Redes Industriais


Figura 01 - Instalação de baixo custo

10 Motivos para aplicar a tecnologia Wireless

Muito se fala sobre as vantagens da tecnologia wireless, mas nem sempre elas são claras para os usuários das tecnologias convencionais ao ponto de convencer migrar para o mundo sem fio. Este artigo tem como objetivo exemplificar as principais vantagens em se utilizar instrumentação wireless e dessa forma convencer que o wireless pode ser a melhor opção em vários tipos de aplicações na indústria.

Safety Bus

Safety Bus: Utilizando protocolo Profibus, Profinet e ASI Bus para Segurança em Máquinas e Processos

O aumento da demanda por sistemas de segurança em máquinas e processos é crescente, visto cada vez mais aumentarmos a dinâmica da produção, elevando riscos de incidentes. Sistemas de segurança em automação, são responsáveis por tomar uma ação segura, ou manter um sistema funcionando numa condição de perigo iminente, até que sejam restabelecidas condições de normalidade.

Gerenciamento de ativos com protocolos Profibus e Profinet

Gerenciamento de ativos com protocolos Profibus e Profinet

Gerenciar ativos é a técnica de analisar se o investimento que foi feito no equipamento ou sistema está atingindo o seu máximo desempenho ao longo de sua vida útil. O ativo, em nosso caso, nada mais é que todo o hardware e software instalado na planta, com o principal objetivo de proporcionar informações e controle operacional da produção.

PI Brasil realiza workshop gratuito e mini curso Profibus em Uberaba

PI Brasil realiza workshop gratuito e mini curso Profibus em Uberaba (MG)

Os profissionais e especialistas em engenharia, automação industrial e outros temas relacionados da região de Uberaba, em Minas Gerais, terão uma oportunidade de presenciar dois eventos únicos nos próximos dias 20 e 21 de maio, realizados pela Associação Profibus / Profinet Brasil América Latina.

Imagem 2 - Dados são encriptografados para segurança da informação

Instrumentação WirelessHART: Segurança dos dados e coexistência com outros protocolos sem fios na indústria

Existem diferentes protocolos de comunicação wireless que tem como principal aplicação a utilização na industrias nos instrumentos de processo , alguns padrões de comunicação são fechados de determinados fabricantes, esse tipo de protocolo fechado hoje em dia não é vantajoso para seus clientes.  Na maior parte das aplicações são utilizados protocolos abertos, onde o cliente não fica amarrado a um determinado fabricante e com isso tem liberdade e opções em novas aplicações, além de existir fundações para o desenvolvimento desses protocolos.

O Profinet na Automação de Processos

O Profinet na Automação de Processos

Estamos acompanhando a grande evolução dos sistemas de comunicação industrial a partir da Ethernet Industrial, em nosso caso, estamos vendo uma fronteira ser superada, que é a utilização de um protocolo industrial que verticaliza a informação do chão-de-fábrica de forma transparente e simplificada.

Redes Profibus no setor Sucroenergético

Tecnologia Profibus: Os Benefícios das Redes Industriais no Setor Sucroenergético no Brasil

O setor sucroenergético no Brasil tem vem se destacando como plantas de bioenergia, produzindo através da cana-de-açúcar o Etanol, sendo o segundo maior produtor do mundo com 26,52 bilhões de litros, açúcar com 37,76 milhões de toneladas, sendo o maior exportador do mundo e capacidade instalada de 9.339 MW de geração de energia elétrica com a queima do bagaço de cana após a extração de caldo, com um faturamento anual do setor de 43,36 bilhões de dólares (Markestrat *, 2014).

protocolo-WirelessHART-parte-04

O Protocolo WirelessHART (Parte 4)

Olá amigos do blog Automação Industrial, agora que todos já tem uma noção sobre a tecnologia WirelessHART, vamos falar sobre as boas práticas de instalação. Esse é um ponto primordial para que a rede industrial funcione redondinha, sem contratempos.  É nesse ponto, onde são cometidos os piores erros por falta de conhecimento sobre a tecnologia e torna a expectativa, de melhorias no processo, negativa. Uma dica é estudar, fazer treinamentos para que se possa adquirir amadurecimento sobre a tecnologia WirelessHART.

protocolo-WirelessHART-parte-03

O Protocolo WirelessHART (Parte 3)

Olá amigos do blog Automação Industrial. Depois de falarmos sobre a arquitetura do WirelessHART no segundo artigo, desta vez vamos aprender um pouco sobre comissionamento, aplicações e algumas considerações importantes sobre o protocolo.

Protocolo WirelessHART (Parte 2)

O Protocolo WirelessHART (Parte 2)

Oi amigos do blog Automação Industrial. Estou de volta! Conforme mencionei no primeiro artigo, vamos dar continuidade e aprender um pouco mais sobre wireless, e dessa vez sobre a Arquitetura do WirelessHART™.