Close Menu
  • Notícias
  • Redes Industriais
  • Controle de Processos
  • Indústria 4.0
  • Instrumentação
Facebook X (Twitter) Instagram
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Quem Somos
  • Anuncie
  • Contato
Facebook Instagram LinkedIn YouTube
Automação IndustrialAutomação Industrial
  • Notícias
  • Redes Industriais
  • Controle de Processos
  • Indústria 4.0
  • Instrumentação
Automação IndustrialAutomação Industrial
Início»Artigos
Artigos

10 Anos de Indústria 4.0: O que mudou entre 2012 e 2022?

Márcio VenturelliPor Márcio VenturelliAtualizado:22/02/20243 Minutos de Leitura
10 Anos de Indústria 4.0: O que mudou entre 2012 e 2022?
LinkedIn Facebook Twitter WhatsApp Email

E já se foram 10 anos desde o surgimento da ideia de Indústria 4.0, Klaus Schwab, falou no Fórum Econômico Mundial, nesta época, provocando o pensamento de líderes globais sobre uma nova onda provocada por novas tecnologias que iriam mudar a indústria e o mundo.

Na Alemanha, inicia-se a Industrie 4.0, alastrando pelo mundo o conceito, onde cada país criou a seu modo, políticas, programas e iniciativas, que levariam as indústrias para uma nova realidade, a dita 4ª Revolução Industrial.

Já temos no mundo das indústrias, operando de acordo com os apontamentos de Klaus Schwab?

Ainda não na totalidade, mas o caminho é real e sem volta, para embasar nosso texto vamos levar em consideração os estudos promovidos e divulgados pelo Fórum Econômico Mundial (WEF), onde a partir de 2019, iniciou-se uma pesquisa global, para entender o quão aderente a Indústria 4.0 estava sendo aplicada nas empresas.

Neste ano de 2019, um Paper, intitulado Faróis da 4ª Revolução Industrial, apontaram 16 empresas globais, ao redor do mundo, que já tinham aplicado em seus processos, tecnologias que impactaram sua forma de produção, logística, planejamento, P&D, dando um novo formato para estas indústrias.

A figuras apontam o resumo de cada ano, sugerimos baixar estes documentos para entender cada case apontado, que levou a descrição destas empresas no estudo.

001 1668708600039

No ano de 2020, um Paper, intitulado Faróis da 4ª Revolução Industrial, apontaram 44 empresas globais, ao redor do mundo, que já tinham aplicado em seus processos, tecnologias que impactaram sua forma de produção, logística, planejamento, P&D, dando um novo formato para estas indústrias.

002 1668708645145

No ano de 2021, um Paper, intitulado Faróis da 4ª Revolução Industrial, apontaram 69 empresas globais, ao redor do mundo, que já tinham aplicado em seus processos, tecnologias que impactaram sua forma de produção, logística, planejamento, P&D, dando um novo formato para estas indústrias.

003 1668708680207

No ano de 2022, um Paper, intitulado Faróis da 4ª Revolução Industrial, apontaram 103 empresas globais, ao redor do mundo, que já tinham aplicado em seus processos, tecnologias que impactaram sua forma de produção, logística, planejamento, P&D, dando um novo formato para estas indústrias.

004 1668708719022

O fato de o estudo apontar um crescimento gradual, ano a ano, nos leva a concluir que a crescente tecnológica na implantação das indústrias é uma realidade, conforme mostra o gráfico abaixo.

005 1668708783857

Neste ano de 2022, seguindo a linha de estudos e tendências, a empresa ARC divulgou um estudo com as 25 empresas mundiais mais inovadoras no âmbito da Transformação Digital, segue o link para baixar o Paper:

Conclusão

Concluímos que a Transformação Digital nas Indústrias é uma realidade, empresas que já se estruturaram com treinamento e qualificação de pessoas, criação de diretrizes estratégicas, investimentos com visão de futuro, já estão vivendo uma realidade diferente dos modelos até então postos ante a 3ª Revolução Industrial.

A empresas do futuro estão sendo construídas, não sabemos como serão na totalidade, mas já temos alguns indicadores, serão empresas com pessoas que saberão utilizar dados para tomada de decisões, projetando tendências futuras, frente aos desafios impostos pelo crescimento da população mundial.

Compartilhe Facebook LinkedIn Twitter WhatsApp Email
Márcio Venturelli
  • Site
  • Facebook
  • X (Twitter)
  • LinkedIn

Márcio Venturelli trabalha há 30 anos no mercado de Automação Industrial, desenvolveu sua carreira ao longo do tempo com foco em Inovação e Novas Tecnologias, especializou-se em Digitalização e Indústria 4.0, atualmente é Coordenador Técnico do Instituto SENAI de Tecnologia e Professor de Automação Industrial, como foco em Transformação Digital. Trabalhou em diversos projetos e implantação de sistemas de controle e automação industrial, no Brasil e no exterior, além de ser professor de graduação e pós-graduação nas áreas de automação e gestão industrial e desenvolver pesquisa aplicada nas áreas da Indústria 4.0. Graduado em Ciência da Computação com especialização em Controle e Automação Industrial, possui pós-graduação Ciência de Dados, Gestão Industrial e Tecnologia do Petróleo e Gás e MBA em Estratégica de Negócios. Foi membro do Comitê de Convergência de TO-TI do IBP Instituto Brasileiro do Petróleo, diretor de tecnologia da PI Profibus International e diretor de tecnologia da ISA Sociedade Internacional de Automação, coordenador do comitê setorial do Ceise Br - Centro das Indústrias de Bioenergia.

Veja Também

Análise de Rede PROFIBUS: metodologia prática para diagnóstico eficiente

5 boas práticas de manutenção em redes PROFINET

A Inteligência Artificial aproxima a engenharia aeroespacial do futuro

A nova Robótica e seu papel na Sustentabilidade

Adicionar Comentário
Deixe Uma Resposta Cancelar Resposta

Últimas Notícias

ABB demonstra soluções de manufatura aditiva e robótica colaborativa na EXPOMAFE 2025

08/05/2025

JBS anuncia investimento de R$ 216 milhões em unidades da Seara em Santa Catarina

07/05/2025

Mitsubishi Electric apresenta nova linha de inversores industriais FR-D800 com foco em eficiência energética

01/05/2025

Arauco fecha contrato com Siemens Energy para nova fábrica de celulose no Brasil

26/04/2025
Automação Industrial
Facebook X (Twitter) Instagram YouTube LinkedIn RSS
  • Cursos Online
  • Vagas de Emprego
  • Estágios
  • Anuncie
  • Contato
© 2025 Automação Industrial. Um projeto Fyrma.

Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc 'cancelar'.