Como encontrar um estágio técnico em automação industrial?

O mercado de trabalho para quem optou pela carreira em automação industrial é amplo e promissor. Seja cursando graduação ou ensino técnico, a preocupação de muitos tem sido como encontrar um estágio venha a transformar teoria em prática e, de quebra, gere reais possibilidades de crescimento profissional. Veja nossas dicas de como encontrar oportunidades de estágio técnico em automação industrial e saiba escolher as melhores opções.

Como encontrar um estágio técnico em automação industrial?

Como anda o mercado para a automação industrial?

Talvez o caminho pareça longo para quem ainda está iniciando carreira em automação industrial, mas o setor está em franca expansão e a tendência é que continue gerando muitos desafios e oportunidades. O mercado é amplo, principalmente quando se percebe a necessidade das empresas de automatizar processos, reduzir custos, melhorar a qualidade dos produtos e serviços, além de rever suas tecnologias para não perder espaço para a concorrência.

A indústria metalúrgica está em primeiro lugar na busca por profissionais de automação, seguida pelos fabricantes de maquinas, equipamentos, veículos e dos setores químico, petroquímico, farmacêutico, agrícola e alimentício.

Mas nem só de chão de fabrica vive um técnico em automação industrial. As oportunidades também se estendem a quem pretende encarar o setor de TI, planejando, instalando e supervisionando softwares de automação nos computadores das grandes empresas.

Aqui entram, também, as oportunidades para automação comercial e mecatrônica.

Onde estão as oportunidades no Brasil?

Quanto à sazonalidade, o Sudeste ainda ocupa o primeiro lugar na quantidade de ofertas de trabalho no mercado de automação industrial, isto devido ao número de grandes empresas que se instalam na região, principalmente por questões de logística.

Indústrias farmacêutica, química, eletrônica e metalúrgica lideram o amplo mercado do Sudeste.

Nos estados do Sul, as oportunidades giram em torno dos grandes parques industriais, com empresas do ramo alimentício, químico e agropecuário, em sua maioria.

Norte e Nordeste acenam com oportunidades crescentes em usinas, refinarias e estaleiros para o setor de automação industrial.

Como encontrar um estágio técnico em automação industrial?

Tudo o que um formando deseja é encontrar uma oportunidade de enfrentar os desafios da profissão na pratica. Afinal, nada substitui a experiência que só se conquista no dia a dia de trabalho.

Considerando o mercado aquecido da automação industrial, há quem consiga um estágio mesmo antes de terminar o curso técnico ou a graduação. E não é de espantar que as escolas e faculdades do ramo estejam estrategicamente localizadas nas regiões de maior busca por profissionais do setor, o que faz com que as empresas busquem estagiários no próprio cadastro de alunos destas instituições.

vagas de trainee em empresas de grande porte que podem alavancar seu currículo. Vale ficar atento e acompanhar sites e redes sociais daquelas organizações do seu interesse para não perder as inscrições para os processos seletivos.

Pequenas empresas e grandes oportunidades

Se nenhuma das opções anteriores for o seu caso, a saída é começar a trabalhar em empresas de pequeno porte. O diferencial deste tipo de estágio é que uma empresa pequena, por incrível que pareça, permite que se adquira amplos conhecimentos de mercado.

Isto acontece porque o número reduzido de profissionais faz com que as atividades se realizem com maior envolvimento de todos e menor ‘engessamento’ de equipes. Nas empresas pequenas, o estagiário em automação industrial normalmente adquire conhecimento amplo e um alto grau de experiência em vários processos, o que futuramente se transforma no seu diferencial durante novos processos seletivos.

Geralmente as pequenas empresas são as que mais geram oportunidades e as que vão buscar estagiários dentro das escolas técnicas para formar suas equipes.

Dicas para encontrar estágio técnico

Independente da quantidade de ofertas de estágio na região onde o futuro técnico ou tecnólogo se encontra, existem algumas dicas que ajudam a encontrar as melhores oportunidades:

Quando procurar um estágio técnico: Quem está cursando graduação deve começar a procura por estágio somente nos dois últimos anos da faculdade. Se o curso for técnico, é melhor buscar oportunidades nos dois últimos períodos.

Sites como o CIEE e o Nube são uma boa opção para procurar estágios.

Escolhendo a empresa: Quando souber de um processo seletivo para estágio, tente conhecer um pouco mais sobre a empresa. Vale buscar informações no site e descobrir se os requisitos da vaga se encaixam no seu perfil. E mais: analise se a oportunidade está de acordo com o curso e com suas expectativas profissionais.

Aqui podemos citar Nestlé, Guarani, Grupo Energisa, 3M, Bunge, Raízen e Braskem como exemplos de empresas que oferecem programas de estágio.

Oportunidades de estágio na internet

Na era da informação, uma boa saída é buscar vagas nos sites especializados. Há aqueles que cobram mensalidade, mas também muitos outros que divulgam oportunidades gratuitamente, todos os dias.

Hoje, existem diversas opções:

Assinar o feed destes sites ajuda a manter as noticias de vagas de estágio em dia.

Ter uma boa rede de contatos também é fundamental. Manter um perfil atualizado no Linkedin, participar de fóruns do setor e fazer comentários confiáveis e relevantes, que ajudem a outros usuários, também costuma gerar boas oportunidades, ainda que a médio ou longo prazo.

Não deixe de se atualizar sempre!

Se, por algum motivo, o estágio técnico demorar a aparecer, não desanime. Continue mantendo contatos, fazendo cursos online, lendo artigos do setor e participando o mais ativamente possível dos assuntos que se relacionam com o seu ramo. Assim, quando uma nova oportunidade surgir, você estará pronto para participar do processo seletivo.