PROFIBUS


Você sabe fazer diagnóstico em redes PROFINET?

Cada vez mais protocolos de Ethernet Industrial estão sendo utilizados em nossas instalações. Dentre eles, o PROFINET tem importância destacada. Apoiado pela Profibus Internacional, o protocolo apresenta um crescimento acelerado no mercado global se comparado ao Profibus.

Você precisa de um conector robusto para sua rede PROFIBUS DP?

A qualidade da instalação física de redes PROFIBUS é um fator fundamental para a estabilidade e produtividade. Apesar disso, é comum encontrarmos em campo conectores PROFIBUS DP mal instalados ou até mesmo danificados, uma vez que o ambiente industrial muitas vezes é agressivo e conectores de baixa qualidade acabam não suportando.

Figura 1 - Bandeja metálica por onde passa o cabo Profibus

Você sabe como identificar problemas em cabos e conectores Profibus?

A preparação do cabeamento e a montagem dos conectores em redes Profibus DP é uma tarefa que parece mais simples do que realmente é. Não é raro encontrarmos, depois de pronta toda a instalação do barramento, alguma falha elétrica que não permita a operação normal da rede Profibus.

Gerenciamento de ativos com protocolos Profibus e Profinet

Gerenciamento de ativos com protocolos Profibus e Profinet

Gerenciar ativos é a técnica de analisar se o investimento que foi feito no equipamento ou sistema está atingindo o seu máximo desempenho ao longo de sua vida útil. O ativo, em nosso caso, nada mais é que todo o hardware e software instalado na planta, com o principal objetivo de proporcionar informações e controle operacional da produção.

PI Brasil realiza workshop gratuito e mini curso Profibus em Uberaba (MG)

Os profissionais e especialistas em engenharia, automação industrial e outros temas relacionados da região de Uberaba, em Minas Gerais, terão uma oportunidade de presenciar dois eventos únicos nos próximos dias 20 e 21 de maio, realizados pela Associação Profibus / Profinet Brasil América Latina.

Redes Profibus no setor Sucroenergético

Tecnologia Profibus: Os Benefícios das Redes Industriais no Setor Sucroenergético no Brasil

O setor sucroenergético no Brasil tem vem se destacando como plantas de bioenergia, produzindo através da cana-de-açúcar o Etanol, sendo o segundo maior produtor do mundo com 26,52 bilhões de litros, açúcar com 37,76 milhões de toneladas, sendo o maior exportador do mundo e capacidade instalada de 9.339 MW de geração de energia elétrica com a queima do bagaço de cana após a extração de caldo, com um faturamento anual do setor de 43,36 bilhões de dólares (Markestrat *, 2014).

Protocolo PROFIBUS PA

O Protocolo Profibus PA

Oi gente, tudo bem com vocês?

Hoje vou falar um pouco sobre as principais características do protocolo Profibus PA.

De acordo com [1], o Profibus PA define, em adição às definições padrões do Profibus DP, os parâmetros e blocos de função para dispositivos de automação de processo, tais como transmissores, válvulas e posicionadores. Além disso, possui uma característica adicional que é a transmissão intrinsecamente segura, o que faz com que ele possa ser usado em áreas classificadas, ou seja, ambientes onde existe o perigo de explosão. É indicado para controlar variáveis analógicas em controle de processos. É encontrado predominantemente nas indústrias de transformação [2] e pode ser utilizado em substituição ao padrão 4 a 20 mA.

Métodos de diagnóstico existentes para redes Profibus DP

Métodos de diagnóstico existentes para redes Profibus DP

Oii pessoal, tudo bem com vocês? No post de hoje vou falar sobre os métodos de diagnósticos existentes para as redes Profibus DP. Espero que gostem.

As redes Profibus, assim como outros fieldbuses, podem apresentar problemas na operação. Devido à necessidade de se encontrar rapidamente a falha e resolver esses problemas, o profissional pode contar com diversos métodos para diagnosticar e avaliar o desempenho de uma rede Profibus DP.

Protocolo Profibus: Procedimentos de Transmissão

O Protocolo Profibus (Parte V)

Oi pessoal,

Como prometido no post passado, vou falar agora sobre os procedimentos de transmissão dos telegramas de mensagens em Profibus. Como foi falado também, este texto é de autoria do professor Eduardo André Mossin, do IFSP-Sertãozinho.

Tabela 1 – Tipos de Telegramas Profibus DP

O Protocolo Profibus (Parte IV)

Oi pessoal, tudo bem?

Continuando nossa série de artigos sobre o Profibus DP, neste post vou falar sobre as camadas de Enlace e de Usuário deste protocolo. São nessas camadas que são gerados e distribuídos os telegramas de mensagens. Então, neste post, vocês verão sobre endereçamento das estações, o significados dos bits dos telegramas e os tipos e formatos dos telegramas. E no próximo post, será apresentado o procedimento de transmissão dos telegramas.

O texto deste artigo não é de minha autoria. O autor é o professor do IFSP-Sertãozinho, Eduardo André Mossin, e o texto é parte de sua tese de doutorado.

Então… vamos lá.