Redes Industriais

Redes Ethernet Industrial

Redes Ethernet Industrial: Conceito e aplicação na Automação e Controle Industrial

As Redes Ethernet se consolidaram como padrão de comunicação entre computadores desde sua invenção, como a Automação Industrial se convergiu ao longo dos últimos anos com a Tecnologia da Informação (TI), as Redes Ethernet se desenvolveram dentro do universo da Tecnologia da Automação (TA), ganhando características que delinearam um cenário de total aderência aos novos projetos e atualização de sistemas legados de rede para automação e controle.

ISA100 e WirelessHART: Aplicações na Instrumentação e Controle de Processos Industriais

ISA100 e WirelessHART: Aplicações na Instrumentação e Controle de Processos Industriais

Este artigo e apresentação têm como principal objetivo demostrar de forma simplificada e rápida a utilização da tecnologia ISA100 e WirelessHART nas aplicações de instrumentação e controle de processos industriais. Este texto não tem a intenção em nenhum momento de descrever detalhes técnicos de funcionamento do protocolo e norma, muito menos de polarizar e formar opinião entre as diferenças de tecnologia, mesmo porque o usuário final é quem “manda”, portanto escolhe o que quer.

Figura 1 - Bandeja metálica por onde passa o cabo Profibus

Você sabe como identificar problemas em cabos e conectores Profibus?

A preparação do cabeamento e a montagem dos conectores em redes Profibus DP é uma tarefa que parece mais simples do que realmente é. Não é raro encontrarmos, depois de pronta toda a instalação do barramento, alguma falha elétrica que não permita a operação normal da rede Profibus.

img8-wirelesshart-na-planta

HART: Tenho uma Ferrari, mas ainda ando de Fusca!

Dentro do que tenho comentado sobre utilizar redes digitais como uma rede analógica, dessa vez gostaria de falar sobre quem tem uma tradicional rede analógica (4 – 20 mA) e não sabe ou desconhece o real potencial da sua rede, mesmo a comunicação sendo com base em um sinal de corrente. Em alguns eventos que participo, já ouvi muitas pessoas falarem que a comunicação HART é algo totalmente obsoleto, que não faz sentido hoje em dia utilizar ou criar novos projetos com o tradicional 4 – 20 mA com sinal e instrumentos HART no campo!

Profinet - Tecnologia e Aplicações

Profinet: Tecnologia e Aplicações

A evolução dos protocolos de comunicação que se convergem no padrão Ethernet são uma realidade na indústria. O protocolo Profinet é a própria evolução da comunicação industrial, é a evolução do protocolo Profibus, mas em um outro formato, bem mais completo, que atende uma gama variada de aplicações que hoje são demandadas pela indústria, numa única solução.

Figura 01 - Instalação de baixo custo

10 Motivos para aplicar a tecnologia Wireless

Muito se fala sobre as vantagens da tecnologia wireless, mas nem sempre elas são claras para os usuários das tecnologias convencionais ao ponto de convencer migrar para o mundo sem fio. Este artigo tem como objetivo exemplificar as principais vantagens em se utilizar instrumentação wireless e dessa forma convencer que o wireless pode ser a melhor opção em vários tipos de aplicações na indústria.

Safety Bus

Safety Bus: Utilizando protocolo Profibus, Profinet e ASI Bus para Segurança em Máquinas e Processos

O aumento da demanda por sistemas de segurança em máquinas e processos é crescente, visto cada vez mais aumentarmos a dinâmica da produção, elevando riscos de incidentes. Sistemas de segurança em automação, são responsáveis por tomar uma ação segura, ou manter um sistema funcionando numa condição de perigo iminente, até que sejam restabelecidas condições de normalidade.

Gerenciamento de ativos com protocolos Profibus e Profinet

Gerenciamento de ativos com protocolos Profibus e Profinet

Gerenciar ativos é a técnica de analisar se o investimento que foi feito no equipamento ou sistema está atingindo o seu máximo desempenho ao longo de sua vida útil. O ativo, em nosso caso, nada mais é que todo o hardware e software instalado na planta, com o principal objetivo de proporcionar informações e controle operacional da produção.

PI Brasil realiza workshop gratuito e mini curso Profibus em Uberaba

PI Brasil realiza workshop gratuito e mini curso Profibus em Uberaba (MG)

Os profissionais e especialistas em engenharia, automação industrial e outros temas relacionados da região de Uberaba, em Minas Gerais, terão uma oportunidade de presenciar dois eventos únicos nos próximos dias 20 e 21 de maio, realizados pela Associação Profibus / Profinet Brasil América Latina.

Imagem 2 - Dados são encriptografados para segurança da informação

Instrumentação WirelessHART: Segurança dos dados e coexistência com outros protocolos sem fios na indústria

Existem diferentes protocolos de comunicação wireless que tem como principal aplicação a utilização na industrias nos instrumentos de processo , alguns padrões de comunicação são fechados de determinados fabricantes, esse tipo de protocolo fechado hoje em dia não é vantajoso para seus clientes.  Na maior parte das aplicações são utilizados protocolos abertos, onde o cliente não fica amarrado a um determinado fabricante e com isso tem liberdade e opções em novas aplicações, além de existir fundações para o desenvolvimento desses protocolos.