• Notícias
  • Redes Industriais
  • Controle de Processos
  • Indústria 4.0
  • Instrumentação
Facebook Twitter Instagram
Automação IndustrialAutomação Industrial
  • Notícias
  • Redes Industriais
  • Controle de Processos
  • Indústria 4.0
  • Instrumentação
Subscribe
Automação IndustrialAutomação Industrial
Início»Artigos»Programa 5S: O Que é, Como Implementar e Benefícios de Utilizá-lo
Artigos

Programa 5S: O Que é, Como Implementar e Benefícios de Utilizá-lo

Guilherme SantosPor Guilherme Santos06/01/2022Atualizado:15/03/2023Nenhum comentário6 Minutos de Leitura
Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Reddit Telegram Email
Programa 5S
Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email

Fazer a gestão de qualidade de uma empresa pode ser uma tarefa complicada para muitos profissionais, mas saiba que há uma ferramenta capaz de ajudar a agilizar esse processo!

Originário do Japão no período da década de 50, após a 2º Guerra Mundial, o Programa 5S é baseado em cinco conceitos criados para provocar uma mudança interna e alterar a cultura organizacional de uma empresa, melhorando os comportamentos e atitudes dentro dela. Ou seja, essa ferramenta é capaz de aprimorar a organização e criar uma boa padronização.

Também chamado de “cinco sensos”, o nome 5S vem das iniciais em japonês de cada uma das etapas, sendo elas as: Seiri, Seiton, Seiso, Seiketsu e Shitsuke. Ainda está confuso? Não se preocupe pois aqui você irá descobrir tudo sobre o Programa 5S, aprendendo os benefícios de usar essa técnica e como implementar ela em sua empresa.

Conheça os 5 sensos do Programa 5S e como cada um funciona

Créditos: Filipe Molinar / YouTube

Como explicado acima, o Programa 5S é uma ferramenta dividida em 5 etapas chamadas de senso, sendo eles:

1) SEIRI (Separação)

Seiri é o primeiro senso e pode significar “separação” ou “seleção”. Este senso tem foco em determinar a importância de ferramentas, materiais, equipamentos, etc. Dessa forma, é determinado também quais itens não são necessários e quais podem ser descartados ou utilizados em outras áreas, resultando em escolhas mais conscientes.

Para lhe ajudar a fazer escolhas melhores, pergunte-se se você realmente precisa de tal item, onde ele pode se tornar útil e quais itens devem ser descartados.

2) SEITON (Ordenação)

O segundo senso é o de “ordenação” ou “organização“, e como o próprio nome indica ele é responsável por determinar em que áreas os itens de maior importância e/ou mais utilizados devem ser colocados. Ou seja, seiton é o senso que irá criar planejamentos e estratégias para agilizar o processo do uso de determinados itens.

Para simplificar a rotina dentro da sua empresa com esta etapa, classifique os itens em diferentes categorias e organize-os seguindo a classificação que lhes foi dada. Por exemplo: objetos mais usados ficarão em lugares de fácil alcance, enquanto objetos menos comuns ficarão distantes. Para facilitar ainda mais, outra dica importante é etiquetar cada um deles.

3) SEISO (Limpeza)

Após a etapa de organização vem o terceiro senso, e a sua função dentro dessa ferramenta japonesa é a de “limpeza“. O seiso leva em consideração como uma boa limpeza do ambiente pode afetar as pessoas de forma positiva, deixando-as mais contentes, aumentando os seus níveis de produtividade e da qualidade de seus trabalhos.

Além disso, esta etapa procura entender o que pode estar causando a sujeira e definir os passos que devem ser tomados para diminuir a frequência necessária para a limpeza total do ambiente.

Para ajudar na manutenção da limpeza, pergunte-se o que pode estar causando a sujeira do local e quanto de limpeza realmente é necessário para que o ambiente mantenha-se limpo por mais tempo.

4) SEIKETSU (Padronização)

É preciso que uma boa prática seja mantida para que ela se torne rotina e gere bons resultados. Por isso, o próximo senso do Programa 5S é o seiketsu, que tem a função de “padronização” das etapas realizadas anteriormente. Ou seja, após implementar esses passos é preciso certificar que eles não serão mais esquecidos.

Para que os três primeiros sensos não sejam esquecidos, uma boa dica é buscar mostrá-los em lugares que possam ser vistos com frequência. Você pode optar por coisas simples como a criação de regras, etiquetas, placas, sinalizações, etc.

5) SHITSUKE (Disciplina)

O quinto e último senso é o shitsuke, que tem a função de “disciplina” dentro do Programa 5S. Ele então é responsável por criar o comprometimento dos envolvidos com todas as etapas realizadas anteriormente.

Portanto, após fazer com que eles não sejam esquecidos é preciso fazer com que eles sejam de fato realizados de forma contínua. Essa etapa assegura um trabalho mais produtivo e de maior qualidade, além de se tornar mais fácil para encontrar e solucionar problemas no dia-a-dia. Dentro de empresas, ele também pode aumentar a confiança entre os colaboradores e diminuir os riscos de falhas.

Benefícios de utilizar o Programa 5S na sua empresa

Agora que você já sabe o que significa e como funciona cada uma das etapas do Programa 5S, é hora de descobrir mais sobre as vantagens de implementar essa ferramenta em sua empresa. Alguns dos benefícios mais importantes são:

  • Produtividade e qualidade aumentada: usar o 5S é garantia de um produto ou serviço com uma maior qualidade (inclusive, recomendo nosso artigo sobre a ISO 9001), aumentando também o nível de contentamento dos envolvidos e resultando em uma produtividade aumentada.
  • Melhoria na manutenção da limpeza do ambiente: com a ajuda do Programa 5S, é possível garantir uma melhor manutenção da limpeza do local, assegurando também que todos os colaboradores sintam-se confortáveis no ambiente de trabalho.
  • Facilidade em detectar e resolver falhas: ao ter uma melhor organização, se torna mais rápido encontrar os problemas que impedem a empresa de melhorar, além de ajudar a agilizar a solução dos mesmos.
  • Prevenção de acidentes: também com uma melhor organização e limpeza, é possível evitar diversos acidentes no trabalho, garantindo uma maior segurança dos colaboradores e passando uma imagem de confiança e responsabilidade.
  • Garante o comprometimento de todos: o Programa 5S é a escolha perfeita para quem está procurando garantir um bom ambiente de trabalho ao usar uma maneira prática de fixar comportamentos e pensamentos positivos em seus colaboradores. Com essa ferramenta japonesa, a sua empresa passa a ter relações internas muito melhores.

Conclusão

De modo prático, o Programa 5S é uma ferramenta japonesa criada com o intuito de provocar uma mudança positiva dentro de empresas e organizações através de 5 simples etapas. Essas etapas são as de: separação/seleção (seiri), ordenação/organização (seiton), limpeza (seiso), padronização (seiketsu) e disciplina (shituske).

Com essa ferramenta, a sua empresa será capaz de aumentar os níveis de qualidade e de produtividade, prevenir acidentes, solucionar problemas de forma mais rápida e criar um ambiente de trabalho mais comprometido.

Você já conhecia essa ferramenta? Sabia dos inúmeros benefícios dela? Deixe a sua experiência nos comentários!

Compartilhe Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
Guilherme Santos
  • Site
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • LinkedIn

Graduado em Analise e Desenvolvimento de Sistemas e nascido em Sertãozinho, no interior paulista. Criei o site Automação Industrial em maio de 2012 para ajudar estudantes e profissionais do setor com conteúdo relevante e em português. Apaixonado por tecnologia, programação e um bom café.

Posts Relacionados

Capacitor: O Que é e Principais Tipos de Capacitores

Transformadores: Tudo o Que Você Precisa Saber

Transistor: O Que é, Como Funciona e Aplicações

Multímetro: O Que é, Como Funciona e Aplicações Recomendadas

Técnico em Mecânica: O Que Faz? Quanto Ganha?

Protocolo MQTT: O Que é, Como Funciona e Vantagens

Adicionar Comentário

Deixe Uma Resposta Cancelar Resposta

Últimas Notícias

Estudo da IBM alerta para aumento de incidentes com “backdoors” em 2022

01/03/2023

Endress+Hauser espera crescimento em vendas de dois dígitos em 2023

26/02/2023

Rockwell Automation reforça atuação no setor farmacêutico em 2023

24/02/2023
Ouça nosso Podcast
Automação Industrial
Facebook Twitter Instagram YouTube LinkedIn
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Quem Somos
  • Contato
© 2023 Automação Industrial. Desenvolvido por Unity4.

Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc 'cancelar'.