Conheça tudo sobre automação industrial através dos melhores artigos técnicos, apostilas e tutoriais online. Encontre vagas em automação industrial.

Elipse Software automatiza subestações da National Taiwan University

A National Taiwan University (NTU), considerada uma das melhores universidades do mundo, com o objetivo de dispor de mais qualidade tanto no fornecimento de energia, quanto na obtenção de um rápido diagnóstico e resolução de problemas, adotou o Elipse Power, software que oferece um ambiente integrado de comunicação, modelagem e análise.

Criada pela empresa brasileira Elipse Software, a solução desenvolvida automatiza 120 subestações da Universidade. A NTU possui 14 faculdades e 108 departamentos, infraestrutura cuja iluminação é gerada por tais subestações.

Elipse Power na National Taiwan University

O software, através de seus relatórios e históricos de alarmes, permite à equipe de manutenção monitorar o consumo e a qualidade do fornecimento de energia. Além disso, o Elipse Power também controla todos os disjuntores e demais equipamentos da rede elétrica da Universidade.

Dessa forma, o software proporciona à National Taiwan University melhor eficiência no controle das subestações e consequentemente redução dos custos de operação, gerenciamento da energia por meio de relatórios e menores perdas técnicas.

Para que a Universidade pudesse receber o Elipse Power, foram integradas todas as suas 120 subestações e atualizados os relés de proteção via uso do protocolo IEC 61850 e GOOSE. A interface para os dispositivos de legado e protocolos como o Modbus e o BACnet, assim como um sistema de vigilância de vídeo foram também utilizados, visando prover uma melhor coordenação estratégica da rede elétrica.

Diante de sistemas cada vez mais complexos e da demanda mundial por redes mais eficientes e inteligentes, buscar por novas soluções é fundamental para qualquer empresa. O crescente número de pontos de comunicação e o uso de padrões e protocolos como o IEC 61850 implicam em sistemas de alta complexidade e consequentemente com custos crescentes de engenharia e comissionamento.

A dificuldade na padronização das informações aumenta a complexidade de manutenção ou expansão dos sistemas. Dessa forma, são necessárias soluções inovadoras capazes de tratar e traduzir diferentes protocolos, além de proverem interfaces de operação com alta confiabilidade, reduzindo significativamente os custos para o processo de digitalização de subestações.

O Elipse Power HMI reúne, em uma única plataforma, funcionalidades específicas relacionadas ao desenvolvimento de aplicações para automação de subestações, proporcionando operação local e acesso remoto ao centro de controle. Atua, ainda, como um gateway de comunicação.

A ferramenta para modelagem de sistemas elétricos do Elipse Power permite a geração automática das telas de operação SCADA e a adição ou alteração de elementos, como bays elétricos. Assim, reduz o tempo de configuração e comissionamento, além de proporcionar maior confiabilidade e segurança ao sistema.