Conheça tudo sobre automação industrial através dos melhores artigos técnicos, apostilas e tutoriais online. Encontre vagas em automação industrial.

Cadeira de rodas controlada pelo celular é desenvolvida por alunos da Fucapi no Amazonas

Alunos do curso de Automação Industrial da Fundação Centro de Análise, Pesquisa e Inovação Tecnológica (Fucapi), de Manaus, desenvolveram uma cadeira de rodas que pode ser controlada através do telefone celular. O projeto foi apresentado ao público na 11ª Feira Tecnológica da Fundação, que aconteceu entre os dias 30 e 31 de outubro deste ano.

Cadeira de Rodas Controlada por Celular - Fucapi Amazonas

O objetivo do projeto é melhorar a vida dos cadeirantes nas atividades diárias. Atualmente, no Brasil, existem 24,5 milhões de pessoas portadoras de alguma deficiência e uma grande parte dessas necessita uma cadeira de rodas para se locomover. O projeto, no total, levou dois meses para ser produzido.

Os primeiros passos envolveu a fase de concepção da ideia dos alunos, com o desenvolvimento desta para então chegarem até a execução do protótipo.

A cadeira de rodas controlada através do celular, no mercado, pode ter um custo que varie entre R$ 1,6 mil e R$ 2 mil. Contudo, é um investimento que trará maior liberdade ao cadeirante, facilitando na sua locomoção e permitindo, assim, que ele possa controlar aonde queira ir.

O invento foi possível graças ao uso do Arduino, que consiste em uma plataforma de hardware livre baseada em uma placa com um microcontrolador desenhada para facilitar o uso de eletrônica em projetos multidisciplinares.

Os alunos autores do projeto ressaltaram a importância do seu desenvolvimento para a futura carreira, assim como a possibilidade que tiveram para adquirir mais conhecimento sobre o ramo na Feira em que participaram.

Fonte da imagem: Divulgação / Fucapi