fbpx
Automação Industrial
O Automação Industrial é o maior site sobre automação industrial do Brasil. Aqui te entregamos o melhor conteúdo técnico e dicas sobre automação e instrumentação.

Assista gratuitamente mais de 800 videoaulas online da USP através do Portal e-Aulas

A USP (Universidade de São Paulo) é sem dúvidas uma referência em educação superior de qualidade tanto no Brasil quanto no exterior. Para conseguir ocupar uma das vagas oferecidas pela instituição, o candidato deve passar por um rigoroso e concorrido exame de seleção. Infelizmente, nem todos possuem condições adequadas para se preparar satisfatoriamente para isto. E uma das principais razões é falta de investimento em educação pública por parte do Estado.

Entretanto, hoje vamos falar sobre uma iniciativa da USP que tenta diminuir estas diferenças e disseminar o conhecimento a qualquer pessoa que esteja interessada em aprender. Trata-se do Portal e-Aulas USP, um serviço que disponibiliza mais de 800 videoaulas gratuitas produzidas pelos professores da universidade.

800 videoaulas gratuitas da USP online através do Portal e-Aulas

Como já acontece em outras universidades internacionais de grande reconhecimento – tais como Harvard, Stanford, MIT e Princeton – a disponibilização de videoaulas gratuitas na internet é uma ferramenta fundamental na democratização ao conhecimento. Idealizado pelo Professor Gil da Costa Marques, que é Superintendente de TI da USP, o serviço também contou com o apoio da Professora Regina Melo Silveira, da Escola Politécnica – EPUSP, para sua implementação.

Apesar de não oferecerem nenhum tipo de certificado ou vínculo com a USP, como no caso desta lista de cursos online que citei anteriormente, algumas videoaulas da área de exatas podem ser especialmente interessantes para estudantes e profissionais de automação industrial e instrumentação, pois constituem conteúdo base para diversas outras disciplinas especificas. Entre elas, recomendo as seguintes:

 

Matemática

  • [PLC0001-1] Fundamentos de Matemática: Propiciar uma revisão de tópicos de Matemática da Escola Básica. Promover o estudo da variação de uma grandeza em relação à variação de outra grandeza: a idéia de função. Introduzir o conceito de taxa de variação média e instantânea: a derivada de uma função. Estudar algumas técnicas do Cálculo e as aplicações clássicas do Teorema do Valor Médio. Discutir o problema do cálculo de áreas. Introduzir o conceito de integral definida e estudar o Teorema Fundamental do Cálculo e aplicações. Estudar algumas técnicas de integração e introduzir a noção de equação diferencial.
  • [PLC0016-1] Fundamentos de Matemática II: Introduzir conceitos fundamentais das ciências como funções de muitas variáveis, e campos. Ênfase será dada aos campos vetoriais uma vez que tal conceito permeia toda a mecânica e o eletromagnetismo.

 

Estatística

  • [PLC0027-1] Introdução aos Fundamentos de Estatística: Apresentar os fundamentos de estatística descritiva. Introduzir conceitos matemáticos relacionados à análise e interpretação de dados biológicos expressos na forma numérica. Construir habilidades dos alunos que permitam expressar e interpretar dados biológicos na forma numérica e gráfica. Capacitar os alunos a explorar resultados de experimentos, mensurações e contagens de variáveis relacionadas a populações, fenômenos biológicos e resultados de experimentos simples.

 

Física

  • [PLC00002-1] Dinâmica do Movimento dos Corpos – I: Propiciar ao estudante uma visão abrangente da mecânica no que tange aos movimentos dos objetos puntiformes e dos corpos rígidos. Especial atenção é dada ao conceito de energia e a teoria da gravitação.
  • [PLC0002-2] Dinâmica do Movimento dos Corpos – II: Propiciar ao estudante uma visão abrangente da mecânica no que tange aos movimentos dos objetos puntiformes e dos corpos rígidos. Especial atenção é dada ao conceito de energia e a teoria da gravitação.
  • [PLC0003-1] Estrutura da Matéria: Introduzir o conceito microscópico a matéria e como estes constituintes estão relacionados com as propriedades macroscópicas do universo ao nosso redor. Demonstrar a constituição atomística da matéria, como um dos grandes feitos científicos que nos permite explicar o universo ao nosso redor do ponto de vista não mecânico. Introduzir o conceito de ligações químicas, e a necessidade da visão quântica da matéria. Introduzir os constituintes atômicos: elétrons e núcleo, desenvolver o conceito de decaimento nuclear e explicar toda sua importância para a evolução do universo. Introdução aos sólidos e as transições de fase na matéria.
  • [PLC0004-4] Luz e Ondas Eletromagnéticas: Oferecer ao estudante visão abrangente das ondas eletromagnéticas – origem, propagação, interação com a matéria e importância. Atenção especial é dedicada à parte visível do espectro.
  • [PLC0012-1] Eletromagnetismo: Dar uma visão, a mais ampla possível e a partir de conceitos fundamentais e da estrutura da matéria, do eletromagnetismo nas ciências. Ênfase será dada à ciência dos materiais, às ciências atmosféricas, da vida e do Universo.
  • [PLC0007-1] Evolução das Ciências: Natureza dos Conhecimentos Científico, Filosófico e do Senso Comum: Discutir e mostrar a natureza do conhecimento científico em comparação com o filosófico e o senso comum por intermédio da história das ciências e da epistemologia.

 

Podemos esperar que este acervo de vídeo aulas aumente em breve, pois a própria instituição oferece apoio aos professores que desejarem produzir e publicar suas aulas no portal.

 

O que você achou do portal e-Aulas da USP?

Apresentamos no artigo de hoje o Portal e-Aulas da USP, uma iniciativa que oferece mais de 800 videoaulas gratuitas através de uma das melhores universidades do Brasil. O que você achou do conteúdo atualmente publicado por lá? Conhece algum outro serviço que também ofereça videoaulas gratuitas no Brasil?

Compartilhe conosco nos comentários.

5 Comentários
  1. Evanir Diz

    Eh isso aí Gui, mandou bem!!

    Vamos aproveitar o que ela tem de melhor, fazer parte desse nosso grande orgulho nacional, e vem crescendo ano a ano.
    A USP ocupa a 139ª posição entre as 700 melhores universidades do mundo – http://www.estadao.com.br/noticias/vidae,usp-e-a-primeira-universidade-latina-entre-as-700-melhores-do-mundo,928598,0.htm

    1. Guilherme Santos Diz

      Obrigado Evanir! 🙂

  2. Doroteu Jr. Gusmão Diz

    Valeus amigo pela postagem, realmente pagamos impostos e temos que aproveitar tudo ela tem de melhor.
    Abraços,
    Doroteu

    1. Guilherme Santos Diz

      Olá Doroteu, tudo bem?
      Espero que as videoaulas estejam lhe sendo uteis.
      Abraço.

  3. George Diz

    Você saberia informar se vão deixar à disposição vídeos na área de Eng.Civil?

Deixe seu Comentário

Seu endereço de email não será publicado.