Sem saber o que era, você já deve ter encontrado o termo ISO 9001 em algum momento de sua vida. Muito procurado principalmente por empresas, as normas ISO garantem a qualidade do produto ou serviço, além de gerar mais satisfação dos colaboradores.
Para lhe ajudar a saber mais sobre ela, reunimos aqui as melhores informações sobre a ISO 9001 para acabar com as suas dúvidas de uma vez por todas!
Como surgiu: uma breve história sobre o ISO 9001
Conhecida popularmente apenas por ISO, a Organização Internacional de Normalização (em inglês, International Organization for Standardization) é uma organização não-governamental que iniciou suas operações em Londres em 1947 e, em 1949, transferiu-se para Genebra e permanece lá até o momento. Nos dias de hoje, a organização conta também com sedes em mais de 180 países.
Pensando em uma melhoria de produtos e serviços através de uma normatização dos mesmos, as normas ISO promovem uma melhoria nos sistemas de gestão de qualidade de organizações em geral, resultando em: uma melhoria em processos internos; aumento da satisfação dos colaboradores, clientes e fornecedores; aumento da capacitação dos colaboradores; melhor monitoramento dos ambientes de trabalho; etc.
Alguns dos tipos mais comuns da ISO são as normas de procedimento (por exemplo, os da ABNT), normas técnicas (como as de gestão de qualidade da ISO 9001) e as classificações (como os códigos de países, por exemplo).
Os princípios da norma ISO 9001
Atualmente, a ISO conta com 7 princípios da gestão da qualidade, e são eles: foco no cliente, liderança, engajamento das pessoas, abordagem de processo, melhoria, tomada de decisão baseada em evidências e, por fim, a gestão de relacionamento.
Os benefícios da ISO 9001 para empresas
Além de garantir o melhor para os clientes, a ISO 9001 é capaz de trazer inúmeras vantagens para qualquer empresa que adotá-la, tais como:
1) Uma imagem mais confiável
Se a sua empresa está procurando uma forma de melhorar a imagem pública passando mais confiança para os seus clientes e fornecedores, então implementar a norma ISO 9001 é a escolha certa a se fazer! Com a ISO, você terá um selo de qualidade que poderá mostrar ao mercado que a sua empresa tem comprometimento em melhorar cada vez mais. Seus clientes irão adorar!
2) Garantia de melhores produtos e/ou serviços
Ao melhorar a qualidade dos processos dentro de uma organização, a norma ISO 9001 afeta diretamente no resultado final dos produtos ou serviços oferecidos pela empresa, garantindo que o que chegará ao cliente seja de boa qualidade.
3) Ser reconhecida internacionalmente
As normas da ISO são utilizadas em mais de 100 países e implementadas em mais de 1 milhão de empresas no mundo todo. Além disso, a ISO 9001 conta com validação e reconhecimento internacional, então se o que a sua empresa procura é fazer negociações com outras empresas dentro e fora do país, adotar essa norma é o melhor caminho.
4) Maior satisfação do cliente
Criada pensando especialmente na experiência dos clientes, ao usar a norma ISO 9001 a sua empresa estará garantindo de vez a satisfação de todos os seus clientes. Com isso, as vendas e os lucros irão aumentar, além de resultar também em uma maior fidelização dos clientes.
5) Aumento da motivação e produtividade de seus colaboradores
Por fim, as normas da ISO 9001 também garantem o aumento da motivação de todos os colaboradores dentro de uma empresa, resultando em um aumento da produtividade deles e da qualidade de seus trabalhos.
É obrigatório ter o selo ISO 9001?
Além da obrigatoriedade em polos industriais em Manaus e vistorias veiculares no Estado de São Paulo, ainda não há nenhuma lei que obrigue as empresas e corporações brasileiras a implementarem a ISO 9001, ficando por escolha das mesmas.
Entretanto, é possível encontrar uma pressão para obter o selo por parte do próprio mercado, principalmente quando há a necessidade de relações comerciais, como é o caso da área de exportação.
Para não sofrer o risco de não conseguir fazer uma venda ou transação, é recomendado que as empresas procurem garantir a sua qualidade ao implementar o selo ISO 9001 o mais breve possível.
O que é preciso para implementar a ISO 9001?
Se você está em dúvida se a sua empresa pode ganhar o certificado ISO 9001, saiba que qualquer empresa pode implementar essas normas contanto que o CNPJ das mesmas atenda às legislações do ramo.
Também é preciso ter um imóvel em situação regular e, caso a sua empresa tenha mais de uma unidade, é possível fazer a certificação de cada uma delas ou apenas das quais você escolher.
Mas tome cuidado, pois é preciso ficar atento que a validade é de apenas 3 anos e será preciso fazer todo o processo novamente para conseguir a certificação após esse período.
Como pedir o certificado da ISO 9001?
Para ganhar a certificação de qualidade da ISO, é preciso que os princípios da norma já estejam devidamente implementados nos processos da empresa. Em seguida, a empresa irá precisar passar por um auditoria interna para avaliar caso haja a necessidade de passar por algum ajuste.
Apenas após certificar que os princípios da ISO estão funcionando perfeitamente em uma nova auditoria, a empresa então irá contratar um órgão de certificação autorizado pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO) para emitir o selo da ISO 9001.
Conclusão
Fundada em 1947 e agora com diversas sedes espalhadas pelo mundo todo, a ISO é a organização que criou normas especializadas em garantir a qualidade de produtos e serviços, trazendo inúmeros benefícios para as empresas, clientes e colaboradores.
Embora ainda não seja obrigatória no Brasil, ela é uma peça necessária principalmente para os setores de exportação ou outras áreas que dependam de relações comerciais. Para fazer o pedido do selo ISO 9001, é preciso certificar que os princípios dela já estejam funcionando em sua empresa e então fazer o pedido através de um organismo de certificação.
Vale ressaltar também que o selo tem validade de apenas 3 anos e após esse período é preciso fazer novamente o pedido.