Instrumentação



Medição de nível: Radar, o grande injustiçado!

Quando falamos de medição de nível e pensamos em uma tecnologia de ponta, o que nos vem à cabeça normalmente é o medidor de nível do tipo radar, certo? Essa é uma realidade atual, mas mesmo sabendo que a tecnologia proporciona uma maior precisão e estabilidade, o radar não é 100% aplicado nas diversas medições de nível e um “preconceito” ou até mesmo uma antipatia ao medidor por conta do desconhecimento da tecnologia são notáveis.

A era PT na Instrumentação Industrial

Estamos vivendo uma época bem complicada em relação a política, onde existe uma discussão bem profunda sobre qual sua posição e isso leva a denominação como petralha ou coxinha, mas nessa discussão ninguém comentou sobre a soberania do PT na instrumentação e eu vim aqui levantar esse assunto! Se você acha que vou falar de política, você está enganado, pois o PT que estou me referindo é o Pressure Transmitter, nosso transmissor de pressão! 😉

Figura 6 - Começo ao fim do ciclo de vida de um instrumento

Gerenciando na nuvem a base instalada da sua Instrumentação

A gestão do nosso tempo é cada vez mais importante, alguns trabalhos que eram realizados antigamente hoje já estão com seu processo automatizados, liberando quem o fazia para realizar outras atividades. A gestão das informações de ativos traz o suporte necessário para ganhar-se tempo e para se ter mais conhecimento dos instrumentos na planta, pois através dela é possível ter histórico das atividades e todos os documentos necessários para operação. O conhecimento é a chave do sucesso e a gestão de informações do ativos entrega todo conhecimento necessário sobre o que está instalado em sua planta, aumentando sua performance no dia-a-dia.

Imagem 2 - Dados são encriptografados para segurança da informação

Instrumentação WirelessHART: Segurança dos dados e coexistência com outros protocolos sem fios na indústria

Existem diferentes protocolos de comunicação wireless que tem como principal aplicação a utilização na industrias nos instrumentos de processo , alguns padrões de comunicação são fechados de determinados fabricantes, esse tipo de protocolo fechado hoje em dia não é vantajoso para seus clientes.  Na maior parte das aplicações são utilizados protocolos abertos, onde o cliente não fica amarrado a um determinado fabricante e com isso tem liberdade e opções em novas aplicações, além de existir fundações para o desenvolvimento desses protocolos.

Inscrições abertas para o Curso de Instrumentação Básica da ISA Campinas em Fevereiro

Inscrições abertas para o Curso de Instrumentação Básica da ISA Campinas em Fevereiro

A ISA Campinas realiza, entre os dias 23 e 27 de fevereiro de 2015, o Curso de Instrumentação Básica, em Campinas, no interior paulista. O evento tem como objetivo preparar profissionais com formação técnica para atuar em projetos de instrumentação nos setores de instrumentação e automação industrial.

Curso de Projetos de Instrumentação - ISA Campinas

ISA Campinas promove curso de Projetos de Instrumentação em Outubro

A ISA Campinas proporciona um Curso de Projetos de Instrumentação com 40 horas de duração. As aulas acontecem de 27 a 31 de outubro e engenheiros, técnicos ou projetistas que necessitem atualizar e/ou desenvolver seus conhecimentos para elaboração de projetos de instrumentação e automação estão convidados a participarem.

ISA Campinas abre turma para o Curso de Instrumentação Básica em Julho

ISA Campinas abre turma para o Curso de Instrumentação Básica em Julho

A ISA Seção Campinas realizará, entre os dias 21 e 25 de julho, o Curso de Instrumentação Básica, destinado a engenheiros, profissionais técnicos e tecnólogos em busca de formação em instrumentação e controle de processos. O pré-requisito para realizar a matricula no Curso de Instrumentação Básica da ISA Campinas é já contar com algum curso de automação industrial ou, de alguma área afim.

Sala de Controle de Automação Industrial

Qual a diferença entre Automação e Instrumentação?

A palavra automação deriva do latim Automatus, que significa “mover-se por si só”. Assim, o objetivo principal desse sistema é fazer com que os mecanismos de uma máquina verifiquem seu próprio funcionamento com a mínima intervenção do homem. Mais do que isso, ele aperfeiçoa os processos e reduz os custos.

Curso de Instrumentação Básica - ISA Campinas - Fevereiro 2014

ISA Campinas promove Curso de Instrumentação Básica

A ISA Seção Campinas promoverá em sua sede, entre os dias 17 e 21 de fevereiro de 2014, o Curso de Instrumentação Básica destinado a profissionais, técnicos, tecnólogos e engenheiros em busca de formação em instrumentação e controle de processos.

Curso de Instrumentação Industrial Básica - ISA Distrito 4

ISA Distrito 4 realiza curso de Instrumentação Básica em Março

Pessoal, para quem deseja aproveitar estes primeiros meses de 2013 para aprender algo novo na área de instrumentação industrial, aí vai uma boa notícia: A ISA Distrito 4 realizará entre os dias 04 e 08 de março de 2013 o curso de Instrumentação Básica.