cabeça. Para objetos maiores, os robôs inteligentes desenvolvem uma técnica para trabalhar em grupo, de maneira colaborativa. Ainda, para receber informações do ambiente, as formigas contam com sensores que se comunicam com um sistema central por uma rede de internet sem fio.

Os robôs foram apresentados durante a Feira Industrial de Hannover 2015, que aconteceu na Alemanha entre os dias 13 e 17 de abril.

Sobre a Feira Industrial de Hannover

Este ano, a feira juntou mais de 200 mil pessoas de dezenas de países para observar os quase 30 pavilhões com lançamentos e inovações de última geração em automação industrial, energia, mobilidade, pesquisa, energia renovável e indústria digital. O número de expositores em 2015 chegou ao recorde de 6,5 mil.

O Brasil marcou presença com mais de 100 executivos enviados e coordenados pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). Em 2016, a feira acontece entre os dias 25 e 19 de abril, em Hannover, na Alemanha.

Festo Robótica
Compartilhe Facebook LinkedIn Twitter WhatsApp Email
Guilherme Kustro
  • Site
  • Facebook
  • X (Twitter)
  • Instagram
  • LinkedIn

Nascido e criado em Sertãozinho, uma cidade no interior paulista. Em maio de 2012 fundei o site Automação Industrial com o objetivo de apoiar estudantes e profissionais do setor, oferecendo conteúdo relevante e acessível em português. Apaixonado por programação e sempre acompanhado de um bom café.

Veja Também

ABB demonstra soluções de manufatura aditiva e robótica colaborativa na EXPOMAFE 2025

JBS anuncia investimento de R$ 216 milhões em unidades da Seara em Santa Catarina

Mitsubishi Electric apresenta nova linha de inversores industriais FR-D800 com foco em eficiência energética

Arauco fecha contrato com Siemens Energy para nova fábrica de celulose no Brasil

Adicionar Comentário
Deixe Uma Resposta Cancelar Resposta

Últimas Notícias

ABB demonstra soluções de manufatura aditiva e robótica colaborativa na EXPOMAFE 2025

08/05/2025

JBS anuncia investimento de R$ 216 milhões em unidades da Seara em Santa Catarina

07/05/2025

Mitsubishi Electric apresenta nova linha de inversores industriais FR-D800 com foco em eficiência energética

01/05/2025

Arauco fecha contrato com Siemens Energy para nova fábrica de celulose no Brasil

26/04/2025
Automação Industrial
Facebook X (Twitter) Instagram YouTube LinkedIn RSS
  • Cursos Online
  • Vagas de Emprego
  • Estágios
  • Anuncie
  • Contato
© 2025 Automação Industrial. Um projeto Fyrma.

Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc 'cancelar'.