Desde 1977, a Endress+Hauser vendeu mais de três milhões de medidores de vazão eletromagnéticos ao mesmo tempo que continuamente evoluiu em métodos de medição. “Não poderíamos estar mais felizes sobre a demanda crescente pelos nossos medidores de vazão e o marco de três milhões de equipamentos vendidos” afirma Mirko Lehmann, Diretor administrativo do centro de produtos para medição de vazão na Endress+Hauser.
Os medidores magnéticos são universalmente aplicáveis nas indústrias de gestão da água, química, ciências da vida, mineração e alimentícia e praticamente não requerem manutenção. Eles medem a vazão de fluidos eletricamente condutivos em tubulações com alta precisão. O design robusto suporta as condições ambientes mais severas e até mesmo permite seu uso na indústria de mineração. Uma aplicação frequente nessa indústria é a medição de polpas de minério com fragmentos rochosos, por vezes, do tamanho de um punho.
Seu recurso único é que medidores magnéticos podem ser instalados tanto nas menores tubulações com diâmetros de apenas 2 milímetros quanto naquelas com diâmetros de até 3 metros. Tubulações desse tamanho são usadas, por exemplo, para fornecer água potável e de processo suficiente para megacidades. Medidores magnéticos medem até mesmo essas quantidades enormes de água com precisão máxima.
Variedade em integrações
Por meio de pesquisa e desenvolvimento na tecnologia de sensores e processamento de sinais por décadas, a Endress+Hauser desenvolveu MIDs equipados com diversas funções. Graças a uma grande variedade de fieldbuses (HART, PROFIBUS, PROFINET, Modbus, FOUNDATION Fieldbus, EtherNet/IP ou OPC UA), os medidores de vazão podem ser integrados de forma ideal em aplicações complexas com tecnologias de medição e controle.
No contexto da interligação de ponta através da Indústria 4.0, valores medidos, parâmetros do equipamento e parâmetros de diagnóstico podem ser transmitidos pela nuvem, processados e disponibilizados para tarefas de controle a qualquer momento e a qualquer lugar.
Histórico de sucesso
Para entrar no mercado de água, esgoto e efluentes, que era emergente na época, a Endress+Hauser adquiriu a empresa “Flowtec” em Bern em 1977 e a moveu para uma nova localização em Reinach (Basel-Landschaft, Suíça). Foi ali que a jovem empresa começou a produzir medidores magnéticos com apenas três funcionários em um antigo quartel militar.
O trabalho era feito sob encomenda naqueles anos iniciais. Atualmente, a produção de medidores de vazão da Endress+Hauser ostenta uma logística de alta tecnologia e engloba seis instalações ao redor do mundo na Suíça, França, EUA, China, Índia e Brasil. “Isso torna possível o fornecimento de grandes quantidades de medidores de vazão a nossos clientes com entrega pontual. Não importa onde os equipamentos são produzidos, uma qualidade excepcional dos produtos e desempenho rápido na entrega são o que conta,” diz Mirko Lehmann.
Medidas de proteção completas durante a pandemia e cadeias de suprimentos estabelecidas há décadas também garantiram que a produção de medidores magnéticos tenha se mantido em altos níveis e crescido continuamente apesar da crise do COVID-19. Cada uma das seis instalações de produção de medidores de vazão contém equipamentos de calibração precisos de alta tecnologia que são verificados regularmente por órgãos de acreditação nacionais.
Proximidade ao cliente
A empresa busca adaptar constantemente sua linha de produtos a novas demandas do mercado e necessidades dos clientes. Por exemplo, um conceito de eletrodo de medição que é único ao mercado da vazão permite que o equipamento seja montado próximo a curvas, TEs e outros acessórios de tubulação que geram distúrbios na vazão – sem prejudicar a precisão da medição e sem gerar uma obstrução no tubo do medidor de vazão geralmente necessária para esse fim.
Na engenharia industrial, isso oferece flexibilidade ao planejar tubulações, mesmo em espaços confinados. Outra inovação significativa são medidores magnéticos que são equipados adicionalmente com medição de temperatura e condutividade, permitindo assim o monitoramento ainda mais completo de processos e produtos.
Outro destaque é a Heartbeat Technology, uma função de teste integrada aos componentes eletrônicos de medição. Essa tecnologia inclui opções para monitorar a funcionalidade de um equipamento ou certos parâmetros de processo – por exemplo para a pronta detecção de formações de incrustações na tubulação ou para a verificação de medidores durante a operação. Isso aumenta a eficiência e a segurança operacional em instalações industriais e assim contribui para a otimização do processo.
O objetivo de Mirko Lehmann para o futuro da empresa é claro: “Inovações como essas, e muitas outras, não apenas reforçam nossa liderança no mercado de medição de vazão, mas também continua a expandi-la em longo prazo.”