Redes Industriais




Redes Profibus no setor Sucroenergético

Tecnologia Profibus: Os Benefícios das Redes Industriais no Setor Sucroenergético no Brasil

O setor sucroenergético no Brasil tem vem se destacando como plantas de bioenergia, produzindo através da cana-de-açúcar o Etanol, sendo o segundo maior produtor do mundo com 26,52 bilhões de litros, açúcar com 37,76 milhões de toneladas, sendo o maior exportador do mundo e capacidade instalada de 9.339 MW de geração de energia elétrica com a queima do bagaço de cana após a extração de caldo, com um faturamento anual do setor de 43,36 bilhões de dólares (Markestrat *, 2014).

protocolo-WirelessHART-parte-04

O Protocolo WirelessHART (Parte 4)

Olá amigos do blog Automação Industrial, agora que todos já tem uma noção sobre a tecnologia WirelessHART, vamos falar sobre as boas práticas de instalação. Esse é um ponto primordial para que a rede industrial funcione redondinha, sem contratempos.  É nesse ponto, onde são cometidos os piores erros por falta de conhecimento sobre a tecnologia e torna a expectativa, de melhorias no processo, negativa. Uma dica é estudar, fazer treinamentos para que se possa adquirir amadurecimento sobre a tecnologia WirelessHART.

protocolo-WirelessHART-parte-03

O Protocolo WirelessHART (Parte 3)

Olá amigos do blog Automação Industrial. Depois de falarmos sobre a arquitetura do WirelessHART no segundo artigo, desta vez vamos aprender um pouco sobre comissionamento, aplicações e algumas considerações importantes sobre o protocolo.

Protocolo WirelessHART (Parte 2)

O Protocolo WirelessHART (Parte 2)

Oi amigos do blog Automação Industrial. Estou de volta! Conforme mencionei no primeiro artigo, vamos dar continuidade e aprender um pouco mais sobre wireless, e dessa vez sobre a Arquitetura do WirelessHART™.

O Protocolo PROFIBUS (Parte I)

O Protocolo WirelessHART (Parte 1)

Hello amigos do blog Automação Industrial, é um imenso prazer estar aqui! Vamos falar um pouco sobre os protocolos wireless para redes industriais. Tentar trocar conhecimento a respeito, pois esse é o assunto do momento e ainda há muito o que aprendermos. No artigo de hoje, falaremos um pouco mais sobre o WirelessHART™.

Protocolo FOUNDATION fieldbus - Logo

Protocolo FOUNDATION fieldbus

E ai pessoal, tudo certinho?

No post de hoje vou dar continuidade à nossa sequência de publicações sobre os diversos tipos de protocolos para Redes Industriais existentes atualmente. O protocolo em destaque hoje é o FOUNDATION fieldbus. Este protocolo, assim como o Profibus PA, foi desenvolvido para trabalhar em Áreas Classificadas.

Então…bora falar sobre Protocolo FOUNDATION fieldbus…

O que é Área Classificada (Atmosfera Explosiva)

O que são Áreas Classificadas e Atmosferas Explosivas?

E ai pessoal, joinha?

Para o post de hoje eu havia pensado em dar continuidade à nossa sequência de publicações sobre os diversos tipos de protocolos para Redes Industriais existentes atualmente. E eu havia pensado em falar sobre o protocolo FOUNDATION fieldbus. Porém, este protocolo, assim como o Profibus PA e o HART, foi desenvolvido para trabalhar, inclusive, em Áreas Classificadas. E eu cometi uma pequena falha no artigo sobre Profibus PA, não explicando a necessidade de se ter um protocolo específico para trabalhar em Áreas Classificadas. Para se falar sobre essas áreas é preciso falar sobre Atmosferas Explosivas. Então, eu decidi escrever sobre estes assuntos, antes de dar continuidade aos protocolos. Neste artigo vocês verão, DE FORMA SIMPLES, o que é uma Área Classificada e Atmosfera Explosiva e entenderão a necessidade de se ter protocolos específicos para trabalharem nesses locais.

Redes IEC-61850 – Estudo de Protocolo e Exemplo de Aplicação (Parte II)

Redes IEC-61850 – Estudo de Protocolo e Exemplo de Aplicação (Parte II)

Oiii pessoal…tudo bem com vocês?

Essa semana vamos finalizar o artigo sobre Redes IEC-61850, de autoria do Tecnólogo em Automação Industrial Eduardo Leopoldo da Silva. Será mostrado um comparativo entre as tecnologias DPN-3 e IEC-61850, em seguida um exemplo prático de aplicação e, por fim, a conclusão.

Então, vamos lá!

Norma IEC61850

Redes IEC-61850 – Estudo de Protocolo e Exemplo de Aplicação (Parte I)

Oii pessoal, tudo bem com vocês?

O artigo de hoje vai falar sobre Redes IEC-61850. Este artigo é de autoria do Tecnólogo em Automação Industrial Eduardo Leopoldo da Silva, projetista de software na WEG Automação, e será dividido em duas partes. Na primeira, será feita uma introdução sobre o assunto e em seguida será explicada a norma IEC-61850. Já na segunda parte, será falado sobre DNP-3 x IEC-61850, será dado um exemplo de aplicação e, por fim, a conclusão.

Então… vamos lá!

Protocolo PROFIBUS PA

O Protocolo Profibus PA

Oi gente, tudo bem com vocês?

Hoje vou falar um pouco sobre as principais características do protocolo Profibus PA.

De acordo com [1], o Profibus PA define, em adição às definições padrões do Profibus DP, os parâmetros e blocos de função para dispositivos de automação de processo, tais como transmissores, válvulas e posicionadores. Além disso, possui uma característica adicional que é a transmissão intrinsecamente segura, o que faz com que ele possa ser usado em áreas classificadas, ou seja, ambientes onde existe o perigo de explosão. É indicado para controlar variáveis analógicas em controle de processos. É encontrado predominantemente nas indústrias de transformação [2] e pode ser utilizado em substituição ao padrão 4 a 20 mA.