Close Menu
  • Notícias
  • Redes Industriais
  • Controle de Processos
  • Indústria 4.0
  • Instrumentação
Facebook X (Twitter) Instagram
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Quem Somos
  • Anuncie
  • Contato
Facebook Instagram LinkedIn YouTube
Automação IndustrialAutomação Industrial
  • Notícias
  • Redes Industriais
  • Controle de Processos
  • Indústria 4.0
  • Instrumentação
Automação IndustrialAutomação Industrial
Início»Notícias
Notícias

Alunos do SESI de Limeira tentam vaga na Olimpíada Brasileira de Robótica

Guilherme KustroPor Guilherme Kustro1 comentário30/06/2014
Alunos do SESI de Limeira tentam vaga na Olimpíada Brasileira de Robótica
LinkedIn Facebook Twitter WhatsApp Email

Estudantes de Limeira, no interior de São Paulo, estão engajados na robótica desde cedo. Três equipes do SESI participaram na última quarta-feira (26) de uma seletiva em Presidente Prudente (SP) com o objetivo de tentar uma vaga na Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR).

A disputa nacional acontece em outubro na cidade de São Carlos, interior de São Paulo, e conta com a participação de alunos de escolas públicas e privadas.

As três equipes são: Laranja Mecânica, do SESI 408, Wind of Hope, da unidade 340, e High Tech, do SESI 5. No total, serão 140 equipes selecionadas para a face nacional, as quais serão divididas em dois grupos de 70 equipes cada.

O objetivo da competição, na modalidade em que os estudantes de Limeira estão concorrendo, é construir um robô que faça uma força tarefa em um trajeto que inclui o salvamento de uma vítima. A meta da equipe Laranja Mecânica é, por meio de um protótipo, fazer com que o robô passe por um local totalmente devastado.

O percurso do robô, contudo, não é tão simples quanto parece. Ele apresenta alta complexidade, com rampas, lombadas e inserções que o robô precisa enfrentar para poder salvar a vítima.

A olimpíada é também uma maneira de incentivar os alunos a seguirem uma carreira profissional na área. Um dos componentes da equipe do SESI começou a cursar aulas de eletroeletrônica no Senai depois de conhecer melhor a robótica e,  quando concluir o ensino médio, pretende fazer faculdade de Engenharia Mecânica.

Para saber mais sobre a Olímpiada Brasileira de Robótica, visite o site oficial do evento.

Fonte da Imagem: Robótica SESI

Robótica SENAI sesi
Compartilhe Facebook LinkedIn Twitter WhatsApp Email
Guilherme Kustro
  • Site
  • Facebook
  • X (Twitter)
  • Instagram
  • LinkedIn

Nascido e criado em Sertãozinho, uma cidade no interior paulista. Em maio de 2012 fundei o site Automação Industrial com o objetivo de apoiar estudantes e profissionais do setor, oferecendo conteúdo relevante e acessível em português. Apaixonado por programação e sempre acompanhado de um bom café.

Veja Também

Equipes de UFPE e IFES Colatina colocam o Brasil no pódio da RoboCup 2026

Schneider Electric abre inscrições para competição com prêmio de 10 mil euros para estudantes

Honeywell testa operação autônoma com IA em planta petroquímica

Siemens e IFS fecham parceria para IA industrial

1 Comentário

1 comentário

  1. Paulo no 30/06/2014 13:31

    http://www.geocities.ws/pauloluporini – primeiro professor no Brasil em vencer guerra de robôs.

    Responder
Deixe Uma Resposta Cancelar Resposta

Últimas Notícias

Equipes de UFPE e IFES Colatina colocam o Brasil no pódio da RoboCup 2026

16/07/2026

Schneider Electric abre inscrições para competição com prêmio de 10 mil euros para estudantes

15/07/2026

Honeywell testa operação autônoma com IA em planta petroquímica

13/07/2026

Siemens e IFS fecham parceria para IA industrial

03/07/2026
Automação Industrial
Facebook X (Twitter) Instagram YouTube LinkedIn RSS
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Quem Somos
  • Anuncie
  • Contato
© 2026 Automação Industrial. Um projeto Fyrma.

Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc 'cancelar'.